ABA, ABCP, ANPOCS e SBS saúdam a profa. Josefa Salete Barbosa Cavalcanti pelo título de Pesquisadora Emérita do CNPq.

Salete é Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Obteve seu doutorado em Sociologia na University of Manchester (1982); e o título de mestre em Antropologia Social, PPGAS-Museu Nacional (UFRJ,1975).

Ao longo de sua trajetória profissional, foi também professora da UFPB/UFCG (1973-1991), coordenadora do Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia (CA-CS) do CNPq (2011-2014), vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia Rural – ALASRU (1995-1998) e secretária Geral da SBS-Sociedade Brasileira de Sociologia (2005-2007), tendo contribuindo decisivamente para a produção de excelência na área e atuado ativamente para sua consolidação institucional.

Sua contribuição intelectual às Ciências Sociais é amplamente reconhecida, tendo recebido prêmios como Prêmio Florestan Fernandes (2017) da SBS; Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico em Ciências Humanas, Letras e Sociais Aplicadas outorgado pela FACEPE-Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (2017); e Prêmio de Excelência Acadêmica outorgado pela ANPOCS (2021).

Sua obra está dedicada a temas como globalização da agricultura e dos alimentos; desigualdades sociais; agricultura familiar, sociedades camponesas; trabalho e gênero, marcando uma contribuição intelectual decisiva para os estudos rurais no país e para a consolidação das Ciências Sociais como área de ensino e pesquisa.

Acesse nota do SBS Memória: https://sbsociologia.com.br/project/josefa-salete-barbosa-cavalcanti/

Acesse a Sessão de Premiação do Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica: https://www.youtube.com/watch?v=gRimLUSgFXY&list=PLp6VT-kihN-a1OLw_G88bIcSi19gV2Jjb&index=1&pp=iAQB

Deixe um comentário