O Rio Grande do Sul e o Brasil: Uma Relação Controvertida e outros assuntos.
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- O Rio Grande do Sul e o Brasil: Uma Relação Controvertida
Ruben George Oliven
| ÍNTEGRA) - Políticas e Políticas na Transição Democrática
Elisa Pereira Reis
| ÍNTEGRA)
- O Casal Igualitário: Princípios e Impasses
Tânia Salem
| ÍNTEGRA) - Limites Políticos ao Choque Heterodoxo no Brasil Técnicos, Políticos, Democracia
Lourdes Sola
| ÍNTEGRA)
- Reincidência e Reincidentes Penitenciários em São Paulo, 1974-1985
Sérgio Adorno e Eliana Blumer Trindade Bordini
| ÍNTEGRA)
RESENHAS (ÍNTEGRA)
- O anti-semitismo na era Vargas (1930-1945) de Maria Luiza Tucci Carneiro
Maria Celina Soares D’Araujo - Trem Fantasma, a Modernidade na Selva de Francisco Foot Hardman
Fernanda Peixoto Massi
O Rio Grande do Sul e o Brasil: uma relação controvertida
A relação entre o Rio Grande do Sul e o Brasil é marcada pela tensão entre autonomia e integração. O estado pode ser visto como um caso de regionalismo que é constantemente evocado, atualizado e reposto em situações históricas, econômicas e políticas novas. Mas, embora as conjunturas sejam diferentes e a roupagem nos discursos se modernize, o substrato básico sobre o qual eles repousam é surpreendentemente semelhante. A ênfase das peculiaridades do estado e a simultânea afirmação de seu pertencimento ao Brasil constitui um dos principais suportes da construção social da identidade gaúcha que é projetada do passado até nossos dias, informando a ação e criando práticas no presente.Rio Grande do Sul and Brazil: a controversial relationship
The relation between the state of Rio Grande do Sul and Brazil is characterized by the tension between autonomy and integration. The state can be seen as a case of regionalism that is constantly evoked, brought to the present and reset in new historical, political and economical situations. But although the conjunctures are different and the speeches apparently assume a moden appeal, the basic foundation on which they stand is surprisingly similar. The emphasis of the peculiarities of the state and, at the same time, the statement of its belonging to Brazil constitute one of the main foundations of the social construction of the “gaucho” identity, which is projected from the past up to our days, informing the action and creating practices in the present.
Le Rio Grande do Sul et le Brésil: une relation controversée
La relation entre le Rio Grande do Sul et le Brésil est marquée par la tension entre 1’autonomie et 1’intégration. L’État peut être vu comme un cas de régionalisme qui est constamment évoqué, actualisé et remis dans des situations historiques, économiques et politiques nouvelles. Toutefois, bien que ler conjonctures soient différentes et que ler habits des discours se modernisent, le substrat initial sur lequel ils s’appuient est étonnamment semblable. L’emphase der particularités de 1’État et 1’affirmation simultanée de son appartenance au Brésil constitue un des principaux piliers de la construction sociale de 1’identité “gaucha” qui est projetée du passé jusqu’à nos jours, informant 1’action et créant des pratiques dans le présent.
N.T. – “gaucha”: du sud du Brésil.
Política e Políticas Públicas na Transição Democrática
O artigo discute o tema clássico das relações entre política e burocracia, tendo em vista a experiência brasileira recente. Na primeira parte, procede a uma discussão de cunho teórico quanto à interação entre burocratas e políticos. Discute em seguida algumas das tensões e ambigüidades da referida interação no contexto político do Brasil contemporâneo. Finalmente, à guisa de conclusão, sugere brevemente que algumas das críticas correntes à burocratização da vida social nas sociedades de bem-estar mostram-se relevantes para sociedades que, como a brasileira, lutam para consolidar uma ordem democrática.Politics and Public Politics in the Democratic Transition
The article discusses the classical theme of the relations between politics and bureaucracy, having in view the recent brazilian experience. In the first part, it starts a theoretical discussion about the interaction between politicians and bureaucrats. Following, it discusses some of the tensions and ambiguities of the referred interaction in the political context of contemporary Brazil. Finally, for a conclusion, the article suggests briefly that some of the current critics to the bureaucratization of the social life in the welfare societies appear to be relevant to societies that, like the brazilian one, struggle to consolide a democratic order.Politique et Politiques Publiques dans la Transition Démocratique
Cet article traite le thème classique des relations entre la politique et la bureaucratie, ayant en vue la récent expérience brésilienne. Dans la première partie, il entame une discussion à caractère théorique sur 1’interaction entre les bureaucrates et les hommes politiques. Il discute ensuite des tensions et ambiguités de cette interaction dans le contexte politique du Brésil contemporain. Finalement, en guise de conclusion, il suggère brièvement que quelques-unes des critiques courantes faites à la bureaucratisation de la vie sociale dans les sociétés de bien-être sont importantes, pour les sociétés qui, de même que la société brésilienne, luttent pour consolider un ordre démocratique.
