A ANPOCS se une ao CEBRAP para lamentar o falecimento da Profa. Maria Teresa Sales de Melo Suarez. Leia a homenagem na íntegra.
Nota:
O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Maria Teresa Sales de Melo Suarez, amiga, colega e pesquisadora brilhante, cujos trabalhos se consolidaram como referências obrigatórias no campo da sociologia rural e dos estudos sobre migração nacional e internacional.
Teresa Sales manteve estreita vinculação com o Cebrap por mais de uma década e foi membro da Diretoria entre 1986 e 1989. Formada em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou graduação e mestrado entre 1965 e 1974, vinculou-se ao Centro durante a realização de seu doutorado na Universidade de São Paulo, iniciado na segunda metade dos anos 1970 sob a orientação de Juarez Brandão Lopes, um dos fundadores da casa.
À época, ela havia recém-publicado Cassacos e Corumbas (1977), obra que rapidamente se tornou uma referência incontornável para os estudos sobre trabalho rural no Nordeste e migração interna. Como pesquisadora do Cebrap, entre 1978 e 1990, deu continuidade às investigações sobre a questão agrária, também foco de sua tese de doutorado, sempre com um olhar agudo — como atestam trabalhos como “Tomaticultores no Estado de São Paulo: questões sobre a produção familiar na agricultura” (Cadernos Cebrap, Nova Série, 1985) e “Os herdeiros da escravidão: pensando a questão agrária” (Novos Estudos Cebrap, 1987).
Durante os anos 1990, continuou contribuindo para a formação de pesquisadores no campo da demografia, especialmente nos temas de migração e desigualdade social, como pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da
Unicamp. Manteve, assim, uma vinculação indireta com o Cebrap, já que o NEPO foi fundado por Elza Berquó, também fundadora do Centro. A Unicamp tornou-se sua casa acadêmica, e a qualidade das pesquisas que desenvolveu nesses anos foi consubstanciada em uma nova referência incontornável. Vinte e dois anos após a publicação de Cassacos e Corumbas, seu quarto livro, Brasileiros longe de casa (1999), marcou uma contribuição fundamental para o campo dos estudos sobre migração internacional.
Aos familiares, amigos e colegas, expressamos nossa solidariedade e pesar neste momento de luto.
















































































