A socióloga Patricia Hill Collins, autora que consolidou o conceito de interseccionalidade para designar a confluência das lutas contra patriarcalismo, racismo e exclusão de classe, deu a primeira das quatro aulas públicas previstas para sua estadia no Brasil na noite desta quarta-feira. O teatro William Silva de Moraes foi reinaugurado na ocasião e esteve próximo da lotação máxima, de 800 lugares.


Collins visita o PPG em Ciências Sociais da EFLCH/Unifesp por meio do Programa de Especialistas da Fundação Fulbright, com apoio da ANPOCS. A visita incluirá também a realização de palestras e o desenvolvimento de outras atividades para estreitar seus laços com o Brasil e com o PPG em Ciências Sociais/Unifesp.

“Por que feminismo negro?” foi o título da primeira aula da socióloga, que é professora emérita da Universidade de Maryland (EUA). Collins descreveu os movimentos feministas de diferentes partes do mundo como embrião de movimentos plurais de luta pela liberdade. “Há pontos em comum entre esses feminismos negros, mas eles devem ser entendidos em sua especificidade nacional”, defendeu.

A socióloga mencionou Lélia González, Marielle Franco, Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro como intelectuais e ativistas com contribuição para a luta pela liberdade. Disse que está aprendendo português – chegou a propor pequenos diálogos com o público nessa língua – e quer ter a oportunidade de conhecer melhor as obras e atuação dessas mulheres negras.

Na mesa de abertura, estavam presentes Patrícia Grijó, gerente de programas da Fulbright em São Paulo, Jaqueline Lima Santos, diretora de programas sobre políticas de gênero e equidade social da Friedrich Ebert Stiftung, Mariana Chaguri, secretária-executiva da Anpocs, Bruno Konder Comparato, diretor acadêmico do campus Guarulhos, e Melvina Afra Mendes de Araújo, coordenadora do Programa de PPG em Ciências Sociais da Unifesp. A Reitoria e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade foram representadas pelo pró-reitor adjunto, Fernando Atique.

As próximas aulas – presenciais, gratuitas e com tradução simultânea – estão com inscrições abertas. Não há transmissão ao vivo, mas as aulas estão sendo gravadas e serão disponibilizadas no futuro próximo.

Confira as datas, horários e link para inscrição:

2ª Aula – Interseccionalidade e solidariedade política
25 de maio (quinta-feira)
17h às 20h
Inscrições: de 1º/5/2023 a 25/5/2023

3ª Aula – Afiando as bordas críticas da interseccionalidade
30 de maio (terça-feira)
17h às 20h
Inscrições: 1º/5/2023 a 30/5/2023

4ª Aula – Intersecções letais: raça, gênero e violência
05 de junho (segunda-feira)
17h às 20h
Inscrições: 1º/5/2023 a 5/6/2023

Local: Teatro William Silva de Moraes, na Estrada do Caminho Velho, 333, Guarulhos

Inscrições:
https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php

Deixe um comentário