Confira o resultado da edição 2024 da 4ª edição do Prêmio Luiza Bairros para papers sobre temáticas étnico-raciais.

CATEGORIA SPG

PAPER VENCEDOR

A ontologia do presente de guerreiro ramos: o corpo e o pensamento negro podem abrir a jaula de ferro da racionalidade instrumental?
Autoria| Nikolas Gustavo Pallisser Silva (UFSCar)
Link para acesso ao paper| texto indisponível

CATEGORIA GT

PAPER VENCEDOR

Classe média negra no distrito federal: trajetórias e processos de ascensão social
Autoria| Jalisson Carvalho de Souza (UnB)
Link para acesso ao paper| texto indisponível

PAPER VENCEDOR

Autor negro, catálogo branco: as nuances entre branquitude e mercado editorial
Autoria| Gabriela da Costa Silva (UnB)
Link para acesso ao paper| texto indisponível

MENÇÃO HONROSA

Quem te fez rica? quem pagou sua comida: compras de alimentos e racismo na vida de mulheres-mães no rio de janeiro
Autoria| Ana Beatriz Lopes da Silva (UFRGS)
Link para acesso ao paper| https://www.encontro2024.anpocs.org.br/arquivo/downloadpublic?q=eyJwYXJhbXMiOiJ7XCJJRF9BUlFVSVZPXCI6XCIyNzYyXCJ9IiwiaCI6ImI2YzQxMDM1MjUxMzkxOWFjOTA5OGYwMzQ5MzhiMDk5In0%3D


Edital

IV Prêmio Luiza Bairros para papers sobre temáticas étnico-raciais

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia o Prêmio Luiza Bairros do 48º Encontro Anual da ANPOCS – 2024. A premiação visa incentivar a produção científica no país de pesquisadoras/es negras, indígenas, quilombolas e de demais comunidades tradicionais, que pesquisem temas e questões ligadas às relações étnico-raciais, racismo, desigualdades raciais e interseccionalidades, tanto sob perspectivas teórico-metodológicas quanto empíricas. A premiação busca incentivar e promover a difusão de trabalhos de excelência acadêmica e intelectual nessas áreas do conhecimento.

I. INFORMAÇÕES E REGRAS GERAIS:

DA ELEGIBILIDADE

Estarão aptas/os a se inscrever nesta premiação autoras/es negras, indígenas, quilombolas e de demais comunidades tradicionais cujas propostas tenham sido aprovadas, tanto nos Simpósios de Pesquisa Pós-Graduadas (SPGs), quanto nos Grupos Temáticos (GTs) do 48º Encontro Anual da ANPOCS.

DA INSCRIÇÃO

A inscrição no Prêmio obedecerá aos seguintes procedimentos:

(a) Apenas serão aceitas inscrições encaminhadas pelas/os autoras/es dos papers, mediante preenchimento do Formulário disponível em: https://forms.gle/V5d3K6hPAiygJ5Bw6;

(b) No ato de inscrição, autoras/es devem submeter o paper completo, tal qual submetido ao GT ou ao SPG do 48º Encontro Anual da ANPOCS;

(c) A inscrição é gratuita.

Importante:      (a) O preenchimento de todos os campos do formulário é obrigatório;

(b) Serão desconsideradas submissões de papers acompanhados de formulários incompletos.

DOS PRAZOS

24 de julho a 12 de setembro de 2024 Período de inscrições dos papers.

Atenção: o prazo para inscrição no Prêmio não será prorrogado, ainda que haja adiamento do prazo para a submissão dos papers no 48º Encontro Anual da ANPOCS. 

16 de setembro a 16 de outubro de 2024 Período de avaliação dos papers pelo Júri a ser constituído para este fim específico.
18 de outubro de 2024 Divulgação dos resultados em sessão especial durante o 48º Encontro Anual da ANPOCS.

 

II. DAS CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO

Serão premiados até 3 (três) papers submetidos e apresentados em SPGs e até 3 (três) papers submetidos e apresentados em GTs.

III. DA SELEÇÃO

Os papers inscritos serão submetidos à análise de Júri composto exclusivamente para este fim.

A avaliação levará em consideração os seguintes critérios: (i) originalidade (quanto à temática tratada, à abordagem teórico e metodológica, ao objeto empírico e que contemple perspectiva comparativa); (ii) contribuição para a área de estudos e pesquisas em Relações Étnico-Raciais, compreendendo efetivo avanço face ao conhecimento disponível, superação de lacunas, além de inovações metodológicas; (iii) bem como agregação de informações que promovam tanto a cultura do antirracismo e do ativismo quanto a geração de conhecimento voltado para a formulação e implementação de políticas públicas.

Deixe um comentário