A ANPOCS se junta às manifestações de pesar pela perda de José Murilo de Carvalho.

Graduado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Ciência Política pela Stanford University, José Murilo foi professor no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e, posteriormente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sua produção intelectual marcou as ciências sociais e a historiografia brasileira, sobretudo em temas como a cidadania no Brasil, a relação entre militares e política, e o papel das elites burocráticas. Obras como Os bestializados (1987), A formação das almas: o imaginário da República no Brasil (1990) e Forças Armadas e Política no Brasil (2005) são alguns de seus trabalhos que ajudaram a formar gerações de cientistas sociais, bem como a lançar olhar original sobre os dilemas do país.

À ANPOCS coube a honra de ter tido José Murilo de Carvalho como diretor entre 1978 e 1980, num período fundamental para a constituição e consolidação de nossa associação, para o que José Murilo sempre contribuiu de modo generoso. José Murilo também era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Deixamos nosso abraço solidário e fraterno à família, amigos/as e colegas do professor José Murilo de Carvalho.

(Foto: Acadêmia Brasileira de Ciências)

Deixe um comentário