Forçando as Grades da Jaula de Ferro: Burocratização e Informalização no Capitalismo e no Socialismo e outros assuntos.
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- Forçando as Grades da Jaula de Ferro: Burocratização e Informalização no Capitalismo e no Socialismo
David Stark
| ÍNTEGRA) - A Transformação dos Regimes Fabris no Capitalismo Avançado
Michael Burawoy
| ÍNTEGRA)
- Identidades em Conflito: Técnicos e Peões na Petroquímica da Bahia
Antônio Sérgio Alfredo Guimarães e Michel Agier
| ÍNTEGRA) - Entre Perón e o Patrão: Reflexões sobre os Alcances de uma Homologia
Federico G. Neiburg
| ÍNTEGRA)
- A Crise de Paradigmas na Sociologia
Octavio Ianni
| ÍNTEGRA) - Mercado de Arte e Campo Artístico em São Paulo (1947/1980)
José Carlos Durand
| ÍNTEGRA)
RESENHAS (ÍNTEGRA)
- Estado e Trabalho na Sociologia Crítica de Claus Offe
Isabel de Assis Ribeiro de Oliveira
Forçando as grades da jaula de ferro: burocratização e informalização no capitalismo e no socialismo
Apesar de algumas semelhanças, a economia informal do capitalismo e a segunda economia do socialismo não são equivalentes funcionais nem correspondentes estruturais. Ambas as economias informais são respostas à burocratização; porém, pelo fato de as origens, localizações e formas de racionalização diferirem de um sistema social para outro, as conseqüências da informalização também são diferentes. Nas economias de mercado, os códigos classificatórios da burocratização reguladora racionalizam as relações entre empregadores e empregados e promovem os direitos de cidadania dentro da firma. Uma economia informal é produto de esforços para circunscrever a contabilidade às racionalizações explícitas das convenções burocráticas. Funciona segundo princípios discrepantes das normas dos mercados internos de trabalho, mas congruentes com os princípios de mercado que coordenam a economia formal. Nas economias de planejamento centralizado do socialismo de Estado, ao contrário, a burocratização redistributiva desloca, em vez de complementar, os processos de mercado. Onde a informalização responde às contradições da redistribuição, as embrionárias relações de mercado da segunda economia são incongruentes com os princípios burocráticos que coordenam a economia formal e, na verdade, estimulam a institucionalização das relações de mercado e a expansão dos direitos de propriedade dentro da empresa socialista. Como esfera de atividade relativamente autónoma do Estado, a segunda economia é uma fonte de mudança fundamental, refazendo as instituições econômicas do socialismo.
Bending the bars of the iron cage: bureaucratization and informalization in capitalism and socialism
Despite some important similarities, capitalism’s informal economy and socialism’s second economy are not functional equivalente or structural counterparts. Both informal economies are responses to bureaucratization; but because the sources, loci, and forms of rationalization differ across the two social systems, the consequentes of informalization differ as well. In market economies, the classificatory todos of regulatory. bureaucratization rationalize the relations between employers and workers and promote citizenship rights inside the firm. An informal economy is the product of efforts to circumvent accountability to the explicit rationalizations of bureaucratic conventions. It operates according to principles disparate from those of the roles of internal labor markets but congruent with the market principles that coordinate the formal economy. In the centrally planned economies of state socialism, by contrast, redistributive bureaucratization displaces rather than complementa market processes. Where informalization responde to the contradictions of redistribution, the embryonic market relations of the second economy are incongruent with the bureaucratic principles that coordinate the formal economy and, in fact, stimulate the institutionalization of transactive market relations and the expansion of property rights inside the socialist enterprise. As a sphere of activity relatively autonomous from the state, the second economy is a source of fundamental change remaking the economic institutions of socialism.
