RESULTADO 2023
Categoria Filmes
Prêmio Longa-Metragem
Rio, Negro
Brasil, 2023
Direção e Roteiro | Gabriel Ferreira Barbosa e Fernando Sousa
Realização| Quiprocó Filmes
Mais informações| Clique aqui
Prêmio Curta e Média-Metragem
Foto Revolução de Abril
Brasil, 2022, 20′
Direção e Pesquisa| Maria Julia Andrade; Rodolfo Junqueira Fonseca (PPGSOL – Unb) Produção| Núcleo de Audiovisual FGV – CPDOC e Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=10674
Menção Honrosa Curta e Média-Metragem
Sou Point 44, amor, um arco-íris multicor
Brasil, 2022, 19′
Direção e Roteiro| Márcio Nogueira Paixão (UFRJ)
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=8797
Juízo Final
Brasil, 2023
Direção| Fernando Sousa e Gabriel Ferreira Barbosa
Produção| Quiprocó Filmes
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=8806
Espaços de Fronteira
Brasil, 2022
Direção| Hermilio Santos (PUCRS)
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=9122
CATEGORIA ENSAIO FOTOGRÁFICO
PRÊMIO
Sal e Mangue
Autoria| João Pedro Evangelista de Oliveira (NAVIS/PPGAS/UFRN)
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=10774
MENÇÕES HONROSAS
Pandemic cities
Autoria| João Paulo Ferreira (USP/King’s College London)
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=7870
A imagem criando sentidos e memórias na pesquisa de campo
Autoria| Pablo B. Pinheiro (NAVIS/UFRN)
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=10742
Ferrugem, pretéritos-presenças do tempo: em torno de corrosões no Museu Penitenciário Paulista e no Espaço Memória Carandiru
Autoria| Natalia Negretti (Unicamp)
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=10758
Fotobiografia da Aida
Autoria| Karen Ambrozi Käercher (UFRGS)
Mais informações| https://www.encontro2023.anpocs.com/trabalho/view?ID_TRABALHO=8810
Edital 2023
Edital da Comissão de Imagem e Som
47º Encontro Anual da ANPOCS
O 47º Encontro Anual da ANPOCS, a ser realizado de modo virtual e presencial, terá como formato básico de organização Grupos de Trabalho (GTs); Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas (SPGs); Mesas-Redondas (MRs) e outras atividades de iniciativa do Comitê Acadêmico e do Conselho Diretivo.
As Mostras de Vídeo, Ensaio Fotográfico e Curadoria Visual/Sonora, a serem realizadas por ocasião do Encontro Anual, são objeto deste edital organizado pela Comissão de Imagem e Som (COMIS) da ANPOCS.
Este encontro está previsto para ser realizado de modo virtual de 18 a 20 de outubro e de modo presencial de 25 a 27 de outubro na Unicamp, Campinas – SP. Seu formato poderá sofrer alterações, de acordo com restrições de espaço físico ou recomendações das autoridades sanitárias.
I) INFORMAÇÕES E REGRAS GERAIS
Este edital tem por objetivo estabelecer as regras e condições gerais de submissão de obras para as Mostras de Vídeo, Ensaio Fotográfico e Curadoria Visual/Sonora, estimulando diálogos entre as linguagens visuais e sonoras e a pesquisa em Ciências Sociais.
A seleção das melhores propostas, dentro dos limites de infraestrutura digital e com base nos critérios de excelência, relevância, qualidade das imagens e interesse científico, será feita pela Comissão de Imagem e Som da ANPOCS e poderá, eventualmente, receber assessoria de consultores/as ad hoc.
II) SOBRE A COMISSÃO ORGANIZADORA
a) A Comissão Organizadora das Mostras é composta por integrantes da Comissão de Imagem e Som da ANPOCS.
b) No biênio 2023-2024, a referida comissão é composta por Vi Grunvald (UFRGS) como coordenadora, e pelos/as professores/as Cristiana Losekann (UFES), Eduardo Dimitrov (UnB), Gustavo Rossi (UNICAMP) e Sabrina Parracho (UFRRJ).
c) Cabe à comissão:
i) Estabelecer os termos deste edital
ii) Disponibilizar informações à comunidade acadêmica sobre participação nas Mostras
III) SOBRE A COMISSÃO JULGADORA
a) A comissão julgadora é composta pelos/as membros/as da Comissão de Imagem e Som da ANPOCS e por um/a membro/a do Instituto Moreira Salles.
