Nota de pesar
Com enorme tristeza a ANPOCS se junta às manifestações de pesar pelo falecimento de Gilda Figueiredo Portugal Gouvêa, professora do Departamento de Sociologia da Unicamp. Graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP (1967), realizou mestrado em Ciências Humanas pela USP (1971) e doutorou-se em Ciências Sociais pela Unicamp (1994).
Integrou o Conselho Superior do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp e atuou por décadas no Centro Ruth Cardoso. Sua longa produção se dedica a temas como administração pública e políticas educacionais. Como professora, Gilda atuou por décadas no campo da Sociologia Clássica, formação de gerações de estudantes na graduação e na pós-graduação.
Sua trajetória foi marcada por uma profunda militância política, com destaque para sua atuação na fundação do PSDB, bem como por sua dedicação à administração pública, notadamente do campo das políticas públicas educacionais. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1984-1985) e da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo (1985-1987). Atuou, também, como Secretária-Executiva do Ministério da Educação (MEC) em 1995, tendo sido também Ministra da Educação interina. Ainda no MEC, atuou como Assessora Especial do Ministro da Educação entre 1999 e 2002.
Aos alunos, familiares e colegas de Gilda deixamos nosso abraço solidário e carinhoso.