Pour forcer la cago de for: bureaucratisation et inf ormalisation dane le capitalismo et dane le socialismo
Malgré quelques ressemblances, 1’économie informelle du capitalismo et la seconde économie du socialismo ne sont pas dos équivalentes fonctionnelles pas plus que dos correspondentes structurelles. Les deux économies informelles sont une réponse à la bureaucratisation; étant donné que les origines, localisations et formes de rationalisation diffèrent d’un système social à 1’autre, les conséquences de 1’informalisation sont ëgalement différentes. Dane les économies de marché, les todos de classification de la bureaucratisation régulatrice, servem à rationaliser les relations entre employeurs et employés et à promouvoir les droits du citoyen au sein de la firme. Une économie informelle est le produit d’efforts pour circonscrire la comptabilité aux rationalisations explicites dos conventions bureaucratiques. Elle fonctionne selon dos príncipes différents dos normas dos marchés internes du travail, plus compatibles avec les príncipes de marché qui coordonnent 1’économie formelle. Dans les économies de planification centralisée du socialismo d’état, au contraire, la bureaucratisation déplace, au liou de les complémenter, les processos de marché. Lorsque 1’informalisation répond aux contradictions de la redistribution, les relations de marches embryonnaires de la seconde économie sont incompatibles avec les príncipes bureaucratiques qui régissent 1’économie formelle et, en fait, stimulent 1’institutionalisation dos relations de marché et 1’expansion dos droits de propriété dane 1’entreprise socialiste. La seconde économie – sphère d’activités relativement autonome de 1’état – est une source de transformation fondamentale, refaisant les institutions économiques du socialismo.
A transformação dos regimes fabris no capitalismo avançado
O ensaio analisa a reprodução das relações sociais no trabalho como estruturadas por aparelhos de produção ou regimes fabris – ouseja, instituições específicas que regulam os conflitos em torno de remunerações, condições de trabalho e cargos. Desenvolve o conceito de regimes hegemônicos, nos quais o fator mais importante é a ação do Estado. Estabelece uma comparação entre quatro configurações nacionais de regulação estatal dos regimes fabris. Na última seção do ensaio propõe a emergência de uma nova política de produção, no período contemporâneo, denominada de despotismo hegemônico.The changing face of factory regimes under advanced capitalism
The paper views the reproduction of social relations at work as being structured by production apparatuses or factory regimes – specific institutions that regulate struggles over pay, conditions and status. It develops the notion of hegemonic regimes, where the active role of the state is the most crucial factor. A comparison is made among four national configurations of state regulation of factory regimes. The final section, considers the emergente of a new despotic production politics in the contemporary period, called hegemonic despotism.
Aspects changeants des régimes industrieis dans le système capitaliste avancé
L’article analyse la reproduction des relations sociales en milieu de travail. D’après 1’auteur, elles sont structurées par les appareils de production ou régimes industrieis – institutions spécifiques qui règlementent les luttes salariales, conditions de travail et statut. Il expose la notion de régimes hégémoniques, oú le rôle joué par 1’Etat représente le facteur le plus décisif. Quatre configurations nationales de réglementation de régimes industrieis par 1’État ont servi de base de comparaison. La dernière partie de 1’article étudie 1’émergence d’une nouvelle politique de production despotique, dans le contexte actuei, denomée despotisme hégémonique.