b) Cabe à Comissão Julgadora:
i) Selecionar, dentre as obras inscritas, aquelas que irão compor as Mostras;
ii) Definir quais obras, dentre aquelas selecionadas para as Mostras, serão agraciadas com o Prêmio Ana Maria Galano.
c) Serão considerados, além dos limites da logística virtual, a excelência, a relevância, qualidade das imagens e/ou sons, o interesse científico e social e a atualidade das propostas.
d) Para a composição final do conjunto das propostas aprovadas se levará em conta o maior equilíbrio possível entre:
i) as três grandes áreas das Ciências Sociais
ii) a diversidade regional dos programas envolvidos
iii) a política de ações afirmativas referida neste edital.
IV) PRÊMIO ANA MARIA GALANO
Ana Maria Galano (1943-2002) foi uma das precursoras dos estudos de imagem nas Ciências Sociais. Na ANPOCS, destacamos o seu papel fundamental na institucionalização das mostras de filmes e ensaios fotográficos e na criação do Seminário Temático “Imagem e Ciências Sociais”. Por essa razão, as premiações das mostras de filmes, ensaios fotográficos e curadorias na ANPOCS homenageiam essa pioneira na discussão de imagem e som nas Ciências Sociais.
a) Serão atribuídos prêmios nas três categorias previstas neste edital.
b) O prêmio constará de um certificado e de um livro do Instituto Moreira Salles (IMS), parceiro da Comissão de Imagem e Som da ANPOCS.
c) A Comissão Julgadora poderá, ainda, atribuir menções honrosas a outros trabalhos.
V) DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Com o objetivo de estimular a presença e a participação de pesquisadores/as pretos/as, pardos/as, indígenas, trans/travestis e/ou com deficiência no conjunto da programação dos Encontros Anuais da ANPOCS, estabelece-se política de ação afirmativa seguindo os parâmetros a seguir:
a) 20% de reserva de vaga para propostas enviadas por pesquisadores pretos, pardos, indígenas, trans/travestis e/ou com deficiência.
b) Para optar pela política de ação afirmativa aqui descrita é necessário realizar auto declaração no momento de submissão das propostas.
c) Informações sobre as Políticas de Ações Afirmativas da ANPOCS podem ser consultadas aqui.
VI) SOBRE AS OBRAS SELECIONADAS PARA AS MOSTRAS
-
Serão avaliadas pela Comissão e poderão ser premiadas conforme os critérios estabelecidos neste edital.
-
Constarão na programação do 47º Encontro Anual da ANPOCS.
-
Receberão um certificado, obedecendo ao modelo de certificado de participação de atividades do evento.
-
Estão sujeitas à observância dos procedimentos estabelecidos neste edital, sob pena de desclassificação.
-
Devem ser disponibilizadas, pelo/a autor/a, à Comissão Organizadora em arquivo de alta qualidade com vistas à sua exibição.
VII) SOBRE A EXIBIÇÃO DAS OBRAS SELECIONADAS
-
As obras aprovadas serão exibidas de forma online no site do 47º Encontro Anual da ANPOCS em período a ser definido e divulgado pela Comissão Organizadora e por ocasião do evento.
-
A COMIS, juntamente com a Comissão Organizadora do 47º Encontro Anual da ANPOCS, poderá ajustar a programação, quando julgar conveniente, para que as obras sejam exibidas antes e depois de mesas, debates e conferências virtuais com o intuito de divulgação ampla. A COMIS se reserva o direito de selecionar, entre as obras aprovadas, aquelas que julgar mais adequadas aos formatos de exibição.
VIII) SOBRE ASSESSÕES DE CONVERSA
-
A Comissão Organizadora poderá, à sua discricionariedade, organizar Sessões de conversa visando tanto ampliar a visibilidade das produções submetidas às mostras quanto possibilitar espaço de debate e reflexão sobre produção visual e sonora no campo das Ciências Sociais.
-
Todas as Sessões serão realizadas online de forma remota.
-
A participação de autores/as nas Sessões de conversa é facultativa, mas recomendada, devendo os/as responsáveis pela submissão informar caso não possam comparecer à sessão na qual seu trabalho será debatido.
-
A Comissão Organizadora possui a prerrogativa de organizar, da maneira como achar mais adequada, tais sessões, podendo ou não chamar debatedores/as.
-
Ao participar da sessão em que o trabalho aprovado será debatido, os/as autores/as cedem à ANPOCS os direitos de uso de imagem e som de sua participação nas mesmas a fim de divulgação do evento em outras plataformas vinculadas à Associação.