O Casal Igualitário: Princípios e Impasses
Com base em uma pesquisa que versa sobre o “casal grávido”, o artigo sugere, em primeiro lugar, que a visão de mundo dos estratos médios urbanos modernos está ordenada em torno de três princípios éticos estruturantes ─ o da psicologicidade, o da igualdade e o da mudança ─ os quais conformam a configuração individualista-igualitária. Argumentando que tais princípios englobam ─ e subordinam às suas leis ─ práticas, representações e ideais que imperam nesse segmento social, o artigo, num segundo momento, destaca o modo como os mesmos dão corpo a um determinado ideal de conjugalidade que adquire forma no que é cunhado de “casal igualitário”. Procura-se mostrar ainda que os dilemas, impasses e paradoxos enfrentados por essa modalidade de parceria são, fundamentalmente, a expressão de tensões lógicas inerentes ao próprio princípio individualista-igualitário.
The Equalization Couple: Principies and Conflicts
Based on a research about the “pregnant couple”, the article suggests, in the first place, that the world perception of the modern urban medium strata is supported by three structuring ethical principles ─ the principles of psychologicity, equality and the change ─ which form the individualist-equalitarian configuration. Arguing that such principles include ─ and subordinate to their laws ─ practices, representations and ideals that are the rulers in this social segment, the article, in a second moment, puts in evidence the way the same principles form a determinate ideal of conjugality that gains its form in what is coined as the “equalization couple”. The article still seeks to show that the conflicts and paradoxes faced by this kind of partnership are essentially the expression of logic tensions inherent to the individualist-equalitarian principle itself.
Le Couple Egalitaire: Principies et Impasses
Basé sur une enquête concernant le”couple enceint”, cet article suggère, en premier lieu, que la vision de monde des strates moyennes urbaines modernes est ordonnée autour de trois príncipes éthiques structurants ─ celui de la psychologicité, celui de 1’égalité et celui du changement ─ qui constituent la configuration individualiste-égalitaire. Argumentant que ces príncipes englobent ─ et soumettent à leurs lois ─ les pratiques, représentations et idéaux qui règnent dans ce segment social, cet article, dans un second temps, met en relief la façon dont ils font naître un idéal déterminé d’union conjugale qui prend forme dans ce que l’on nomme “couple égalitaire”. On essaie encore d’y montrer que les dilemmes, impasses et paradoxes confrontés par cette modalité de société sont, fondamentalement, 1’expression de tensions logiques inhérentes au propre principe individualiste-égalitaire.
Limites Políticos ao choque heterodoxo no Brasil: técnicos, políticos e democracia
Procura-se explicar o contraste entre intenções e resultados das políticas anti-inflacionárias de tipo inercialista a partir da interação dinâmica entre fatores sócio-políticos e econômicos, específicos à modalidade brasileira de transição democrática. Nesse sentido, procura-se dar conta de duas dimensões conjugadas: A) do processo de formação das políticas econômicas a partir dos padrões de intermediação política, das técnicas de ação governamental, e do tipo de inserção das técnicas no sistema político; B) dos comportamentos inflacionários por parte dos agentes sócio-econômicos e políticos responsáveis pela formação dos preços estratégicos ─ em virtude do impacto do Plano Cruzado na economia-e-sociedade. Em suma, procura se explicar as dificuldades dos projetos de estabilização a partir de uma perspectiva em que se conjugam a crítica técnico-econômica e a crítica política e sociológica aos supostos em que se apoiou o choque heterodoxo no Brasil.
Political Limits to the Heterodox Shock in Brazil: Techniques, Politics and Democracy
The article tries to explain the contrast between the intentions and the results of the anti-inflationary politics ─ of the inertialist kind ─ from the dynamic interaction between economical and socio-political factors, which are specific of the brazilian way of the democratic transition. In this sense, the article tries to explain two conjugate dimensions: A) of the process of formation of the economical politics from the patterns of politic intermediation, from the techniques of governmental action, and from the type of insertion of the techniques in the political system; B) of the inflationary behaviours by the politic and socio-economical agents responsible for the formation of the strategic prices because of the impact of the “Cruzado Plan” in ecnomyand-society. Shortly, it tries to explain the difficulties of the stabilization projects from a perspective in which are joined the technical-economical critic and the politic and sociologic critic to the principies on which were suppurted the “heterodox shock” in Brazil.