Identidades em conflito: técnicos e peões na petroquímica da Bahia
O artigo contém uma análise do processo de diferenciação de classe e de status entre dois segmentos operários da indústria química na Bahia: os trabalhadores qualificados e .os semiqualificados. A análise busca identificar os símbolos de distinção que operam ao nível da fábrica, da vizinhança e da família e que revestem diferentes práticas culturais. A intenção é descobrir os mecanismos pelos quais as representações dos sujeitos e as suas práticas operam sistematicamente uma adequação entre trajetórias de vida e posições de classe. Assim, cada espaço social de interação é tomado da perspectiva de agentes dotados de um passado, de um projeto e de uma visão de classe. Cada identidade social, portanto, é estritamente relacionada a uma trajetória.Identities in conflict: technicians and “peons” in the petrochemical industry of Bahia
The article analyses the process of differentiating class and status between two segments of laborers in Bahia’s petrochemical industry – skilled and semi-skilled workers. The analysis seeks to identify the distinguishing symbols that mold different cultural practices, at the factory, neighborhood, and family leveis. The goal is to discover the mechanisms by which representations of subjects and their practices systematically work to achieve an adequation between courses of life and positions of class. Each space of social interaction is considered from the perspective of agents endowed with a past, with a project, and with a vision of class. Each social identity is thus tightly linked to a course of life.Identités conflictuelles: techniciens et O.S. dans la petrochimie à Bahia
L’article présente une analyse du processus de différentiation de classe et de statut entre deux segments de Ia main d’oeuvre de 1’industrie chimique à Bahia: les ouvriers qualifiés et les semi-qualifiés. Le but de 1’analyse est de discerner les symboles de distinction opérant au niveau de 1’usine, du voisinnage et de Ia famille et qui revêtent la forme de pratiques culturelles variées. Elle se propose de découvrir les mécanismes par lesquels les représentations des sujets et leurs pratiques opèrent systématiquement une adéquation entre Ia trajectoire du vécu et Ia position de classe. Ainsi, chague espace social d’interaction est pris dans Ia perspective d’agents dotés d’un passé, d’un projet et d’une représentation de classe. Toute identité sociale est donc st.rictement liée à une trajectoire.
Entre Perón e o patrão: reflexões sobre os alcances de uma homologia
O objetivo do artigo é estudar os alcances das identificações e homologias que os habitantes e trabalhadores de uma “fábrica com vila operária”, situada na província de Buenos Aires, constroem para representar suas relaões com o patrão e com Perón. Analisam-se minuciosamente os dois complexos de relações sociais implicados em cada caso; presta-se particular atenção às articulações entre ambos os casos e aos alcances e conseqüências da mediação sindical nos dois casos. O artigo propõe tomar essas identificações e homologias como instrumento analítico e afirma a necessidade de transformá-las em parte do objeto de análise, observando-as como construções sociais. Conclui-se propondo uma dupla tarefa de “desnaturalização” em relação às próprias representações dos objetos sociais e à uma extensa tradição das ciências sociais que costuma tomar como dadas situações semelhantes.
Between peronism and patronage: reflections on the scope of a homology
The paper examines the scope of identifications and homologies that the residents and workers of a workers’ village (owned by a factory and located in the province of Buenos Aires) construct to represem their relations with their bosses and with Peronism. The two sets of social relations implied in each case are analysed in depth, with special attention placed on articulations between the two and on the scopes and consequentes of union mediation in each case. The paper proposes that these identifications and homologies be used as an analytical tool; it affirms the need to transform them roto part of the object of analysis and examine them as social constructions. In conclusion, it is proposed that â twofold task of “denaturalization” be undertaken: in relation to the representations of social objects and in relation to social science’s pervasive tradition of taking similar situations for granted.
Entre le péronisme et le patronage: réflexions sur la portée d’une homologie
Cet article présente une étude sur la portée des identifications et des homologies élaborées par les habitants et les travailleurs d’une “fabrique-cité ouvrière” situëe dans la province de Buenos Aires afin de représenter leurs rapports avec leur patron et Peron. L’auteur analyse minutieusement les deux complexes de rapports sociaux ayant trait à chague tas; il se penche plus particulièrement sur les articulations les reliam entre eux ainsi que sur la portée et les conséquences à leur égard de la médiation syndicale. Il propose que ces représentations et ces homologies assumem le rôle d’instruments d’analyse et affirme qu’il est nécessaire de les intégrer à 1’objet de 1’étude, de les considérer comme des constructions sociales. En conclusion, il propose la réalisation d’une double tâche de “dénaturation” en ce qui concerne les représentations mêmes des objets sociaux et aussi en ce qui concerne toute une tradition des sciences sociales pour laquelle de telles situations constituem des données.
