Agricultura Exportadora e Industrialização e outros assuntos.
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- Agricultura Exportadora e Industrialização
Maurício Font
| ÍNTEGRA) - Cavalo Amarrado Também Pasta: Honra e Humor em um Grupo Popular Brasileiro
Claudia Fonseca
| ÍNTEGRA)
- Em Busca do Tempo Perdido: O MovimentoTradicionalista Gaúcho
Ruben George Oliven
| ÍNTEGRA) - Médicos, Suicidas e Senso Prático
Claudio Chaves Beato Filho
| ÍNTEGRA)
- Interesses, Atores e Ação Estratégica na Formação de Políticas Sociais: A Não-Política da Casa Popular 1946/1947
Marcos André B. C. de Mello
| ÍNTEGRA) - Interesse, Racionalidade e Cultura
Loïc J. C. Wacquant e Craig Jackson Calhoun
| ÍNTEGRA)
RESENHAS (ÍNTEGRA)
- Making Nonsense of Marx: O Marxismo Revisto pelo Individualismo Metodológico
Michael Burawoy - Coffee, Contention and Change in the Making of Modem Brazil
Maurício A. Font
Agricultura exportadora e industrialização
Que condições estiveram presentes em regiões e sociedades que, organizadas em tomo da agricultura de exportação, adotaram a industrialização como via de desenvolvimento? Para discutir a questão, foram selecionadas Argentina, São Paulo e quatro ‘regiões de colonização recente’ (Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia) no período crítico situado entre as décadas de 1860 e 1930. Consultando a literatura disponível, investigou-se como, nessas sociedades, a expansão da agricultura exportadora influiu nos processos de ocupação da terra, formação das classes sociais e participação política. Enfocaram-se também as alianças estabelecidas entre as classes e as condições estruturais existentes, que, juntas, moldaram padrões de desenvolvimento. As regiões de colonização recente compartilharam entre si alta incidência de estabelecimentos agrícolas de caráter familiar, presença relativamente pequena de grandes proprietários, forte mobilização nos meios rurais e uma clara aliança – quase um consenso – sobre a necessidade de industrialização. Nos Pampas argentinos, ao contrário, prevaleceram as grandes propriedades, enquanto o Oeste Paulista aparece como um caso misto.Export agricultura and industrialization
What have been the prevalent conditions in those regions and societies that were organized around export agricultural and that adopted industrialization as a road to development? To discuss chis question, Argentina, São Paulo, and four regions of relatively recent settlement (i.e., Australia, Canada, the US, and New Zealand) are examined during the period of 1860-1930. Relying on available literatura, the papo investigates how the expansion of export agricultura in these societies influenced the processes of land settlement, social class formation, and political participation. Both the alliances between existing classes and the structural conditions that together molded patterns of development are also examined. The regions of recent settlement have in common a high proportion of familybased agricultural uniu and relatively few larga land holdings, plus the presence of strong mobilization in rural areas and a clear alliance – almost a consensos – concerning the need for industrialization. On the other hand, in the Argentina Pampas larga land holdings prevail, while western São Paulo is a mixed case.Agricultura à l’exportation et industrialisation
Quelles étaient les conditions existentes dans les régions et societés qui, orientées vers I’agriculture à 1’exportation, ont adoptée I’industrialisation comine moyen de développement? I: Argentine, 1’6tat de São Paulo et quatre “régions de colonisation récente” (Australie, Canada, EtatsUnis et Nouvelle-Zélande) ont été choisis pour servir de base à un débat sor la question. On a cherché à savoir, à travers les textes disponibles, quelle a été, duns ces sociétés, 1’influence de 1’agriculture à 1’exportation dans les processos d’occupation das sols, formation das classes sociales et participation politique. On a également mis en lumière les alliances établies entre les classes et les conditions structurelles existentes qui, réunies, ont donné leurs formes aux modèles de developpement. Les régions de colonisation récente ont en commun un indica élevé d’établissements agricoles de caractère familial, un nombre relativement restreint de grands propriétaires, une mobilisation forte dans les millieux waux et un esprit de corps très net – quasi unanime – de la nécessité de 1’industrialisation. Dans les Pampas argentinas, au contraire, les grandes propriétés dominaient; quant à la région Ouest de 1’état de São Paulo, il s’agit d’un cri hybride.
