O projeto Ciências Sociais Hoje – Balanços Bibliográficos BIB/Anpocs 2020 teve início em 2018 por iniciativa dos editores e das editoras da Revista Brasileira de Informação Bibliográfica – BIB.

Considerando-se que o último balanço bibliográfico da Anpocs havia sido publicado em 2010, julgamos ser este um momento oportuno para reavaliar a produção bibliográfica nas diversas áreas do conhecimento nas Ciências Sociais. Trata-se, portanto, de um projeto que visa em primeiro lugar a atualizar os pesquisadores e pesquisadoras do país em relação à produção bibliográfica realizada na última década nas áreas temáticas tradicionais e em novas áreas do conhecimento, identificando novos debates, problemas de pesquisa, abordagens e fontes de informação.

O caráter inovador do projeto diz respeito à política editorial adotada: as organizadoras e os organizadores de cada volume foram escolhido(a)s de maneira independente, alguns/algumas dele(a)s externos e outros internos à própria revista, com base no critério da diversidade de áreas do conhecimento, instituições e regiões do país. A diretriz para a escolha dos autores e das autoras convidado(a)s foi a mesma: diversidade institucional e regional. Finalmente, a chamada pública de textos teve por fim garantir ampla participação da comunidade científica.

Tais mudanças produziram grande envolvimento da comunidade acadêmica: 83 autores e autoras de capítulos, 72 pareceristas, 9 organizadores, organizadoras e a equipe editorial da Revista BIB. Os três volumes abarcam as três áreas do conhecimento das Ciências Sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia – cada um composto por 12 artigos, além de uma introdução dos organizadores e organizadoras.


 

Ciências Sociais Hoje – Sociologia
ISBN 978-65-992667-2-0

Download gratuito

Ciências Sociais Hoje – Ciência Política
ISBN 978-65-992667-1-3

Download gratuito

Ciências Sociais Hoje – Antropologia
ISBN 978-65-992667-3-7

Download gratuito

Deixe um comentário