IX) SOBRE A INSCRIÇÃO PARA AS MOSTRAS
a)Poderão ser submetidas às mostras obras e/ou curadorias visuais/sonoras produzidas por ou que contem com a participação de pesquisadores/as filiados/as a programas de pós-graduação em Ciências Sociais, com titulação mínima de mestrando/a.
b) A inscrição será efetivada mediante observação das seguintes condições:
i) Toda e qualquer submissão deverá ser feita exclusivamente por meio de sistema eletrônico online, disponível no site do 47º Encontro Anual da ANPOCS. Não serão aceitas, sob qualquer hipótese, obras enviadas por e-mail ou à secretaria da Associação ou quaisquer outros endereços eletrônicos.
ii) Caso a obra seja selecionada para as mostras, o/a responsável pela submissão deve ter quitado a taxa de inscrição no 47º Encontro Anual da ANPOCS até a data prevista neste edital.
iii) A obra deverá ter sido realizada nos últimos 4 anos a contar da data do Encontro no qual será realizada a mostra.
iv) Cada autor/a poderá realizar apenas uma submissão por categoria.
c) Para efeitos de isonomia e transparência, é vedada a submissão de obras com autoria e/ou co-autoria de integrantes da Comissão Organizadora das mostras e da Diretoria da ANPOCS
X) INSCRIÇÃO PARA CATEGORIA DE VÍDEO
Esta categoria visa receber vídeos realizados no âmbito de pesquisas acadêmicas. Trata-se aqui de reconhecer e estimular a longa tradição da produção audiovisual como linguagem das Ciências Sociais. Os vídeos podem, a critério das escolhas estéticas, éticas e científicas do/a autor/a, serem apresentados em vários formatos: documentários/filmes etnográficos, etnoficções, videoarte, séries videográficas, etc.
a) A inscrição será realizada mediante submissão no site do 47º Encontro Anual da ANPOCS.
b) No formulário de inscrição constante no site, é de responsabilidade do/a autor/a do vídeo prover, no momento da submissão, todas as informações abaixo enumeradas:
i) Título (até 200 caracteres com espaço);
ii) Direção;
iii) Duração;
iv) Ano de produção;
v) Sinopse (até 700 caracteres com espaço);
vi) Link para acesso ao filme (OBS: Não esquecer de disponibilizar também senha, caso seja necessário);
vii) Comentário do diretor/a (até 700 caracteres com espaço);
viii) Minibiografia dos/das realizadores/as (até 700 caracteres com espaço para cada realizador/a);
ix) Quaisquer outras informações (como, por exemplo, roteiro, edição, direção de fotografia, produção, etc.) que devem constar na ficha técnica do vídeo submetido;
x)Apresentação explicitando a relação com a pesquisa e perspectivas teórico-metodológicas (até 4500 caracteres com espaço);
xi) Fotografia do autor/a ou dos/as autores/as (qualidade 300dpi) com vistas à divulgação e produção de material institucional;
xii) Duas fotografias da obra (qualidade 300 dpi) com vistas à divulgação e produção de material institucional;
c) O filme deve ser hospedado, obrigatoriamente, nas seguintes plataformas de compartilhamento de vídeo: Youtube (https://www.youtube.com/) ou Vimeo (https://vimeo.com/);
d) Visando a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, caso tenham vídeos selecionados para a Mostra, o/a autor/a deverá, obrigatoriamente, disponibilizar legendas em português.
XI) INSCRIÇÃO PARA CATEGORIA DE ENSAIOS FOTOGRÁFICOS
Esta categoria visa receber trabalhos fotográficos em forma de ensaio. A noção de ensaio é aqui acionada para marcar as possibilidades narrativas que a fotografia possui como linguagem das Ciências Sociais. As fotografias que compõem o ensaio podem, a critério das escolhas estéticas, éticas e científicas do autor/a, misturar diferentes técnicas: fotografia preto-e-branco, colorida, montagens, colagens, etc.
a) A inscrição será realizada mediante submissão no site do 47º Encontro Anual da ANPOCS.
