A destruição da classe operária inglesa? e outros assuntos.
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- A destruição da classe operária inglesa?
Huw Beynon
| ÍNTEGRA) - Ascensão, declínio e reconstrução do conceito de sociedade civil – Orientações para novas pesquisas
Andrew Arato
| ÍNTEGRA) - Estado, regime fiscal e ordem monetária: qual Estado?
Lourdes Sola
| ÍNTEGRA) - A escolha da teoria na investigação social comparativa
Juan, J. López
| ÍNTEGRA) - Georg Simmel e o judaísmo – Entre a emancipação e a assimilação
Leopoldo Waizbort
| ÍNTEGRA) - A microssociologia de Gabriel Tarde
Eduardo Viana Vargas
| ÍNTEGRA) - Entre as razões de crer e a crença na razão – Mobilização coletiva e mudança cultural no campesinato meridional
Luiz Inácio G. Gaiger
| ÍNTEGRA) - Estado e governo em Jean Bodin
Alberto Ribeiro de Barros
| ÍNTEGRA) - A sociabilidade dos idosos cariocas e parisienses – A busca de estratégias para preencher o vazio da inatividade
Clarice Peixoto
| ÍNTEGRA) - O alimento-signo nos novos padrões alimentares
Javier Lifschitz
| ÍNTEGRA)
RESENHAS (ÍNTEGRA)
- “Le roman policier ou Ia modernité”, de Jacques Dubois
Marco Antonio de Alrneida - “Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano”, de Helena Wendel Abramo
Luiz Henrique de Toledo - “O significado do nome: cosmologia e nominação entre os Piraha”, de Marco Antonio Gonçalves
Marcos Lanna - “Travesti: a invenção do feminino”, de Hélio Silva
Flávio Leonel Abreu da Silveira - “As fronteiras da República: História e política entre os Macuxi no vale do rio Branco”, de Paulo Santilli
Maria Denise Fajardo Pereira
A destruição da classe operária inglesa?
O artigo discute o argumento de que a decadência das indústrias “fordistas” na Inglaterra teria significado a destruição da classe operária inglesa, de sua cultura e do modelo de sociedade em que se desenvolveu, tornando inútil o próprio conceito de classe como instrumento analítico e como princípio de organização social. Sem negara profundidade das mudanças ocorridas na estrutura social do país com a reestruturação e globalização da economia e os efeitos da política neoliberal thatcherista sobre os sindicatos e o emprego, o autor afirma, baseado em dados sobre a situação empírica da força de trabalho nos diversos setores, que as desigualdades não foram reduzidas e a classe operária não foi destruída; estaria sendo criada uma nova classe operária, com outro perfil social, ocupacional, étnico e de gênero, além de uma grande parcela de marginalizados nos mercados informais.
The Destruction of the British Working Class?
The article discasses the notion that the decadence of the Fordist industries ire England meant the destruction of the British working class, its culture and the model of society ire which it developed, making the actual concept of class useless as are analytical instrument and as a principie of social organization. While not denying the extent of the changes that occurred ire the country’s social structure with restructuring, economic globalization and the effects of the neo-liberal Thatcherite policy ore trade unions and employment, the author states, based ore data. about the empirical situation of the workforce ire the different sectors, that the inequalities were not reduced and that the working class was not destroyed. A new working class is appearing, he states, with a different social, occupational, ethnic and gender profile, as well as a large group of people who are now ore the margin of the traditional workforce, working ire informal markets.C’est la destruction de la classe ouvrière anglaise?
Cet article discute la notion d’après laquelle la déchéance des industries “fordistes” en Angleterre aurait signi%é la destruction de la classe ouvrière anglaise, de sa culture et du modèle de société dares leguei elle s’est développée, rendam mutile 1’idée mame de classe comine instrument analytique et comine príncipe d’organisation sociale. Sares nier la profondeur des changements arrivés dares la structure sociale du pays après la restructuration et globalisation de 1’économie et les résultats de la politique néo-libérale thatcheriste sur les syndicats et 1’emploi, l’auteur affirme, basé sur des données sur la situation empyrique de la force de travail dares des différents secteurs, que les inégalités n’ont pas été réduites et que la classe ouvrière n’a pas été détruite; une nouvelle classe ouvrière serait entram d’être créee, avec un autre profil social, occupationel, ethnique et de geme, au delà d’une grande partie de marginalisés dares les marchés informeis.
