Preprint

A Revista Brasileira de Ciências Sociais admite a submissão de manuscritos que já foram publicados previamente em repositórios de PrePrint. É obrigatória a apresentação, junto com o artigo, de carta de apresentação no ato da submissão sinalizando casos de preprint, contendo nome do servidor, a URL ou o DOI. Após a eventual publicação, os(as) autores(as) cujos manuscritos estejam em preprint devem comunicar ao servidor que o trabalho foi publicado e informar seu DOI.

Nos casos de preprint, os(as) pareceristas tomam conhecimento da autoria do manuscrito (simples-cego). Ao submeter um artigo depositado em repositórios de preprints, os(as) autores(as) concordam com esse formato de avaliação.

Processo de Avaliação por Pares

O prazo para avaliação preliminar do perfil dos artigos e de sua adequação ao escopo do periódico (desk review) é de 60 dias, se atendidos todos os critérios para submissão. A partir da aprovação em desk review, os(as) editores(as) de área buscarão pareceres por um período de quatro meses, depois dos quais, o(a) autor(a) receberá comunicação a respeito dessas buscas. Caso não tenha sido possível completar o número de dois pareceres, o(a) autor(a) terá a oportunidade de optar por continuar aguardando ou retirar sua submissão. Se decidir continuar, rodadas subsequentes de quatro meses seguirão a mesma rotina. A dificuldade em conseguir pareceres é uma realidade que infelizmente tem se tornado cada vez mais presente nos trabalhos de todas as revistas acadêmicas da área.

Artigos aprovados serão submetidos a no mínimo dois pareceres duplo cego. Nos casos de preprint, os(as) pareceristas tomam conhecimento da autoria do manuscrito. Ao submeter um artigo depositado em repositórios de preprints, os(as) autores(as) concordam com esse formato de avaliação.

Há quatro resultados possíveis da segunda etapa: a) aprovado para publicação sem modificações; b) aprovado para publicação condicionada a modificações; c) revisar e ressubmeter o artigo e d) recusado.

Artigos que necessitam de revisão (b) devem cumprir o prazo estipulado pela Comissão Editorial para tal. Extinto esse prazo, a equipe editorial se reserva o direito de retirar o artigo de pauta. Em caso de aprovação final por pareceristas, a Comissão Editorial ainda se reserva o direito de sugerir novas modificações caráter pontual quanto ao conteúdo ou à forma de modo a adequar o artigo ao perfil editorial ou gráfico da Revista Brasileira de Ciências Sociais. A equipe editorial fará uso de sua autonomia editorial quando a versão revisada, bem como a justificativa apresentada indiquem adequado cumprimento das solicitações dos(as) pareceristas, a fim de otimizar o tempo de publicação.

A ressubmissão (c) significa um novo processo de avaliação a partir de pareceres duplo cego e os autores devem manifestar no sistema que se trata de uma ressubmissão. Artigos recusados (d) não poderão ser ressubmetidos. O tempo médio para a segunda etapa é de seis meses.

Todos(as) os(as) autores(as) devem cumprir um interstício mínimo de 24 meses para nova submissão. Esse período é contado a partir da data de publicação do artigo.

A Revista Brasileira de Ciências Sociais publica no artigo do nome o(a) editor(a) responsável pela avaliação.

Dados Abertos

A RBCS faz parte do SciELO Data, repositório multidisciplinar para depósito, preservação e disseminação de dados de pesquisa, vinculado ao Dataverse (https://data.scielo.org/dataverse/brrbcsoc). Nesse âmbito, estabeleceu uma editoria de “Notas Metodológicas”, que, por meio de convite aos(às) autores(as) de artigos aprovados, busca valorizar os procedimentos metodológicos da pesquisa empírica, quantitativa ou qualitativa. Para além do compartilhamento dos dados, trata-se, neste caso, da produção de documento específico explorando os aspectos metodológicos da pesquisa, com potenciais desdobramentos. O documento seria preparado com apoio da editora de notas metodológicas, a partir de convite, uma vez aceito o artigo para publicação. Parte-se do pressuposto de que a divulgação das etapas da construção e análise das observações e dados contribui para o campo científico em ao menos três aspectos:

(1) influencia novas investigações a partir do diálogo direto com ferramentas metodológicas, dados, documentos e fontes de pesquisa;
(2) serve como base para ensino e formação de outro(a)s profissionais na área, possibilitando a utilização das práticas metodológicas como exercícios em disciplinas e cursos;
(3) amplia a transparência dos trabalhos publicados. Além disso, alarga a visibilidade e potencial de citações dos artigos.

