Confira o resultado da edição 2024 do Prêmio Sérgio Adorno em Direitos Humanos para papers inscritos no 48º Encontro Anual da ANPOCS.

CATEGORIA GT

PAPER VENCEDOR

Violência policial e sistema de justiça no processamento do crime de tráfico de drogas
Autoria| Rodrigo Figueiredo Suassuna (UFRN); Cláudio Roberto de Jesus (UFRN); Rochester Oliveira Araújo (UFRN); Wesner José da Silva Menezes (UFRN)
Link para acesso ao paper| texto indisponível

MENÇÕES HONROSAS

Políticas de segurança pública a partir das margens: o “enfrentamento” da criminalidade no entorno do Distrito Federal
Autoria| Angelina Moura Parreiras e Silva (Ipea), Bárbara Sofia Félix Duarte (IPEA / UFPE), Victória Hoff da Cunha (IPEA/Diest)
Link para acesso ao paper| https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/10008

Desvendando o suicídio entre profissionais de segurança pública: um olhar sobre os fatores operacionais e organizacionais no Espírito Santo
Autoria| Fernanda Novaes Cruz (IPPES Brasil), Dayse Miranda (IPPES), Doriam Borges (UERJ), Pedro Luiz Ferro (UFES)
Link para acesso ao paper| texto indisponível

 

CATEGORIA SPG

PAPER VENCEDOR

Pra me recuperar foi foda, arranjei um trampo, a escola: punição, trabalho e cárcere nas políticas de ressocialização do sistema penitenciário do Maranhão
Autoria| Luana Barbosa da Silva (Unicamp)
Link para acesso ao paper| https://www.encontro2024.anpocs.org.br/arquivo/downloadpublic?q=eyJwYXJhbXMiOiJ7XCJJRF9BUlFVSVZPXCI6XCIzMDU3XCJ9IiwiaCI6ImQ5NWI0ODVjN2ZjNjQ2NWQxZDJiMDNlOWQ0Mzk3Yjc3In0%3D

MENÇÕES HONROSAS

Maternidade precoce: uma discussão sobre gravidez na adolescência, evasão escolar e políticas públicas
Autoria| Rita Artenia de Azevedo Furtado (UFC)
Link para acesso ao paper| texto indisponível

‘Se desejas a paz, prepara-te para a guerra’: discursos da segurança pública no Brasil
Autoria| Beatriz Besen (NEV/USP), Vanessa Orban Aragão Santos (USP), Gustavo Higa (NEV/USP)
Link para acesso ao paper| texto indisponível

 

 


Prêmio Sérgio Adorno em Direitos Humanos

para papers inscritos no 48º Encontro Anual da ANPOCS – 2024

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia o Prêmio ANPOCS em Direitos Humanos para papers, que em sua terceira edição homenageia Sérgio Adorno. A premiação visa incentivar a produção científica no país em temas e questões ligadas aos Direitos Humanos (graves violações de direitos humanos, educação para os direitos humanos, políticas de promoção de direitos humanos, cultura da paz e dos direitos humanos, democracia, justiça, cidadania), tanto sob perspectivas teóricas quanto empíricas. A premiação também busca incentivar e promover a difusão de trabalhos de excelência acadêmica e intelectual nesta área do conhecimento.

I. INFORMAÇÕES E REGRAS GERAIS:

DA ELEGIBILIDADE

Estarão aptos/as a se inscrevem nesta premiação autores/as de papers inscritos no 48º Encontro Anual da ANPOCS tanto nos Simpósios de Pesquisa Pós-Graduadas (SPGs), quanto nos Grupos de Trabalho (GTs).

DA INSCRIÇÃO

A inscrição no Prêmio obedecerá aos procedimentos que se seguem:

(a) Apenas serão aceitas inscrições encaminhadas pelas/os autoras/es dos papers, mediante preenchimento do Formulário disponível em: Acessar formulário

(b) No ato de inscrição, autoras/es devem submeter o paper completo, tal qual submetido ao GT ou ao SPG do 48º Encontro Anual da ANPOCS;

(c) A inscrição é gratuita.

Importante:     (a) O preenchimento de todos os campos do formulário é obrigatório;

(b) Serão desconsideradas submissões de papers acompanhados de formulários incompletos.

DOS PRAZOS

24 de julho a 12 de setembro de 2024  Período de inscrições dos papers.
Atenção: o prazo para inscrição no prêmio não será prorrogado, ainda que haja adiamento do prazo para a submissão dos papers no 48º Encontro Anual da ANPOCS.
14 de setembro a 18 de outubro de 2024 Período de avaliação dos paper pelo Júri a ser constituído para este fim específico.
18 de outubro de 2024 Divulgação dos resultados em sessão especial durante o 48ª Encontro Anual da ANPOCS.

 

II. DAS CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO 

Serão premiados até 3 (três) papers submetidos e apresentados em SPGs e até 3 (três) papers submetidos e apresentados em GTs.

III. DA SELEÇÃO

Os papers inscritos serão submetidos à análise de Júri composto exclusivamente para este fim.

A avaliação levará em consideração os seguintes critérios: (i) originalidade (quanto à temática tratada, à abordagem teórico e metodológica, ao objeto empírico e que contemple perspectiva comparativa); (ii) contribuição para a área de estudos e pesquisas em Relações Étnico-Raciais, compreendendo efetivo avanço face ao conhecimento disponível, superação de lacunas, além de inovações metodológicas; (iii) bem como agregação de informações que promovam tanto a cultura do antirracismo e do ativismo quanto a geração de conhecimento voltado para a formulação e implementação de políticas públicas.

Deixe um comentário