Limites politiques du choc hétérodoxe au Brésil: techniciens, politiciens et démocratie
On essaie d’expliquer le contraste entre les intentions et les résultats des politiques anti-inflationnistes du type inertialiste à partir de 1’interaction dynamique entre lês facteurs socio-politiques et économiques, spécifiques de la modalité brésilienne de transition démocratique. Dans ce sens, on essaie de prendre en compte deux dimensions conjuguées: A) celle du processus de formation des politiques économiques à partir des modèles d’intermédiation politique, des techniques d’action gouvernementale, et du type d’insertion des techniques dans le système politique; B) celle des comportements inflationnistes de la part des agents sócio-économiques et politiques responsables de la formation des prix stratégiques ─ en vertu de 1’impact du Plan “Cruzado” sur 1’économie et la société. Bref, on essaie d’y expliquer les difficultés des projets de stabilisation à partir d’une perspective où se conjuguent la critique techno-économique et la critique politique et sociologique des suppositions sur lesquelles s’est appuyée le choc hétérodoxe au Brésil.
Reincidência e Reincidentes Penitenciários em São Paulo, 1914-1985
O artigo cuida de apresentar resultados de uma pesquisa que teve por objeto o estudo da reincidência na Penitenciária do Estado de São Paulo. Este estudo procurou conhecer a magnitude da reincidência “bem como o perfil social dos reincidentes penitenciários, comparativamente aos não-reincidentes. Os resultados indicaram que a reincidência penitenciária, no período enfocado na pesquisa, é da ordem de 46%, contrariando as avaliações oficiosas que indicam uma taxa de reincidência em torno de 70%. O estudo comprovou resultados de pesquisa anterior indicativos de que há maior probabilidade de reincidência entre condenados que cumpriram pena de prisão (detenção ou reclusão) do que os condenados a outras penas. Quanto ao perfil social, verificou-se, surpreendentemente, inexistir diferenças entre o perfil de reincidentes e o de não-reincidentes, exceto em um cínico aspecto: a punição decorrente da prática de infração ao regimento interno da Penitenciária. De modo geral, o reincidente é mais vulnerável ao arbítrio punitivo. Em média, recebe com maior freqüência advertências e se sujeita também com maior freqüência ao cumprimento de dias de cela (comum e disciplinar).
Relapsing Prisoners in São Paulo, 1974-1985
The article presents the results of a research of which the object of study was the reimprisonment ir the São Paulo State Penitentiary. This study tried to determine the magnitude of relapsing as well as the social profile of the relapsing prisoners, comparatively to the non-relapsing ones. The results indicated that the penitentiary relapsing, in the period focused by the research, is about 46%, contradicting the officious estimations which indicate a tax around 70%. The study confirmed results of a previous research, indicating that there is a higher probability among prisoners that had been punished with detention or reclusion than those with other kind of punishments. About the social profile, it was verified ─ surprisingly ─ that there are no differences between the relapsing prisoners’ profiles and those of the non-relapsing, except for one aspect: the punishment for the transgression of the internal regiment of the Penitentiary. In general, the relapsing prisoner is more vulnerable to the punitive arbitrament. He gets advertences more frequently and also subjects himself ─ with higher frequency ─ to stay in cell (ordinary and disciplinary) for the time determined.
Récidive et Récidivistes Pénitentiaires à São Paulo, 1974-1985
Cet article a pour souci de présenter les résultats d’une recherche qui eut pour objet 1’étude de la récidive dans la Maison de Détention de 1’État de São Paulo. Cette étude a essayé de prendre en comete aussi bien 1’importance de la récidive que le profil social das récidivistes pénitentiaires, par rapport aux non-récidivistes. Les résultats ont signalé que la récidive pénitentiaire, au cours de la période envisagée dans la recherche, est de 46%, contrairement aux évaluations officieuses qui indiquent un taux de récidive de 70% environ. Cette étude a confirmé les résultats d’une enquête antérieure qui indiquait une plus grande probabilité de recidive chez les condamnés incarcérés (détention ou réclusion) que chez les condamnés à d’autres peines. Pour ce qui est du profil social, on a vérifié avec surprise qu’il n’y a pas de différences entre le profil das récidivistes et celui das non-récidivistes, sauf sous un aspect: la puntion provenante de la pratique de 1’infraction au réglèment interne de la Maison de Détention. D’une façon générale, le récidif est plus vulnérable à 1’arbitre punitif. En moyenne, il reçoit plus souvent das remontrances et se soumet également avec une plus grande fréquence à 1’emprisonnement en cellule (commum et disciplinaire). - O Rio Grande do Sul e o Brasil: Uma Relação Controvertida