
A ANPOCS manifesta seu apoio ao ofício enviado à diretoria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP pela ANPUH-Brasil e ANPUH-SP em solidariedade à comunidade da FFLCH diante dos ataques recentes. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa da liberdade acadêmica, da convivência democrática e da integridade das instituições de ensino, unindo-nos aos esforços pela preservação de um ambiente universitário seguro, plural e comprometido com a excelência e os valores democráticos.
Leia na íntegra:
São Paulo, 22 de Agosto de 2025
À Diretoria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
Assunto: Apoio institucional diante de agressões políticas na FFLCH
Prezada Direção,
A Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil e a Associação Nacional de História – Seção São Paulo vêm manifestar sua solidariedade à comunidade da FFLCH diante do grave episódio de 16 de agosto, quando provocadores de ultradireita invadiram, pela quinta vez desde maio, o vão de História e Geografia, hostilizando estudantes e tentando impedir a realização da Olimpíada de Xadrez.
Este episódio, somado a outros ataques recentes, constitui uma afronta direta à liberdade acadêmica, à convivência democrática e ao pleno funcionamento das atividades universitárias. É inaceitável que a violência política adentre o espaço acadêmico e ameace a segurança e a dignidade de estudantes, docentes e servidores/as.
A ANPUH-Brasil e a ANPUH-SP reafirmam seu apoio às medidas já adotadas pela Direção junto à Procuradoria Geral da USP e às autoridades competentes, e colocam-se à disposição para colaborar em ações conjuntas de defesa da Universidade.
Ressaltamos, ainda, que a campanha +História, lançada recentemente por nossa entidade em São Paulo com respaldo nacional, fortalece a luta por mais espaço, mais reconhecimento e mais proteção ao ensino de História em todos os níveis. A defesa da FFLCH é parte essencial desta mobilização ampla contra o apagamento e o sucateamento das ciências humanas.
Estamos certos de que somente com firmeza institucional e articulação coletiva poderemos enfrentar tais ameaças e garantir que a USP siga como um espaço plural, democrático e de excelência.
Atenciosamente,
Francivaldo Alves Nunes Presidente – ANPUH-Brasil
Everaldo Andrade Presidente – ANPUH-SP