Cavalo amarrado também pasta: honra e humor em um grupo popular brasileiro
Ao privilegiar fofocas, acusações e piadas como indicadores de valores, este artigo aborda dimensões da relação homem/mulher feqüentemente deixadas de lado por análises tradicionais. A partir de um estudo etnográfico em um bairro popular de Porto Alegre, ele enfoca a referência recorrente a homens chifrudos para debater a noção de honra, a comple mentariedade de papéis sexuais e o conflito entre consangüíneos e afins. A percepção do tempo se mostra fundamental para compreender os valores familiares em questão. E o humor, no seu contexto cotidiano, se revela como instrumento metodológico particularmente interessante.Even a Tethered horse will stray: honor and humor in a brazilian popular group
By focusing on gossip, accusations, and jokes as value indicators, the papar examines dimensions of the male/female relationship that are frequently ignored in tradicional analyses. The recurrent referentes to cuckolds found in an ethnographic study of a popular neighborhood in the city of Porto Alegre form the basis for a discussion of the notion of honor, lhe complementariness of sex roles, and conflict between blood relatives and in-laws. Thé perception of time reveals itself to be fundamental in understanding lhe family values in question. And taken in its quotidian context, humor proves to be a particulary interesting methodological tool.
Cheval attaché broute aussi: honneur et humour au seio d’un group populaire brésilien
Partam de commérages, accusations et plaisanteries comine indicateurs de valeurs, l’article aborde das dimensions de la relation homme/femme, fréquemment négligées par les analyses traditionnelles. Se basant sor une étude ethnographique menée dans un quartier populaire de Porto Alegre, il focalise la référence classique au hommes “porteurs de cornes”, afio de débattre la notion d’honneur, la complémentarité des rôles sexuels et le conflit entre consanguins et parents par alliance. La notion de temps est fondamentale pour la compréhension des valeurs familiales en question. Et 1’humour, dans son contexte quotidien, s’avère être un instrumcnt méthodologique particulièrement intéressant.
* Locution populaire brésilienne équivalent à: “ce n’est pas parce que son assiette est pleine que 1’on n’a pas faim” (NDLT).
Em Busca do Tempo Perdido: o Movimento Tradicionalista Gaúcho
Com dois milhões de participantes ativos, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) reivindica para sia condição de maior movimento de cultura popular do mundo ocidental. O 35 Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 em Porto Alegre por estudantes secundários oriundos de áreas pastoris do Rio Grande do Sul, serviu de modelo a quase mil entidades filiadas ao MTG, espalhadas por todas as regiões do estado. Os valores do tradicionalismo, difundidos por seus intelectuais, estão calcados na vida campeira das regiões de pecuária, onde predomina o latifúndio. A figura do gaúcho serviu também de modelo para colonos de origem alemã e italiana que se estabeleceram em áreas de minifúndio, onde nunca existiu o complexo pastoril, e para os emigrantes que deixaram o Rio Grande do Sul e foram se estabelecer em Santa Catarina (onde há 183 centros de tradições gaúchas), Paraná (156 centros), Mato Grosso do Sul (35 centros) e outros estados. Discute-se atualmente a criação da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha. Este movimento em expansão difunde uma tradição baseada na cultura rural de uma região que vem perdendo sua hegemonia, no contexto de um estado predominantemente urbano. Isso coloca em debate a construção social da identidade gaúcha.Remembrance of things past: lhe Gaúcho Traditionalist Movement
With two million active participante, lhe Gaúcho Traditionalist Movement (MTG) claims to be lhe largest popular culture movement in the Western world. The ‘35 Center for Gaúcho Traditions’, created in Porto Alegre in 1948 by high school studente from pastoral arcas of Rio Grande do Sul, has scrved as a model for lhe almost 1.()00 MTG member-bodies scattered across the state. Disseminated by the MTG’s intellectuals, lhe values of traditionalism are rooted in lhe rural life found in livestock-raising regions where latifundia predominate. The figure of lhe gaúcho has also served as a model for the settlers of German and Italian descem who populatcd minifundiam arcas that never were part of a pastoral complex. It has likewise been a model for those who emigrated from Rio Grande do Sul to Santa Catarina (honre to 183 centers for gaúcho tradition), Paraná (156 centers), Mato Grosso do Sul (35 centers), and other states. The creation of a Brazilian Confederation for Gaúcho Tradition is now under discussion. This expanding movcment disseminates a tradition based on lhe rural culture of a region that has been losing its hegemony within lhe context of a predominantly urban state, lhos opening to discussion the social construction of the gaúcho identity.À la recherche du temes perdu: le mouvement traditionaliste gancho