Ascensão, declínio e reconstrução do conceito de sociedade civil: Orientações para novas pesquisas
Passados dois anos da publicação de seu livro Civil Society anil Politzcal Theory, Arato, nessa conferência aqui publicada, expôs novos problemas que desafiam o conceito de sociedade civil. Revendo a forma pela qual esse conceito foi reapropriado nas duas últimas décadas, em contextos políticos distintos, mas com ênfase especial na Polônia e na Hungria, o autor apresenta as objeções teóricas e políticas que o conceito suscita atualmente e propõe novas formas de revidá-las. Sugere ainda projetos de pesquisa inovadores que poderiam transformar a teoria da sociedade civil em um conjunto de instrumentos analíticos, intelectualmente plausível, para as próximas décadas e capaz de legitimar os debates teóricos em torno do conceito, bem como de contribuir para que os indivíduos engajados na política possam entender o sentido de sua ação.The Rise, Decline and Reconstruction of the Concept of Civil Society: Guidelines for New Research
Two years after the publication of his book Civil Society and Political Theory, Edward Arato, ire the conference published here, outlines some of the new problems that challenge the concept of civil society Looking anew at the way this concept has been employed ire different political contexts ire the last twenty years, with a special emphasis ore Poland and Hungary, the author discusses the theoretical and political objections that the concept currently gives rise to and proposes new ways to answer them. He also suggests innovative research projects that could turn the theory of civil society finto a set of analytical instruments, more intellectually plausible for the decades ahead. Favorable results in these research projects would go a long way toward legitimating the concept of civil society in social sciences discussions and should also contribute to those who already are engaged in the politics of civil society and wish to better understand the meaning of their own action.Ascension, déclinement et reconstruction du concept de société civile: Orientations pour des nouvelles recherches
Deux ares passés de la publication de son livre Civil Society and Polithical Theory, Arato, dares cette conférence ici publiée, a exposé de nouveaux problèmes qui défient le concept de société civile. Revoyant la forme par laquelle ce concept a été reapproprié dares les deux dernières décennies, dares différents contextes politiques, mais avec une emphase particulière sur la Polonie et la Hongrie, l’auteur présente les objections théoriques et politiques que 1’idée suscite actuellement et propose de nouvelles formes de le renvier. Il suggère encore des projets de recherche innovateurs qui pourraient transformer la théorie de la société civile en un ensemble d’instruments analytiques, intellectuellement vraisemblable, pour les prochaines décennies et capable de légitimer les débats théoriques à propos du concept, et aussi de contribuer pour que ceux engagés dans la politique puissent comprendre le sens de son action.
Estado, regime fiscal e ordem monetária: qual Estado?
Análise das constrições e incentivos constitucionais e políticos à reestruturação dos esquemas de financiamento e dos gastos do Estado e ao exercício da autoridade monetária enquanto modalidade específica de autoridade política, nas condições de rota explosiva que caracterizaram as economias e as sociedades brasileira e latino-americana na década de 80. Tais condições são avaliadas a partir dos seguintes encaminhamentos: 1) Um balanço crítico do uso das categorias políticas de governabilidade democrática e de Estado, apropriadas de forma seletiva pelos técnicos das instituições financeiras multilaterais (o Consenso de Washington), a partir dos avanços da teoria social e da análise política de críticas ao neoliberalismo. 2) Caracterização do novo marco legal no Brasil enquanto dimensão constitutiva do Estado e em termos das relações específicas entre Estado e sociedade – que dá origem seja ao regime fiscal produtor de déficits estruturais, seja a uma forma de relação perversa entre a autoridade monetária representada pelo Banco Central, pelos bancos públicos estaduais e pelo sistema financeiro – fadada a sancionar o jogo não-cooperativo que culmina em processos hiperintlacionários.The State, the Tax System and Monetary Order: which State?
