Ao longo de décadas, a ANPOCS tem consolidado seu compromisso com a pluralidade de vozes que constituem as ciências sociais brasileiras, sempre em diálogo com as mudanças no país.

A ANPOCS observa que a pesquisa em Ciências Sociais exige princípios éticos na relação com as populações com as quais cientistas sociais realizam suas pesquisas, sem promover a exclusão de grupos sociais, especialmente aqueles cujos direitos são historicamente negados e negligenciados.

Coerente com seus princípios, a ANPOCS reafirma seu respeito aos movimentos e intelectuais trans, suas epistemologias e saberes. Também reafirma sua defesa da autonomia dos movimentos sociais em expressar seu desacordo com ideias produzidas no âmbito de pesquisas acadêmicas, bem como de sua legitimidade para escolher seus interlocutores.

Liberdade de ensinar, autonomia para aprender e valorização do diálogo crítico são pilares do jogo democrático e da produção de conhecimento ética e socialmente responsáveis. Reiteramos nossa defesa de uma ciência social que é construída por meio do diálogo com a sociedade.

Acreditamos que é através de um intercâmbio de ideias conduzido com respeito mútuo que podemos fomentar um diálogo democrático verdadeiramente inclusivo e equitativo.

Deixe um comentário