Com enorme tristeza a ANPOCS se junta às manifestações de pesar pelo falecimento de Neide Esterci, professora do Departamento de Antropologia da UFRJ. Neide graduou-se em Ciências Sociais pela UFJF (1965), cursou o mestrado em Antropologia no Museu Nacional/UFRJ (1972), e o doutorado em Ciência Política na USP (1985).

Lecionou por quatro décadas na UFRJ, universidade a qual dedicou enorme trabalho institucional e de formação de pesquisadores e pesquisadoras. Não é possível contar a história da área de estudos rurais no Brasil sem nos determos no trabalho inovador de Neide, tanto com suas pesquisas realizadas na Amazônia, com seus estudos sobre a peonagem e no Nordeste brasileiros, com destaque para suas pesquisas sobre o campesinato, desdobradas em temas como trabalho, conflitos socioambientais, dominação e resistência fazem parte do escopo de problemas longamente tratados pela professora.

Obras como Conflito no Araguaia: peões e posseiros contra a grande empresa (1987) e Escravos da desigualdade: um estudo sobre o uso repressivo da força de trabalho hoje (1994) tornaram-se referências incontornáveis para os estudos rurais brasileiros, ajudando a complexificar debates sobre o trabalho e o trabalhador rural, bem como a ampliar o alcance de debates sobre conflitos fundiários e seus desdobramentos, incluindo a questão ambiental, que também de modo pioneiro Neide ajudou a construir como agenda de pesquisa na área de estudos rurais.

Juntamente com sua contribuição autoral própria, Neide também formou gerações de pesquisadores e pesquisadoras na área, de modo direto ou indireto. É digno de destaque sua atuação institucional que contribui enormemente para o enraizamento da temática dos estudos rurais na pós-graduação brasileira. Na ANPOCS, Neide esteve à frente da criação de diferentes Grupos de Trabalho que se dedicaram a reunir debates e a mapear as complexidades do mundo rural brasileiro, e suas múltiplas interfaces temáticas e disciplinares.

Seu compromisso com a dignidade de trabalhadores e trabalhadoras rurais é mais uma das belas marcas de sua trajetória intelectual, a um só tempo comprometida com a realidade das pessoas que vivem na e da terra e com a produção de conhecimento inovador sobre tais universos sociais.

Deixamos nosso abraço solidário e fraterno à família, amigos/as e colegas da professora Neide Esterci.

[Foto: https://memov.com.br/site/index.php/component/content/article/13-pesquisadores/141-neide-esterci?Itemid=101]

Deixe um comentário