An analysis of the political and constitutional constraints and incentives to the performance of two major tasks involved in the process of economic restructuring in Brazil: the reform of the prevailing pattern of expenditure and financing of the state; and the exercise of monetary authority as a special type otpolitical authority. These conditions will be set against the special economic background prevailing in Latin American countries in the 1980’s after the debt crisis and in direct connection with the first attempts at structural adjustments, that is one typical of an “explosive Path” and of a dramatic change in the existing inflationary regime. Such conditions are evaluated in terms of a conceptual framework consisting of two steps: 1) a criticai review of crucial political categories such as democratic governance and the State which lately have been incorporated in a quite biased way by the experts of the multilateral financial institutions (Washington Consensus); 2) the characterization of the new legal framework prevailing in Brazil as a dimension of the state and in terms of the specific modes of relationsship between State and society, which have been at the root of two perverse developments: a fiscal system that recurrently engenders structural deficits and a mode of relationship between the monetary authority, on one hand, and on the other the financial system, especially the state banks, which has led the Central Bank to condone the non-cooperative game that culminated in a hyperinflationary trend in the late 1980’sEtat, régime fiscal et ordre monétaire: quel Etat?
L’article est une analyse des constrictions et incentifs constitutionels et politiques à la restructuration des schémas de financement et des dépenses de 1’Etat et, à 1’exercice de 1’autorité monétaire en tant que modalité spécifique d’autorité politique, dans les conditions de route explosive qui ont entrainé un changement de regime inflationaire dans les économies et les sociétés brésilienne et latinoaméricaine dans les années 80. Ces conditions sont évaluées en partam des acheminements suivants: 1) Un bilan, critique de 1’usage des catégories politiques de gouvernabilité démocratique et d’Etat, apropriée de manière sélective par les techniciens des institutions financières multilatérales (le Consensus de Washington), en partam des progrès de la théorie sociale et de 1’analyse politique de critiques au néo-libéralisme. 2) Caractérisation de une nouvelle délimitation légale au Brésil – la Constitution de 1988 – en tant que dimension constitutive de 1’Etat et des relations spécifiques entre Etat et société, qui origine soit le régime fiscal producteur de déficits structurels, soit une forme de relation perverse entre 1’autorité monétaire représentée par la Banque Centrale, les banques des états et le système financier – condamnée à sancionei le jeu noncoopératif qui aboutit à des procédés hiper-inflacionnaires.
A escolha da teoria na investigação social comparativa
A sobredeterminação impede a possibilidade da arbitragem empírica. entre teorias concorrentes. Nas situações de sobredeterminação, fatores sociais tendem a ganhar influência como determinantes da escolha teórica. Apesar das estratégias para diminuir o número de variáveis independentes, ou para aumentar o número de casos, a sobredeterminação permanece como um problema a ser resolvido. Este artigo afirma que o problema pode ser solucionado tratando-se a variável dependente como um subtipo de um fenômeno de caráter mais geral. Mas a conclusão a que chega o autor é que, nas Ciências Sociais, a possibilidade de consubstanciar esse tipo de generalização é pequena.Theory Choice in Comparative Social Inquiry
Overdetermination hinders the possibility of empirically arbitrating among competing theories. In situations of overdetermination, social factors are likely to gain influence as determinante of theory choice. Despite strategies to decrease the number of independent variables or increase the number of cases, overdetermination remains a predicament. This article argues that the problem may be solved by treating the dependem variable as a subtype of a more general phenomenon. But, the author concludes, the possibility of substantiating this kind of generalization in the social sciences is low.
Le choix théorique dans 1’enquête sociale comparative
La surdétermination empêche la possibilité d’arbitrage empirique entre des théories concorrentes. Dans les situations de surdétermination, des facteurs sociaux ont tendence à gagner d’intluence comme déterminants du choix théorique. Malgré les stratégies pour diminuer le nombre de variables indépendentes, ou bien pour augmenter le nombre d’évènements, la surdétermination reste un problème à resoudre. Cet article affirme que le problème peut avoir une solution en se traitant de la variable dépendente comme soustype d’un phénomène de caractère général. Toutefois, la conclusion à laquelle 1’auteur arrive est que, dane les Sciences Sociales, la possibilité de consubstanciei ce geme de généra.lisation est pente.