Avec ses deux millions de participants actifs, le Mouvement Traditionaliste Gancho (MTG) revendique le statut de elos grand mouvement de culture populaire du monde occidental. Le 35 Centre de Traditions Ganchas, crée en 1948 à Porto Alegre par des étudiants secondaires originaires des régions pastorales du Rio Grande do Sul, a servi de modèle à un millier d’entités aff liées au MTG, éparpillées dans toutes les régións de cet état. Les valeurs du traditionalisme, défendues par ses intelectuels, sont calquées sor la vie rurale des régions d’élevage, oú prédominent les grandes explotations. L’image du gancho a également servi de modèle aux colons d’origine allemande et italienne qui se sont établis dans des régions de petits domaines, n’ayant jamais connu de complexes pastoraux; elle a été reprise aussi par les émigrants qui ont quitté le Rio Grande do Sul pour aller s’établir à Santa Catarina (oú 1’on trouve 13 centres de traditions gaúchas), au Paraná (156 centres), au Mato Grosso do Sul (35 centres) et duns d’autres états. La création d’une confédération brésilienne de tradition gancha est actuellement à 1’étude. Ce mouvement en expansion diffuse une tradition basée sor la culture rurale d’une région qui perd peu à peu son hégémonie, dans le contexte d’une province à prédominance urbaine. Il en résulte un débat sor la construction sociale de 1’identité du gancho.
Médicos, suicidas e senso prático
O ensaio discute empiricamente o princípio da ‘reflexividade’ contido na elaboração do fenômeno do suicídio. O autor explora as orientações cognitivas, de natureza racional-prática, que atuam na ‘produção’ desse fenômeno social. São usados dados obtidos em observações feitas durante quatro meses de 1988 num hospital de pronto-socorro de Belo Horizonte. Os integrantes de um serviço encarregado de lidar com suicidas compartilham entre si uma série de orientações cognitivas, dependentes do senso comum, e realjzam, em cada passo, um processo de tipificação que aparece na forma de relatos de natureza médica. Através de descrições ordenadas e coerentes, convenções lingüísticas ajudam a montar esses relatos que tornam ‘inteligíveis’ os eventos. Isso nos remete à questão da linguagem, relativamente negligenciada pela sociologia.
Doctors, suicides, and common sense
The present essay is an empirical discussion of the principie of reflexivity as contained in the elaboration of the phenomenom of suicide. The author explores the racional-practical cognitive orientations that act in the production of chis social phenomenon. Data were gathered in 1988 during four months of observation at a Belo Horizonte emergency hospital. The members of the hospital unir responsible for dealing with suicides shared a series of cognitive orientations dependent on common sense, and at each moment enforced a process of typification expressed in the forni of a medicai reports. Through ordered, coherent descriptions, linguistic conventions forni the reports that serve to make the events intelligible. This points us to the question of language, relatively neglected in sociology.Medecins, suicides et bens pratique
L’article analyse, de manière empyrique, le príncipe de la “réflexivité” contenu duns le phénomène du suicide. L’auteur explore les orientations cognitives, de natwe rationelle, pratique, qui interviennent duns la “‘production” de ce phénomène social. On utilise des données obtenues à partir d’observations faites durant quatre mois de 1988 dans un hopital de premiers secours de Belo Horizonte. Les personnels qui s’occupent d’un service de suicidés partagent une série d’orientations cognitives, relevant du bons-seus et réalisent, à chague étape, un processos de caractérisation qui apparait sous la forme de rapports de nature médicale. À 1’aide de descriptions ordonnées et cohérentes, ces rapports s’organisent autour de conventions linguistiques qui rendent les évènements “intelligibles”. Ce qui nous ramène à la question du langage, relativement négligé par la sociologie.
