A pesquisa “Onde estão os cientistas sociais? Conhecendo a profissão e o mercado de trabalho” conduzida pela ANPOCS – em parceria com ABA, ABCP e SBS – buscou conhecer mais sobre o mercado de trabalho para pessoas formadas em Ciências Sociais, Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia.
Estão disponíveis agora os resultados obtidos em duas frentes:
Survey| com o objetivo de captar informações e percepções sobre os diferentes universos de trabalho e as inserções profissionais dos cientistas sociais, o survey on line contou com a participação de 3.932 profissionais.
Os resultados podem ser acessados neste painel que permite explorar cruzamentos relativos ao perfil sociodemográfico, às inserções profissionais, às faixas de renda, às expectativas com relação à carreira e às percepções quanto à formação recebida.
Acesse o painel e explore os resultados da pesquisa.
Estudo exploratório sobre o mercado de trabalho| produzido a partir do cruzamento de dados identificados das bases do Censo da Educação Superior/INEP e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Os resultados podem ser acessados aqui e oferecem um panorama das inserções formais no mercado de trabalho de pessoas egressas de cursos de graduação em Ciências Sociais, Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia.
Complementada pela pesquisa Os futuros do trabalho nas Ciências Sociais, que explorou de modo mais detido características e expectativas quanto às carreias acadêmicas, a ANPOCS, ABA, ABCP e SBS procuraram contribuir para a produção de conhecimento e de informação sobre a profissão, as ocupações profissionais e as expectativas de carreiras das múltiplas gerações de cientistas sociais.