Georg Simmel e o judaísmo – Entre a emancipação e a assimilação
A relação de Georg Simmel (18581918) com o judaísmo é cercada de ambigüidades, assim como o é a própria relação dos judeus com a Alemanha e a Europa em geral na segunda metade do século XIX e início do XX. Referir essas ambigüidades umas às outras pode ajudar na compreensão das duas relações, e é este 0 objetivo do artigo. Simmel sempre evitou tematizar a questão judaica. Tanto sua experiência individual de judeu assimilado quanto a vivência da assimilação (com discriminação) pelo grupo étnico enquanto tal passaram praticamente em silêncio em seus ensaios sociológicos e filosóficos. O artigo trabalha informações esparsas deixadas por seus contemporâneos (Max Weber, Ernst Bloch, Werner Sombart etc.), retoma dados biográficos, inventaria os raros momentos de sua obra em que tangencia a questão e, situando-os no quadro mais amplo do processo de assimilação dos judeus na Europa, em especial na Alemanha guilhermina, relaciona-os com o pensamento desse sociólogo-filósofo que foi um entusiasta da assimilação plena e recíproca, um dos defensores mais otimistas da cidadania moderna, forma que abstrai o indivíduo-cidadão de suas diferenças coletivas adscritas e, ao mesmo tempo, um dos mais sensíveis analistas da estratégica situação sociológica doa outsiders.Georg Simmel and Judaism – Between Emancipation and Assimilation
Georg Simmel (1858-1918)’s relationship with Judaism is surrounded by ambiguities, as is the Jews’ relationship with Germany and Europe in general in the second half of the 19th and early 20th centuries. To compare these ambiguities among themselves can help understand both relationships – and this is the aim of the article. Simmel has always avoided turning the Jewish question roto an issue. Both his individual experience as an assimilated Jew and the experience of assimilation (with discrimination) by an ethnic group as such are practically unmentioned in his sociological and philosophical essays. The article works with the somewhat sparse information left by ris contemporaries (Max Weber, Ernst Bloch, Werner Sombart, and others), uses biographical data, lista the rare opportunities where Simmel mentions the issue. The broader context of the assimilation of Jews in Europe, especially in the Germany of Kaiser Wilhelm, is related, in this article, to the work of this sociologist and philosopher, an enthusiast of full and reciprocal assimilation and one of the most optimistic paladins of modern citizenship, a form that abstracta individuals and citizens from their registered differences. Simmel was, at the game time, one of the most sensitive analysts of “outsiders”‘ strategic sociological situation.Georg Simmel et le judaïsme – Entre 1’émancipation et 1’assimilation
La relation entre Georg Simmel (185 8-1918) et le judaïsme est entourée d’ambigüitées. De même est la relation des juifs avec 1’Allemagne et 1′ Europe en génér al, dans la seconde moitié du 196 siècle et début du 206. Le but de Particle est référer ces ambigüités les unes aux autres, contribuam ainsi à la compréhension des deux relations. Simmel a touj oura évité discuter la question judaïque. Son expérience personnelle de juif assimilé et de 1’assimilation (accompagnée de discrimination) par le groupe ethnique en tant que tel ont passé pratiquement en silence dans ses essais sociologiques et phylosophiques. L’article travaille des informations éparses laissées par ses contemporains (Max Weber, Ernst Bloch, Werner Sombart etc.), reprend des données biographiques, fait 1’inventaire des rares moments de son oeuvre dana lesquels il touche à cette question et, tout en les situant dans le cadre le plus ample du processus d’assimilation des juifs en Europe, spécialement dans 1’Allemagne de Guillaume, en fait une relation avec la pensée de ce sociologuephylosophe qui a été un enthousiaste de 1’assimilation pleine et réciproque, des défenseurs les plus optimistes de la cidadanie moderne, forme qui abstrait 1’individu-citoyen de ses diffërences collectives reçues et, en même temps, un des plus sensibles analistes de la situation sociologique stratégique des outsiders.
A microssociologia de Gabriel Tardes
O texto procura mostrar como Gabriel Tarde, sociólogo francês da virada do século que conheceu ampla notorie dade em vida, mas cuja obra caiu num profundo ostracismo após a morte, elaborou um articulado discurso microssociológico, muito distinto dos outros discursos que estavam então sendo produzidos, principalmente do de Durkheim, seu grande opositor.Centrado na análise das microrrelações de repetição, oposição e adaptação que se desenvolvem num plano onde a distinção entre o social e o individual perde toda nitidez, o discurso microssociológico de Tarde encontra sua atualidade no fato de desnaturalizar os fenômenos de seme lhança e de identidade e sua singularidade no fato de fazer de sua microssociologia uma sociologia da diferença.
