Sobre a ANPOCS

Fundada em 1977, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), entidade de direito privado sem fins lucrativos, reúne mais de uma centena de centros de pós-graduação e de pesquisa em antropologia, ciência política, relações internacionais, sociologia, de todo o Brasil. Diferentemente de outras associações científicas, a Anpocs é composta por sócios institucionais e não por pesquisadores individuais.

Nossos afiliados contam com mais de 1200 professores universitários e pesquisadores, profissionais de alto nível, além de milhares de estudantes de mestrado e doutorado em centros localizados de norte a sul do país.

logo_anpocs

 

A ANPOCS representa uma expressiva parcela da inteligência e da intelectualidade brasileiras. Tem a capacidade de lançar mão de um amplo conhecimento acumulado sobre as mais variadas questões locais, regionais, nacionais e internacionais a partir de pesquisas e reflexões baseadas em diferentes pontos de vista disciplinares.

Iniciativas

A interdisciplinaridade é uma marca dos seus encontros profissionais, realizados anualmente desde 1977. Hoje, reúnem cerca de 2000 participantes.

A associação mantém o mais importante periódico de sua área no Brasil – Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS) –, contando também com números especiais em inglês.

Ao longo de mais de três décadas, também vem publicando livros que se tornaram referências no âmbito das ciências sociais.

Entre suas iniciativas de grande alcance, estão os tradicionais prêmios anuais de melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e obras científicas. O prestígio e a importância da Anpocs são reconhecidos nacional e internacionalmente.

Missão

Desempenhando um papel de representação, liderança e apoio à consolidação institucional, a ANPOCS tem por missão promover o ensino, a pesquisa e a divulgação de conhecimento científico nacional na área das ciências sociais, articulando a produção da comunidade acadêmica com a agenda de questões em debate no Brasil e fora dele.

Objetivos

  • Incentivar o estudo, o ensino e a pesquisa no âmbito das ciências sociais.
  • Incentivar os cientistas sociais a contribuírem para a análise dos problemas do desenvolvimento.
  • Promover reuniões científicas, objetivando o intercâmbio de informações entre seus associados e os associados de instituições similares tanto brasileiras como estrangeiras.
  • Desenvolver a divulgação de estudos em ciências sociais.
  • Agir no interesse dos órgãos associados e representá-los junto a órgãos públicos e privados.

Atividades da ANPOCS

As atividades da Associação incluem:

Espaço para atuação de Grupos de Trabalho e atividades diversas que possuem temáticas diferenciadas e de indiscutível relevância científica.

Os Encontros Anuais da Anpocs procuram contribuir para a formação de quadros de alta qualificação nas diferentes regiões brasileiras e para o aprimoramento da discussão sobre os grandes temas que compõem a agenda pública e acadêmica em suas dimensões econômica, política e sociocultural, construindo um painel estratégico para o planejamento de organizações estatais e da sociedade civil. Contando com a apresentação de pesquisas de ponta e com um intenso debate sobre os mais variados temas contemporâneos, o evento abre espaço para que o conhecimento científico possa se articular de modo frutífero aos grandes desafios interpostos à formulação de políticas públicas e ao desenvolvimento sustentável com justiça social, considerando a pluralidade dos diferentes atores e segmentos sociais do país assim como suas inserções em cenários locais, regionais, nacionais e internacionais.

Concursos de teses, obras científicas e projetos de pesquisa.

Facebook, Twitter, Chat, Fóruns, Debates virtuais, Grupos de Trabalho virtuais.

Duas revistas (RBCS e BIB), Anpocs On-line (Boletim Informativo quinzenal que circula somente em versão eletrônica) e a publicação em livro de teses e dissertações premiadas em concursos realizados pela instituição, além de outras publicações, frutos de projetos e parcerias específica.

Atendendo a demandas por qualificação e capacitação à distância de pós-graduados e pós-graduandos em ciências sociais de todo o país, a Anpocs, através de seu Portal, disponibiliza os recursos necessários para tal realização.

Mantido pela associação e pelo Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. Trata-se de um sistema de intercâmbio de informações científicas sobre a sociedade brasileira. Tem como objetivo oferecer gratuitamente dados qualitativos e quantitativos resultantes de pesquisas sobre vários aspectos da vida social.

Revistas e Coletâneas

A Revista Brasileira de Ciências Sociais circula desde 1986. Em todos esses anos, a revista publicou o que há de mais importante na área, entre trabalhos produzidos por pesquisadores do país e estrangeiros.

Em outubro de 2000, foi lançada a Brazilian Review of Social Sciences, publicação bienal em língua inglesa, apresentando uma seleção de artigos publicados no último biênio na versão em português. Atualmente é uma publicação eletrônica e conta com o apoio do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e da ScientificElectronic Library Online – Scielo, onde está hospedada.

A RBCS segue como periódico classificado no patamar máximo na avaliação da Capes.

A Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais é uma publicação semestral da Anpocs desde sua fundação, em 1977. Ao longo desses anos consolidou-se como fonte indispensável de referência na área de ciências sociais. Atualmente, a revista tornou-se eletrônica e está disponível no portal da Anpocs.

No intuito de promover a interlocução das diversas áreas das ciências sociais e a abertura de canais de comunicação com outros campos de conhecimento da comunidade científica brasileira, a Anpocs procura manter iniciativas voltadas para intensificar o diálogo interno às ciências sociais em vista da crescente tendência à especialização e à profissionalização das disciplinas que as compõem. Daí a publicação, a partir de 1998, de coleções que avaliam o percurso da produção brasileira em diversos campos temáticos das ciências sociais. Também foram produzidas coletâneas sobre assuntos relevantes para a vida social e política brasileira. Tais empreendimentos certamente estimulam outras iniciativas, de acordo com a expansão e a diversificação do conhecimento.

A cada ano, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado são selecionadas no Concurso Brasileiro Anpocs de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais, e posteriormente publicadas no mercado editorial em coedição. O processo seletivo conta com a colaboração de pesquisadores da comunidade acadêmica que compõem um júri representativo das áreas das ciências sociais. Assim, a Anpocs formou um catálogo com mais de cinquenta títulos, dentre os quais vários estão esgotados. Todosserão disponibilizados no Portal das Ciências Sociais Brasileiras, gerado e administrado pela Anpocs, com apoio da Finep – Agência Brasileira da Inovação.