A crise de paradigmas na sociologia
A controvérsia sobre paradigmas na Sociologia ainda não terminou. A força e a presença dos clássicos continua a desafiar os teóricos contemporâneos. As propostas relativas ao individualismo metodológico, escolha racional, ator social, identidade, diferença, cotidiano e outros enfoques teóricos não alcançam mais repercussão, além de círculos restritos.
Ocorre que os contemporâneos, empenhados na crítica dos clássicos, estão inovando pouco. Eles propõem a redefinição do objeto da sociologia, mas pouco inovam no âmbito teórico. Salvo as contribuições originais relativas ao estruturalismo e à hermenêutica, a maioria reitera explicações positivistas, evolucionistas, funcionalistas, típico-ideais e dialéticas.Sociology’s paradigm crisis
Sociology has not yet seen the controversy surrounding its paradigma come to an end. The strength and presente of the classics stands as a continued challenge to contemporary theoreticians. Proposals involving methodological individualism, rational choise, the social actor, identity, difference, the everyday, and other theoretical approaches have no repercussions beyond reduced circles. Busy criticízing the classics, contemporary theoreticians have not been very innovative; they propose to redefine the object of sociology but fail to innovate much in the theoretical realm. Except for original contributions dealing with structuralism and hermeneutics, most limit themselves to reiterating positivist, evolutionist functionalist, ideal-type, and dialectical explanations.La crise de paradigmes en sociologie.
La controverse sur les paradigmes en Sociologie n’est pas encore terminée. La force et la présence des classiques continuent à défier les théoriciens contemporains. Les propositions relatives à 1’individualisme mëthodologique, choix rationnel, acteur social, identité, différence, quotidien et autres aspects théoriques n’ont de résonnance que dana des cercles restreints.
Il se trouve que les contemporains, engagés dana la critique des classiques, montrent peu d’esprit innovateur. Ils proposent la redéfinition de 1’objet du socialisme, mais n’apportent rien de nouveau dans le domaine théorique. Hormis des contributions originales relatives au structuralisme, à 1’herméneutique, la plupart dentre eux réitère des argumentations positivistes, évolutionnistes, fonctionnalistes, dialectiques et de type-idéal.
Mercado de arte e campo artístico em São Paulo (1947/1980)
A ideologia carismática da gratuidade da arte contribui para uma visão deturpada dos efeitos no mercado da pintura sobre as condições de trabalho de pintores, críticos e demais intermediários.
Analisando a formação do mercado no contexto da constituição do campo artístico em São Paulo e em função das propriedades sociais de pintores, críticos, jornalistas e marchands, que são historicamente variáveis, o artigo aponta os efeitos positivos da venda de telas para a carreira de pintor. E mostra o quanto as reservas em relação ao mercado de arte devem a uma percepção elitista e contraditória do trabalho estético.The art market and the field of art in São Paulo (1947/1980)
The charismatic ideology that holds to the gratuitousness of art contributes to a deformed view of the effects of the art market on the working conditions of painters, critics, and other intermediaries. The article analyses the formation of the art market both in the context of the formation of the field of art in São Paulo and also as a result of the social properties of painters, critics, journalists, and art dealers, properties which have varied historically. Against this background of analysis, the positive effects that the cale of paintings have on the career of a painter are pointed out. It is shown how much reservations concerning the art market are the product of an elitist and contradictory perception of aesthetic labor.Le marché de l’art et le domaine artistique à São Paulo (1947/1980)
L’idéologie charismatique de la gratuité de 1’art fournit une vision déformée des effets du marché de la peinture sur les conditions de travail des peintres, critiques, et autres intermédiaires.
L’article fait ressortir les effets positifs de la vente des toiles sur la carrière du peintre. On y analyse la formation du marché en tenant compte de 1’ensemble des éléments du domaine artistique à São Paulo et en fonction des caractéristiques sociales des peintres, critiques, journalistes et marchands, historiquement variables. Il montre également à quel point les réserves vis-à-vis du marché de 1’art émanent d’un cliché élitiste et contradictoire du travail esthétique. - Forçando as Grades da Jaula de Ferro: Burocratização e Informalização no Capitalismo e no Socialismo