Gabriel Tarde’s microsociology
Gabriel Tarde, French sociologist of the turn of the century, was well known during his lifetime but was almost totally ignored after his death. In this text the author tries to show that Tarde produced a very well elaborated microsociological discourse, very different from other discourses that were produced at the time (especially that of Durkheim, Tardes major opponent). Centered in the analysis of microrrelations of repetition, opposition and adaptation that develop on a plane where the difference between the social and the individual loses ali clarity, Tardes micro sociological discourse has become contemporary because it denaturalizes the phenomena of similarity and identity. It is also unique because it turns its microsociology finto a sociology of difference.La micro-sociologie de Gabriel
Gabriel Tarde a été un sociologue français du tournant du siècle qui a connu la notoriété encore en vie. Son oeuvre, cependant, est tombée dans un profond ostracisme après sa mort. Ce texte veut montrer comment il a élaboré un discours microsociologique très articulé, très différent de ceux qui étaient alors produits, surtout celui de Durkheim, s on grand opp osant. Centré sur 1’analyse des micro-relations de répétition, opposition et adaptation se développant dans un plan oh la distinction entre le social et 1’individuel perd toute sa netteté, le discous micro -sociologique de Tarde trouve, d’une part son actualité dans le fait de dénaturaliser les phénomènes de ressemblance et d’identité, d’autre part sa singulièreté dans le fait de faire de sa microsociologie une sociologie de la différence.
Entre as razões de crer e a crença na razão
Um paradoxo há alguns anos vem interpelando intelectuais e agentes vinculados às pastorais populares inspiradas na Teologia da Libertação: precisamente naquelas experiências em que a religião exerceu um papel vital para a mobilização popular, percebe-se em seguida uma gradativa porém nítida perda de influência do religioso, uma laicização das consciêücias e das práticas que contraria a alentada perspectiva de um reencontro duradouro e harmonioso entre a fé e a política. Considerando como referência empírica o trabalho pastoral desenvolvido junto aos agricultores sem terra do Rio Grande do Sul, pretende-se demonstrar que as tensões em questão, mais do que resultado de uma politização excessiva da religião, ou de um curso natural dos movimentos, expressam uma mudança cultural fundamental, em marcha no meio urbano e rural, caracterizada pela racionalização e pela secularização do pensamento. Ao suscitar o interesse popular e a participação nos movimentos sociais e na política, a pastoral de.libertação não bloqueia esse processo; antes, o intensifica, minando as bases socioculturais que tornavam possível e eficaz o trabalho de formação a partir do religioso. Mais precisamente, a nova práxis social a que a pastoral conduz exerce um efeito’ modulados e acelerador da mudança cultural, provocando um deslocamento do referencial religioso na consciência popular.Between the Reasons for BeGeving and the Belief in Reason
For several years a paradox has challenged intellectuals and agents linked to the popular religious movements inspired by the Theology of Liberation. Precisely in the instances where religion played a critical role on popular mobilization there was, subsequently, a gradual, but clear, loss of influence of religion, a secularization of awareness and practice that contradicts the prospect of a lasting and harmonious encounter of faith and politics. Taking as empirical reference the work developed vis-à-vis landless farmers in Rio Grande do Sul the author shows that the tensions in question, more than the result of an excessive religious politicization or of a natural course of the popular movements, mirrors a fundamental cultural change in progress in the urban and rural environment, marked by rationalization and by the secularization of thought. While it arouses popular interest and participation in social movements and politics the popular religious movement of the Theology of Liberation doesn’t block this process but, on the contrary, intensifies it, eroding the social and cultural bases that made grassroots work based on a religious perspective possible and efective. More precisely, the new social praxis that the religious movement adopts has a modulating and accelerating effect on cultural change, provoking a dislocation of the religious reference in popular awareness.Entre les raisons de croire et la croyance en la raison
Depuis quelques années un paradoxe interpèle intellectuels et agents liés aux pastorales populaires inspirées de la Théologie de la Libertation: précisément ces expériences sur lesquelles la religion a exercé un rôle importam pour la mobilisation populaire, on apperçoit une gradative pourtant claire pene d’influence du religieux, une laïcisation des consciences et des pratiques qui contrarie la forte perspective d’une rencontre durable et harmonieuse entre la foi et la politique. En ayant comme référence empyrique le travail pastoral développé auprès des cultivateurs sans teme de Rio Grande do Sul, on veut démontrer que les tensions en question, plus que le résultat d’une politisation excessive de la religion ou d’un cours naturel des mouvements, expriment un changement culturel fondamental, arrivaïlt dans le milieu urbain et rural, caractérisé par la racionalisation et par la sécularisation de la pensée. En suscitánt 1’interêt populaire et la participation dans les mouvements sociaux et la politique, la pastorale de libertation ne bloque pas ce procès; il 1’intensifie, détruisant les bases socio-culturelles qui rendaient possible et efficace le travail de formation en partant du religieux. Plus précisément, la nouvelle praxis sociale à laquelle la pastorale conduit exerce un effet modulateur et accelerateur de changement culturel, provoquant un déplacement de la référence religieuse dans la conscience populaire.
