Confira os premiados da edição 2024 do Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica.

Com enorme alegria, anunciamos os colegas premiados na edição 2024 dos Prêmios ANPOCS de Excelência Acadêmica!

A sessão de premiação será realizada no dia 23 de outubro de 2024, às 17h15, no Auditório da ADUnicamp, campus da Unicamp, Campinas-SP e também terá transmissão ao vivo pelo canal da ANPOCS no YouTube.

Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gilberto Velho em Antropologia – Russell Parry Scott

Professor titular de Antropologia do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição na qual ingressou como docente em 1978.

Graduou-se em Línguas Contemporâneas (concentração: Espanhol) pelo Hamilton College, EUA (1971), obteve o título de mestre em Latin American Studies pela University of Texas at Austin, EUA (1973) e de doutor em Antropologia pela mesma Universidade (1981).

Foi também Professor e Pesquisador Visitante nas Universidades de Georgetown (1984-1985), Harvard (1991-1993) e Salamanca (2006-2007). Representou a Área de Antropologia na CAPES de 2014 a 2017.

Sua ampla produção explora temas como família e gênero; desenvolvimento, poder e ambiente; saúde e pobreza. Ao longo de sua trajetória, conduziu pesquisas entre trabalhadores rurais e agricultores no Nordeste, entre atingidos por barragens, e no contexto de projetos de desenvolvimento e entre moradores de periferias urbanas.

Conheça mais sobre o professor Russell Parry Scott

Entrevista ao projeto Memória das Ciências Sociais no Brasil (CPDOC- FGV) – Russell Parry Scott | FGV CPDOC

Confira o discurso de Russell Parry Scott, por ocasião do recebimento do Prêmio ANPOCS de excelência Acadêmica Gilberto Velho em Antropologia, 2024.

 

Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão em Ciência Política – Tullo Vigevani.

Professor emérito da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), instituição na qual ingressou como docente em 1987.

Graduou-se em Ciência Política pela Università degli Studi Roma Tre (1978), obteve o título de mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e de doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1990).

É pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos dos Estados Unidos (INCT-INEU). Foi membro titular do Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia (CA-CS) do CNPq entre 2010 e 2013. Foi também membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre 2007 e 2017.

Sua ampla produção está concentrada na área de ciência política, com ênfase em relações internacionais, explorando temas como Mercosul, política exterior do brasil, integração regional, globalização, Estados Unidos, paradiplomacia e regimes internacionais.

Conheça mais sobre o professor Tullo Vigevani.

Entrevista à Revista Pesquisa FAPESP – Tullo Vigevani: Em busca de autonomia

Confira o discurso de Tullo Vigevani, por ocasião do recebimento do Prêmio ANPOCS de excelência Acadêmica Gilberto Velho em Antropologia, 2024.

 

Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia – Maria Aparecida de Moraes Silva

Professora Livre Docente em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp), instituição na qual ingressou como docente em 1981.

Desde 2012, atua como professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É também professora colaboradora dos cursos de Especialização, Maestria e Doctorado Sociología de la Agricultura latinoamericana da UNco, Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de Comahue/Argentina.

Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (1968), obteve o título de mestra em Sociologie Du Dévéloppement Iedes – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1978) e de doutorado em Sociologie Du Développement Iedes – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1980).

Integra o Comitê de Assessoramento de Ciências Sociais (Sociologia) do CNPq (2022-2025). Coordena o Repositório digital Vozes e Memórias (www.vozesememorias.com.br) e o Grupo de Pesquisa TRAMA – Terra, trabalho, memória, migrações (www. trama.ufscar.br).

Sua ampla produção está concentrada na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, e nos seguintes temas: agricultura e capitalismo, agricultura e modernização, exploração do trabalho, modernização agrícola, trabalhadores rurais e migrantes e assentamentos rurais, relações de gênero e raça/etnia.

Conheça mais sobre a professora Maria Moraes

Entrevista a Jeanne Mariel Brito de Moura – A pesquisa como um “artesanato”: a sociologia pelas lentes da pesquisadora Maria Aparecida de Moraes Silva | Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET

Confira o discurso de Maria Aparecida de Moraes Silva, por ocasião do recebimento do Prêmio ANPOCS de excelência Acadêmica Gilberto Velho em Antropologia, 2024.

 

 

Sobre o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica

A diretoria da ANPOCS instituiu no ano de 2013 uma nova premiação destinada a reconhecer colegas por suas contribuições acadêmicas, pelo impacto de sua destacada produção intelectual, e por seu trabalho institucional em prol das ciências sociais. Foram criados três prêmios, considerando-se as diferentes áreas de atuação das Ciências Sociais. Os nomes dos prêmios levam em consideração dois aspectos: a notável produção intelectual e sua contribuição ao desenvolvimento institucional da ANPOCS.

 

Deixe um comentário