Com enorme tristeza a ANPOCS se junta às manifestações de pesar pelo falecimento de Neuma Aguiar, professora emérita da UFMG.

Neuma graduou-se em história pela PUC-Rio (1960), cursou o mestrado em Sociologia e Antropologia na Boston University (1962), e o doutorado em Sociologia na Washington University (1969). Em seu retorno ao Brasil, lecionou por mais de duas décadas no antigo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), transferindo-se, depois, para a UFMG, onde se aposentou.

Na UFMG, entre outras atividades, fundou e coordenou o Programa de Metodologia Quantitativa da UFMG e o Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CEPEQCS).

Sua obra abriu novas perspectivas e horizontes para debates sobre divisão sexual do trabalho e estratificação social. Sua reflexão se desdobrou, ainda, em temas como gênero e patriarcado, e movimentos de mulheres, criando perspectivas originais e inovadoras para os debates sobre usos do tempo e trabalho não remunerado, sobretudo aqueles desempenhados por mulheres.

Sua trajetória profissional e intelectual foi amplamente celebrada, tendo recebido inúmeros prêmios como o prêmio Florestan Fernandes, da Sociedade Brasileira de Sociologia e o Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas, conferido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, por exemplo.

Na ANPOCS, atuou com tantas outras colegas na criação de um Grupo de Trabalho de grande impacto na pesquisa em Ciências Sociais feita no Brasil – “A mulher na força de trabalho”, criado no ano de 1985.

Deixamos nosso abraço solidário e fraterno à família, amigos/as e colegas da professora Neuma Aguiar.

(Foto: Felipe Zig/Boetim UFMG)

Deixe um comentário