Moção nº 002 – 24/10/2019 – Moção de repúdio ao processo criminal aberto pela Mineradora Vale S. A. contra o professor Evandro Medeiros
MOÇÃO APROVADA NA 44ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ANPOCS NO 43º ENCONTRO ANUAL, OCORRIDO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2019, NA CIDADE DE CAXAMBU/MG.
Proponentes:
Seminário Temático 07 “Conflitos e Desastres Ambientais: colonialidade, desregulação e lutas por territórios e existências”
Mesa Redonda 18 “Ecologia Política da Mineração: conflitos e desastres de Norte a Sul do Brasil”
Fórum 01 da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) “Desarticulação de Direitos, desregulação ambiental e violência estatal”
Moção:
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), em Assembleia Geral do seu 43º Encontro Anual realizada em 24 de outubro de 2019, vem a público manifestar seu repúdio ao processo criminal aberto pela Mineradora Vale S. A. contra o professor Evandro Medeiros da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) que foi acusado de ter liderado protesto às margens da Estrada de Ferro Carajás, em Marabá (PA), em 20 de novembro de 2015, em solidariedade às vítimas do rompimento da barragem do Fundão em Mariana (MG).