A partir de maio de 2023, a Revista passou a adotar a obrigatoriedade de compartilhamento de bases de dados da pesquisa no caso de pesquisas quantitativas e sugere fortemente o compartilhamento em caso de pesquisas qualitativas. O compartilhamento deve ser efetuado em caso de aprovação do artigo.

Ainda em termos de política de transparência, a RBCS incentiva que os(as) autores(as) tornem o mais acessível possível a fundamentação empírica e o delineamento metodológico da pesquisa baseada em dados qualitativos e quantitativos e que assegurem o acesso aos dados citados (sempre que esses não sejam de divulgação restrita, respeitando as proteções de confidencialidade de acordo com a legislação vigente), em linha com as recomendações do Data Access and Research Transparency (DA-RT) (https://www.dartstatement.org/).

Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf

Cobrança de Taxas

Não há cobrança.

Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pela Comissão Editorial seguindo as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes), e o Código de Boas Práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

Guia para o registro e publicação de Errata

Guia para o registro e publicação de retratação

Política sobre Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

Os artigos aprovados para publicação na Revista Brasileira de Ciências Sociais serão submetidos a teste de plágio e “autoplágio” ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados) por meio do Similarity Check operado pelo Crossref com o sistema Turnitin.

Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial

O periódico não aceita o uso de chatbots ou de outras inteligências artificiais na produção dos textos publicados.

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da Revista Brasileira de Ciências Sociais, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Revista Brasileira de Ciências Sociais observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Comitê de Ética

Em caso de aprovação em Comissão de Ética, a declaração de aprovação deve ser anexada.

Direitos Autorais

O(a) autor(a) mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a RBCS/ANPOCS detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença CC-BY 4.0 utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto, em concordância com o SciELO. Tal licença maximiza a disseminação dos artigos. Entende-se que todo(a) autor(a) de artigo publicado na RBCS concorda com o uso desse tipo de licença.

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Revista Brasileira de Ciências Sociais, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.

Autores de artigos publicados pela Revista Brasileira de Ciências Sociais mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Reproduções de artigos devem referir a fonte original (Rev. bras. ciênc. soc..), volume, fascículo (quando houver) e ano de publicação.

O autor é responsável por obter autorizações (de pessoas, instituições, outros autores e/ou editores) sobre direitos autorais para o uso de imagens, tabelas, figuras, métodos ou demais elementos utilizados no manuscrito a ser publicado.

Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Ao submeter um artigo ou ensaio crítico, os(as) autores(as) se comprometem a não enviar o mesmo texto a outro periódico durante o processo de avaliação. Inversamente, a Revista não acolhe artigos que ainda estejam em avaliação em outros periódicos. A Revista tampouco acolherá duas submissões simultâneas de um(a) mesmo(a) autor(a): entende-se que configura simultaneidade a submissão de novo artigo enquanto outro ainda não foi publicado ou recusado.

A Revista Brasileira de Ciências Sociais encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

Patrocinadores e Agências de Fomento

A revista recebe recursos do Programa de Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) (eventualmente)

 


 

*Servidores preprints RBCS

A RBCS aceita a submissão de manuscritos previamente submetidos aos seguintes servidores de preprints.

SciELO Preprints
https://preprints.scielo.org/
Área: Todas

Advance – SAGE Pub
https://advance.sagepub.com/
Área: Humanidades e Sociais

OSFPreprints – Center of Open Science
https://osf.io/preprints
Área: Todas

SocArxiv – Center of Open Science
https://osf.io/preprints/socarxiv
Área: Ciências Sociais