Confira o edital da edição de 2024 do Prêmio ANPOCS de Divulgação Científica em Ciências Sociais.

EDITAL 2024

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, ANPOCS, torna público o Edital do IV Prêmio ANPOCS de Divulgação Científica em Ciências Sociais.

O prêmio é realizado pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e tem como objetivo dar visibilidade e fomentar iniciativas práticas de divulgação científica desenvolvidas por meio do diálogo entre cientistas sociais e a sociedade.

A atuação e a relevância públicas da Anpocs, sempre foram duas de suas preocupações constitutivas. Desde sua fundação, em 1977, a Associação reúne programas de pós-graduação e centros de pesquisa na área de Ciências Sociais que conjuntamente representam parcela expressiva do pensamento crítico brasileiro. Este edital se inscreve na biografia da Anpocs, cujas formas de intervenção e mediação públicas têm, ao lado de associações e instituições irmãs, longa trajetória em momentos-chave de nossa redemocratização e, também, no pós-1988.

Reafirmando hoje sua vocação para o debate democrático mais amplo, este prêmio confere estatuto e reconhecimento distintivos àquelas iniciativas práticas de divulgação científica que, com tantos reveses, têm tentado e conseguido levar adiante a missão de aproximar nossas Ciências Sociais da sociedade brasileira em seus diversos públicos.

O anúncio dos premiados nesta categoria será realizado em sessão especial durante o 48º Encontro Anual da ANPOCS.

INFORMAÇÕES E REGRAS GERAIS

I. DA INICIATIVA

As iniciativas práticas de divulgação científica em Ciências Sociais podem ser submetidas por pesquisadoras e pesquisadores, tanto docentes como discentes, ligados a centros de pesquisa e programas de pós-graduação filiados à ANPOCS.


II. DA INSCRIÇÃO

As iniciativas submetidas poderão ser individuais ou coletivas. Elas deverão ser inscritas em uma das seguintes categorias:

(a) docente/pesquisador(a)
(b) discente/egresso(a)*
(c) jornalismo científico**

* São considerados egressos: mestres/as não vinculados a cursos de Doutorado com até 01 (um) ano de titulação; recém-doutores com até 7 (sete) anos de titulação, sem vínculo empregatício formal.

** essa categoria contempla igualmente docente/pesquisador e discente/egresso.

As inscrições deverão ser realizadas por meio do Formulário de Inscrição disponível em: https://forms.gle/RHrPxUacESVEsXsS7

Para preenchê-lo, será necessário informar: i) título da iniciativa; ii) categoria escolhida; iii) responsável (nome, e-mail e telefone); v) objetivo(s); vi) resumo da iniciativa; vii) público a que se destina; viii) link com acesso à iniciativa (até 5 links); ix) arquivo .pdf com histórico e detalhamento da iniciativa (até 5 páginas).

Importante:

O preenchimento de todos os campos do formulário é obrigatório e serão desconsideradas submissões acompanhadas de formulários incompletos.

Não serão aceitas inscrições de iniciativas vencedoras nas edições anteriores do Prêmio.

A inscrição é isenta de taxas.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: premios@anpocs.org.br

III. DOS PRAZOS

10 julho a 31 de agosto Período de inscrições
12 de setembro a 11 de outubro Período de avaliação pelo Comitê Avaliador a ser constituído para este fim específico.
18 de outubro de 2024 Divulgação dos resultados em sessão especial durante o 48ª Encontro Anual da ANPOCS.

 

IV. DA PREMIAÇÃO

Haverá uma iniciativa vencedora por categoria. Menções honrosas podem ser atribuídas a critério do Comitê Avaliador.

V. ANÁLISE E JULGAMENTO

As iniciativas práticas enviadas serão analisadas segundo os critérios abaixo e classificados por Júri constituído para este fim, composto por profissionais de comprovada e renomada experiência nas Ciências Sociais e em Divulgação Científica.  Para a classificação das iniciativas serão levados em conta:

  1. Relevância do tema e de sua abordagem;
  2. Impacto social da proposta. Entre os aspectos a serem considerados pela banca de avaliação estão:
    • (a) Número de pessoas beneficiadas com a proposta,
    • (b) Se a proposta preenche lacunas importantes de conhecimento e/ou prática da divulgação científica,
    • (c) Se beneficia setores da sociedade à margem de atividades de divulgação científica.
  3. Caráter inovador da proposta;
  4. Demonstração e comprovação dos impactos e alcances da iniciativa;
  5. Continuidade: iniciativas em vigência há mais de 12 meses serão privilegiadas
  6. Acessibilidade

VI. DISPOSIÇÕES FINAIS

O Comitê Avaliador será formado por até cinco (4) membros de reconhecida competência nos campos das Ciências Sociais e da divulgação científica.

Ao Comitê compete a avaliação, observada a boa-fé, dos casos não contemplados neste Regulamento.

Em concordância com a diretoria da Anpocs, o Comitê Avaliador também poderá alterar, suspender ou cancelar o “IV Prêmio Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais”.

 

Deixe um comentário