Estado e governo em Jean Bodin
A partir do conceito de soberania, Jean Bodin (1530-1596) rejeita a idéia clássica de governo misto e a classificação das constituições em formas corretas e degeneradas, estabelecé a distinção entre Estado e governo e efetua a escolha da melhor forma de Constituição. Este artigo pretende expor e analisar essas concepções, mostrando que a contribuição de Bodin ao pensamento político não se limita à elaboração da teoria da soberania.Jean Bodin and the Concepts of State and Government
Jean Bodin (1530-1596), based onthe con cept of sovereignty, rejects the classical idea of a mixed government and the classification of constitutions finto correct and degenerate forms. He establishes a distinction between the State and the government and chooses the best form of Constitution. This article intends to expose and analyze these concepts, showing that Bodin’s contribution to political thought goes beyond the development of the theory o f sovereignty.Etat et gouvernement d’après Jean Bodin
En partam de 1’idée de sobéranie, Jean Bodin (1530-1596) refuse 1’idée classique de gouvernement mixte et la classification des constitutions en des formes conectes et dégénérées, établit la distinction entre Etat et gouvernement et effectue le choix de la meilleur forme de constitution. Cet article veut exposer et analyser ces conceptions, tout en montrant que la contribution de Bodin à la pensée politique n’est pas limitée à 1’élaboration de la théorie de la sobéranie.
A sociabilidade dos idosos cariocas e parisienses: em busca de estratégias para preencher o vazio da inatividade
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o papel dos espaços públicos na sociabilidade dos aposentados parisienses e cariocas. Paris e Rio de Janeiro são duas grandes cidades que sofreram um processo intenso de urbanização-industrialização e a modificação das relações sociais trouxe à ordem do dia o individualismo, o anonimato e a solidão. No entanto, há brechas nessa imagem da “cidade selvagem”, nas quais ainda se reproduz a sociabilidade de ontem, das cadeiras na calçada. As praças e praias estão entre os poucos espaços públicos gratuitos da cidade, o que permite aos aposentados freqüentá-los assiduamente. Ao tecer relações sociais;-eles constroem um sistema de seleção em suas relações de amizade e mesmo nas amorosas – pautado por critérios de pertencimento a um grupo de idade e a um território determinado. As manifestações de sociabilidade inauguram, para os aposentados, uma nova maneira de conceber sua imagem. Reconhecer a. importância dessas práticas sociais permite a melhor compreensão dos mecanismos de construção da identidade ligada à idade e, portanto, uma nova representação da velhice. A identificação do peso que a sociabilidade, tecida nos espaços públicos, adquire na vida cotidiana dos idosos, permite também uma reflexão sobre as transformações das relações familiares: a mudança do papel desempenhado no grupo familiar não produz a ruptura dos laços familiares, mas a convivência não é mais praticada predominantemente no seio familiar.The sociability of the elderly in Rio de Janeiro and Paris: seeking strategies to fill the emptiness of inactivity
The aim of this study is to analyze the contribution of public areas to the social relations of retired elderly persons in Paris and Rio de Janeiro. Both big cities underwent an intensive process of urbanization and industrialization; the changes in social relations induced the growth of individualism, anonymity and loneliness. Nevertheless, the single image of “cities gone wild” proves partly inaccurate, as the former style of social relations has not yet disappeared. Squares and beaches are the few free and available areal in a city and, as such, can be visited frequently by retired persons. By establishing new social contacts in these places the elderly are able to select partners as friends and even for love; the selection is governed by a common feeling of belonging to an age group and to a given territory. These social manifestations among retired elderly person opens a new phase in the development of their selfimage. Acknowledging the importance of this type of social behavior leads to the improved comprehension of the mechanisms of identity-building linked to old age and, thus, to a new representation of old age. Clarifying the importance, for the retired, of the social relations established in public places also leads to an evaluation of the transformation of kinship relations. The ties between the members of a family are not threatened, but close ties and sociability now occur more frequently away from the family.La sociabilité des personnes agées de Rio de Janeiro et Paris: à la recherche de stratégies pour remplir le vide de 1’inactivité
