Edital

V Prêmio Luiza Bairros para papers sobre temáticas étnico-raciais

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia o Prêmio Luiza Bairros do 49º Encontro Anual da ANPOCS – 2025. A premiação visa incentivar a produção científica no país de pesquisadoras/es negras, indígenas, quilombolas e de demais comunidades tradicionais, que pesquisem temas e questões ligadas às relações étnico-raciais, racismo, desigualdades raciais e interseccionalidades, tanto sob perspectivas teórico-metodológicas quanto empíricas. A premiação busca incentivar e promover a difusão de trabalhos de excelência acadêmica e intelectual nessas áreas do conhecimento.

INFORMAÇÕES E REGRAS GERAIS

DA ELEGIBILIDADE

Estarão aptas/os a se inscrever nesta premiação autoras/es negras, indígenas, quilombolas e de demais comunidades tradicionais cujas propostas tenham sido aprovadas, tanto nos Simpósios de Pesquisa Pós-Graduadas (SPGs), quanto nos Grupos Temáticos (GTs) do 49º Encontro Anual da ANPOCS.

DA INSCRIÇÃO

A inscrição no Prêmio obedecerá aos seguintes procedimentos:

  • Apenas serão aceitas inscrições encaminhadas pelas/os autoras/es dos papers, mediante preenchimento do Formulário disponível em: https://forms.gle/WmfBACx1hn35Lr4r5
  • No ato de inscrição, autoras/es devem submeter o paper completo, tal qual submetido ao GT ou ao SPG do 49º Encontro Anual da ANPOCS;
  • A inscrição é

Importante: (a) O preenchimento de todos os campos do formulário é obrigatório;

(b) Serão desconsideradas submissões de papers acompanhados de formulários incompletos.

DOS PRAZOS

 

11 de agosto a 02 de setembro de 2025

Período de inscrições dos papers.

Atenção: o prazo para inscrição no Prêmio não será prorrogado, ainda que haja adiamento do prazo para a submissão dos papers no 49º Encontro Anual da ANPOCS.

 

03 de setembro a 06 de outubro

Período de avaliação dos papers pelo Júri a ser constituído para este fim específico.
 

15 de outubro de 2025

Divulgação dos resultados em sessão especial durante o 49º Encontro Anual da ANPOCS.

DAS CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO

Serão premiados até 3 (três) papers submetidos e apresentados em SPGs e/ou até 3 (três) papers submetidos e apresentados em GTs.

DA SELEÇÃO

Os papers inscritos serão submetidos à análise de Júri composto exclusivamente para este fim.

A avaliação levará em consideração os seguintes critérios: (i) originalidade (quanto à temática tratada, à abordagem teórico e metodológica, ao objeto empírico e que contemple perspectiva comparativa); (ii) contribuição para a área de estudos e pesquisas em Relações Étnico-Raciais, compreendendo efetivo avanço face ao conhecimento disponível, superação de lacunas, além de inovações metodológicas; (iii) bem como agregação de informações que promovam tanto a cultura do antirracismo e do ativismo quanto a geração de conhecimento voltado para a formulação e implementação de políticas públicas.

DA PREMIAÇÃO

Além do reconhecimento formal de todos os papers indicados nas categorias acima descritas, a Comissão poderá:

  • Indicar até 03 papers que receberão premiação em dinheiro, financiada pela parceria entre a ANPOCS e a ActionAid Brasil (Projeto SETA).
  • Indicar 01 paper para possível publicação na Revista Brasileira de Ciências Sociais.

O paper escolhido para publicação será enviado para publicação na RBCS, em um processo fast-track que seguirá os seguintes trâmites:

– O/A autor/a do texto escolhido deverá normalizar o manuscrito de acordo com as regras da RBCS e submetê-lo por dentro do sistema normal da revista, preferencialmente em um prazo de até um mês depois da formalização de sua indicação (publicação em site da ANPOCS da notícia)

– O manuscrito será imediatamente enviado a dois pareceristas designados antecipadamente pela editoria da RBCS, que, a seu critério, poderá consultar as comissões de premiação para colher indicações.

– Os pareceristas seguirão as regras editoriais da RBCS, que preveem as seguintes recomendações: a) aceitação; b) aceitação com pequenas revisões; c) aceitação com revisões substantivas; d) reformulação e ressubmissão para nova avaliação; e) rejeição

Embora a premiação seja pública e a autoria dos papers será conhecida, isso não inviabiliza a emissão dos pareceres ad-hoc, pois a RBCS adota práticas de ciência aberta e aceita manuscritos previamente depositados em pre-print. A equipe da RBCS garantirá permanentemente a lisura do processo de avaliação.

 

Deixe um comentário