O Que Ler na Ciência Social Brasileira (1970-1995) reúne análises reflexivas inéditas a respeito da produção intelectual substantiva num conjunto de áreas temáticas relevantes, redigidas por cientistas sociais qualificados.
Eles mesmos especialistas reconhecidos por sua contribuição original e inovadora no conhecimento desses objetos de estudo.
A equipe convidada de autores se caracteriza pela diversidade de orientações teóricas, pela variedade de concepções e modelos a respeito do que seja o trabalho intelectual nas diferentes disciplinas da ciência social, mesclando homens e mulheres, pesquisadores jovens e tarimbados, no intuito de suscitar a prática responsável de uma voz autoral criativa.
Os textos aqui impressos exprimem o confronto de perspectivas teóricas e metodológicas pulsantes de vida na comunidade de cientistas sociais e, ao mesmo tempo, constituem indicadores eloqüentes de experiências radicalmente distintas de vida e trabalho na história recente das ciências sociais no país.
Quer sob a forma de balanços, quer no feitio de resenhas bibliográficas, quer nos moldes de ensaios, os trabalhos coligidos oferecem um painel compreensivo dos autores e correntes-chaves da produção intelectual contemporânea no campo das ciências sociais brasileiras.