b) No formulário de inscrição constante no site, é de responsabilidade do/a autor/a do ensaio fotográfico prover, no momento da submissão, todas as informações abaixo enumeradas:
i) Título (até 200 caracteres com espaço);
ii) Autoria;
iii) Ano de produção;
iv) Apresentação do trabalho (até 700 caracteres com espaço);
v) Apresentação expandida explicitando a relação com a pesquisa e perspectivas teórico-metodológicas (até 4500 caracteres com espaço);
vi) Descrição dos materiais, técnicas, tipo de experimentação fotográfica, fontes e/ou referências de acervos, e outras informações adicionais (1000 caracteres com espaço);
vii) Legendas das imagens (até 1500 caracteres com espaço) – Facultativo
viii) Link de acesso à pasta do Google Drive (O acesso deve estar liberado para qualquer pessoa com o link);
ix) Minibiografia (até 700 caracteres com espaço);
x) Fotografia do autor/a ou dos/as autores/as para divulgação (com qualidade de 300dpi);
c) As fotografias devem ter alta qualidade (300dpi);
d) Deverão ser nomeadas e numeradas pelo sobrenome do/a candidato/a, seguido de travessão e a palavra ENSAIOS FOTOGRÁFICOS – ex.: PEREIRA-ENSAIOS-FOTOGRAFICOS-FOTO1;
e) No caso das legendas, elas devem estar numeradas de acordo com a ordem indicada no ensaio fotográfico e listadas em arquivo DOC ou RTF;
f) Os ensaios devem ser de, no mínimo, 8 e, no máximo, 15 fotografias;
g) Visando acessibilidade para pessoas com deficiência visual, caso tenham ensaios fotográficos selecionados para a Mostra, o/a autor/a deverá, obrigatoriamente, disponibilizar audiodescrição em português.
XII) INSCRIÇÃO PARA CATEGORIA DE CURADORIAS VISUAIS/SONORAS
Esta categoria visa receber propostas curatoriais desenvolvidas a partir de pesquisas acadêmicas. Trata-se de incentivar e reconhecer a potencialidade dos processos curatoriais como linguagem da Ciências Sociais. As propostas curatoriais submetidas podem, a critério das escolhas estéticas, éticas e científicas do autor/a, serem compostas por diferentes materiais: fotografias e vídeos em suas diversas modalidades, desenhos, ensaios sonoros, materiais de pesquisa e de arquivo, etc.
a) A inscrição será realizada mediante submissão no site do 47º Encontro Anual da ANPOCS.
b) No formulário de inscrição constante no site, é de responsabilidade do/a autor/a do ensaio fotográfico prover, no momento da submissão, todas as informações abaixo enumeradas:
i) Título (até 200 caracteres com espaço);
ii) Autoria;
iii) Ano de produção;
iv) Apresentação da proposta curatorial do trabalho (até 700 caracteres com espaço);
v) Apresentação expandida explicitando a relação com a pesquisa e perspectivas teórico-metodológicas (até 4500 caracteres com espaço);
vi) Descrição dos materiais, obras, técnicas, fontes e/ou referências de acervos, e outras informações adicionais (1000 caracteres com espaço);
vii) Legendas das imagens (até 1500 caracteres com espaço) – Facultativo;
viii) Link de acesso à pasta do Google Drive (O acesso deve estar liberado para qualquer pessoa com o link);
ix) Minibiografia (até 700 caracteres com espaço);
x) Fotografia do autor/a ou dos/as autores/as para divulgação (com qualidade de 300dpi);
c) As obras e/ou materiais utilizados devem ter alta qualidade;
d) Deverão ser nomeadas e numeradas pelo sobrenome do/a candidato/a, seguido de travessão e a palavra ENSAIOS FOTOGRÁFICOS – ex.: PEREIRA-ENSAIOS-FOTOGRAFICOS-FOTO1;
e) As indicações das obras (com autoria, mídia/técnica, acervo, etc.) devem estar numeradas de acordo com a ordem indicada nos arquivos submetidos e listadas em arquivo DOC ou RTF;
g) Visando acessibilidade para pessoas com deficiência visual, caso tenham propostas curatoriais selecionadas para a Mostra, o/a autor/a deverá, obrigatoriamente, disponibilizar audiodescrição de todas as obras em português.
XIII) DOS PRAZOS
Período |
Descrição |
10/05/2023 a 07/06/2023 |
Inscrição e envio do link para baixar as imagens. |
20/07/2023 11/08/2023 |
Divulgação das obras selecionadas. |
31/08/2023 |
Prazo final para os/as autores/as das obras confirmarem a participação pagando a taxa de inscrição no evento. Serão considerados/as desistentes os/as que não a pagarem. |
08/09/2023 |
Prazo final de recebimento dos links com legendagem e das audiodescrições |