Interesses, atores e ação estratégica na formação de políticas sociais: a não-política da casa popular (1946-1947)
O artigo reconstitui o processo de formação de uma política pública de natureza social: a criação da Fundação da Casa Popular, a primeira agência federal na área da habitação. A análise se detém no padrão de interação política entre os atores sociais e em suas formas de ação coletiva (empresários, clientes, burocratas, reformadores, sindicalistas e políticos) no quadro mais amplo do processo de extensão da cidadania social, associado à construção de estruturas institucionais e políticas do Estado do Bem-Estar Social no Brasil. O estudo de caso é considerado uma referência para a discussão sobre o Welfare State no Brasil, em perspectiva comparada.Interests, actors, and strategic action in the formation of social policies: popular housing non-policies (1946-1947)
The paper reconstitutes a case process in the formation of a public policy of a social nature: the creation of the Fundação da Casa Popular, Brazil’s first federal housing agency. The analysis focuses on the pattern of political interaction between the various social actors and on their forms of collective action (business people, clients, bureaucrats, reformers unionists, and politicians) within the broader picture of the process of extending social citizenship and constructing the institutional and political structures of Brazil’s social welfare state. This case study is taken as a reference for a discussion of the welfare state in Brazil, from a comparative perspective.Intérêts, acteurs et action stratégique pour la formation de politiques sociales: la “non-politique” de I’habitation populaire (1946-1947) Marcos
L’article retrace le processos de formation d’une politique publique de nature sociale: la création de la Fondation de 1’Habitation Populaire, premier organisme fédéral dans le domaine du logement. L’analyse se limite aux modèles d’intégration politique entre les acteurs sociaux et leurs formes d’action collective (hommes d’affaires, clients, bureaucrates, réformateurs, syndicalistes et hommes politiques) dans le cadre pios ample du processos d’élargissement de la citoyenneté sociale, lié à 1’établissement de structures institutionnelles et politiques de 1’Etat du Bien-Etre Social au Brésil. Cette étude de cas sert de référence pour la discussion sor le Welfare State au Brésil, duns une optique comparée.
Interesse, nacionalidade e ação
O artigo revê criticamente o debate travado entre James Coleman e William Seweel, representantes de duas influentes correntes da sociologia norte-americana. Coleman atribui à teoria da ação racional (RAT) a missão de lançar uma sólida ponte teórica entre os níveis de análise micro e macro, problema considerado central para a sociologia. Integrando no debate as dimensões histórica e cultural, Seweel critica a idéia de que a passagem micro-macro possa basear-se na agregação de ações individuais orientadas para a maximização de interesses constituídos fora de contextos sociais. Mas sua crítica não foi bastante longe: não basta “injetar” na RAT um pouco de cultural e de simbólico para escapar às suas ilusões. O debate sobre a validade transcultural da noção de nacionalidade também é perigoso para uma sociologia histórica de inspiração culturalista.Interests, rationality, and action
The article offers a criticai review of the debate between James Coleman and William Seweel, representatives of two influential Tines of thought within U.S. sociology. Coleman assigns the rational action theory (RAT) the task of forming a solid theoretical bridge between the micro and macro leveis of analysis, a problem considered central to sociology. Seweel criticizes the idea that the passage from micro to macro can be based on the aggregation of individual actions that are oriented toward the maximization of the interests which take shape outside of social contexts, and he adds the historical and cultural dimensiona to the debate. But his criticism fails to go far enough; ‘injecting’ the RAT with a bit of the cultural and the symbolic is not enough to assure an escape from its illusions. The debate surrounding the transcultural validity of the notion of rationality is also dangerous in a historical sociology of culture-oriented inspiration.
(Versões para o inglês de autoria de Diane Rose Grosklaus)Intérêt, rationalité et action
L’article reprend, de manière critique, le débat entre James Coleman et William Seweel, représentants de deux courants d’influences de la sociologie nord-américaine. Coleman attribue à la théorie de 1’action rationnelle (RAT) la mission d’établir un lien théorique ,solide entre les niveaux d’analyse micro et macro, problème jugé crucial par la sociologie. Intégrant les dimensiona historique et culturelle au débat, Seweel critique 1’idée que le passage du micro au macro puísse se fonder sur 1’agrégation d’actions individuelles orientées vens la maximalisation d’intérêts constituées hors de contextes sociaux. Il n’a toutefois pas suffisamment poussé sa critique: il ne suffit pas “d’injecter” un peu de culturel et de symbolique à la RAT pour échapper à ses illusions. Le débat sur la validité transculturelle de la notion de rationalité répresent aussi un danger pour une sociologie historique d’inspiration culturaliste.
(Versões para o francês de autoria de Jacqueline Marchai-Fritsch) - Agricultura Exportadora e Industrialização