Cet étude a eu comme but analyser le rôle des espaces publiques dans Ia sociabilité des retraités parisiens et cariocas. Paris et Rio de Janeiro sont deux grandes villes qui ont souffert un intense processus d’urbanisationindustrialisation; le changement des relations sociales a amené 1’individualisme, 1’anonymat et la solitude. Cependant, il y a des lacunes duns cette image de’ “ville sauvage” dans lesquelles se reproduit la sociabilité de hier. Les places et les plages se trouvent entre les quelques espaces publics gratuits de la. ville, ce qui permet aux retraités de les fréquenter assidúment. En ordonnant des relations sociales, ils construisent uri système de sélection dans ses liens d’amitié – et même ceux d’amour – reglé par des critères d’appartenance à un groupe d’âge et à un territoire déterminé. Les manifestations de sociabilité établissent, pour les retraités, une nouvelle façon de concevoir son image. Reconnaitre 1’importance de ces pratiques sociales permet de mieux comprendre le mécanismes de construction de 1’identité liée à 1’âge et, par conséquent, une nouvelle représentation de la vieillesse. L’identification du poids que la sociabilité, organisée dans les espaces publiques, acquiert dans la vie quotidienne des gens agées, permet aussi une reflexion à propos des transformations des relations familiales.
O alimento-signo nos novos padrões alimentares
Nos últimos anos se observa uma proliferação de produtos alimentares, dentre os quais se destacam os naturais, os diet e os light. Esse fenômeno, que indica mudanças no âmbito do consumo, parece ter no Brasil uma amplitude social restrita à população de média e alta renda; mas seu impacto no âmbito simbólico é abrangente, pois remete a processos de significação dos alimentos menos delimitados socialmente. Neste artigo exploramos esta última dimensão, recorrendo para tanto a um enfoque multidisciplinar. Primeiramente, analisamos a alimentação em sua dimensão simbólica, destacando aquelas significações dominantes na sociedade contemporânea. Em seguida nos referimos à tendência à produção do alimento como signo, identificando diversos dispositivos tecnológicos que intervêm no processo de produção de significações. Por último, observamos que a alimentação na sociedade contemporânea se relaciona também com a constituição de identidades sociais.The food-sign of the new eating standards
In the last years we have observed the expansion of food products including “natural”, “diet” and “light” foods. In Brazil this phenomenon, that indicates changes in demand, seems to have a social breadth restricted to the average and high incorre population. However, its impact is greater in the symbolic sphere, because it involves processes related to the meaning of food, less socially limited. In this article we explore this latter dimension through a multicentric approach. First of all we analyze the symbolic dimension of food, emphasizing the dominam meanings in contemporary society. Next we refer to the tendency to produce food as a sign, identifying several technological devices involved in the process of production of meanings. Finally, we observe that food, in contemporary society, is also related to constituting social identities.La nourriture-signe dans les nouveaux modèles alimentaires
Dans les dernières années on observe une prolifération de produits alimentaires, parmi lesquels se détachent les naturels, les diet et les light. Ce phénomène, qui dénote des changements dans la consommation, semble avoir au Brésil une étendue sociale restreinte à la population de moyens et hauts revenus; mais son impacte symbolique est généralisé, car il renvoie à des processas de signification des nourritures moins délimitées. Dans cet article noas étudions cette dernière dimension, ayant pour autant recours à une vision multi -disciplinaire. D’abord, noas analysons 1’alimentation dans sa dimension symbolique, en faisant ressortir les significations dominantes dans la société contemporaine. Ensuite noas noas référons à la tendance à la production de la nourriture comme signe, identifiant plusieurs dispositifs technologiques qui interviennent dans les processos de production de significations. Dernièrement, noas observons que 1’alimentation dans la société contemporaine est en relation avec la construction d’identités sociales. - A destruição da classe operária inglesa?