Condicionantes do Desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil (1930-1964 ) e outros assuntos.
-
- Condicionantes do Desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil (1930-1964 )
Sergio Miceli
| ÍNTEGRA) - Marxismo, Nacionalismo e Cultura: Caio Prado Jr. e a Revista Brasiliense
Fernando Papaterra Limongi
| ÍNTEGRA)
- A Força do Novo: por uma nova sociologia dos conhecimentos modernos no Brasil
Simon Schwartzman
| ÍNTEGRA) - Classes Sociais e Movimentos Sociais na América Latina – perspectivas e realidades
Fernando Calderón Elizabeth Jelin
| ÍNTEGRA)
- Para onde vai a China?
Hélgio Trindade
| ÍNTEGRA)
RESENHAS (ÍNTEGRA)
- Modelos de Sociedade e escolha racional
Plinio Dentzien
Condicionantes do Desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil (1930-1964)
O artigo trata dos condicionantes estruturais que presidiram à “construção institucional” das ciências sociais brasileiras, valendo-se sobretudo do confronto entre os casos paulista e carioca. As dimensões e o perfil da organização universitária, os padrões de apoio governamental, as relações entre os participantes das novas disciplinas com a atividade política, as características da demanda social onde foram recrutadas as gerações pioneiras de cientistas sociais profissionais, e as principais transformações dos mercados internos de produção e difusão do trabalho intelectual, constituem algumas das variáveis explicativas desse momento na história dos cientistas e das ciências sociais no país.Factors of the Development of the Social Sciences in Brazil (1930-1964)
The article deals with structural factors which guided the institutional construction of the Brazilian social sciences, making use chiefly of the confrontation between the “paulista” and “carioca”cases. The dimensions and the outline of the universitarian organization, the patterns of governmental support, the relations between the participants of the new disciplines and the political activities, the characteristics of the social context from where the pioneer generations of professional social scientists were recruited, the main transformations of the internal markets of production, and the diffusion of the intelectual work constitute some of the explanatory variables of this moment in the history of the social scientists and the social sciences in the countryCaractéristiques du Conditionnement du Développement des Sciences Sociales au Brésil. (1930-1964)
L’article étudie les caractéristiques structurelles du conditionnement qui sont à 1’origine de la «construction institutionnelle» des sciences sociales brésiliennes, envisageant surtout les cas de São Paulo et de Rio. Les dimensions et le profil de 1’organisation universitaire, les modèles de 1’appui gouvernemental, les rapports entre les participants des nouvelles disciplines et 1’activité politique, les caractéristiques de la demande sociale où furent recrutées les générations pionières de savants sociaux professionnels et les principales transformations des marchés internes de production et de diffusion du travail intellectuel: voilà quelques-unes des variables explicatives de ce moment dans 1’histoire des savants et des sciences sociales au Brésil.
Marxismo, Nacionalismo e Cultura: Caio Prado Jr. e a Revista Brasiliense
O artigo visa oferecer as linhas básicas para uma contextualização da Revista Brasiliense no interior do debate político e cultural de sua época. São exploradas, inicialmente, as suas relações com o P:C.B., do qual seus principais colaboradores eram membros, e com o movimento nacionalista, do qual a revista pretende ser seu representante mais conseqüente. A posição singular assumida pela revista no debate político-ideológico do período, isolando-se de todas as forças políticas, sugere que um outro eixo, que não político, seja fundamental para a compreensão da publicação. A análise detecta vínculos com o mundo cultural paulista, cujas especifidades encontram-se espelhadas na revista. A importância destes vínculos evidencia-se no fato de permitirem que as barreiras políticas sejam transpostas, aproximando publicações como a R.B. e Anhembi. Nestes termos, a visão da publicação a que chega a análise atenua a sua dimensão político-programática, normalmente sobreestimada, ao tempo que sublinha seus vínculos com o mundo cultural paulista.
Marxism, Nationalism and Culture
The article aims at offering the basic lines for setting the “Revista Brasilense” (Brasiliense Magazine) within the context of the political and cultural debates of its time. Initially are explored its relations with the Brazilian Communist Party (PCB), of which its main contributors were members, and with the nationalist movement, of which the magazine intended to be the most consequent representative. The singular position adopted by the magazine in the political-idiological debate of the period, isolating itself from every political force, sugests that another target, not a political one, is essential for the comprehension of the publication. The analysis detects links between the publication and the «paulista» cultural world, whose particularities are reflected in the magazine. The importance of theses links becomes evident with the fact that they allow political obstacles to be hurdled, approaching to publications such as “Brasiliense” and “Anhembi”. Thus, this analysis lessens the usually overrated political-programmatic dimension of the publication and emphasizes its links with the “paulista” cultural world.
Marxisme, Nationalisme et Culture
Cet article vise à offrir les lignes de base pour une contextualization de la Revue Brasiliense dans le débat politique et culturel de son époque. Au début, il s’agit de ses rapports avec le P. C. B., dont ses principaux collaborateurs étaint membres, et le mouvement nationaliste, dont la revue prétend être le représentant le plus conséquent. La singulière position assumée par la revue dans le débat politico-idéológique de cette période, s’isolant de toutes les forces politiques, suggère qu’un autre axe, non politique, peut être fondamental pour la compréhension de la publication. Cette analyse détecte des liens avec le monde culturel de São Paulo, dont les spécificités se reflètent dans la revue. C’est grâce à ces liens que les barrières politiques peuvent être franchies et que des publications telles que R.B. et Anhembi sont rapprochées. C’est en ces termes que la vision de la publication à laquelle arrive 1’analyse atténue la dimension politico-programmatique, généralement sur-estimée, en même temps qu’elle souligne les liens avec le monde culturel de São Paulo.
A Força do Novo: por uma Sociologia dos Conhecimentos Modernos no Brasil
A introdução de conhecimentos modernos na sociedade brasileira se dá em condições históricas e sociais muito distintas daquelas do contexto europeu em que surgiram e isto tem conseqüências discerníveis sobre a maneira pela qual elas são apropriadas e utilizadas pelos diversos grupos sociais. A análise deste processo revela um padrão geral de introdução de novos conhecimentos no ápice da pirâmide social, evoluindo depois para um período de institucionalização e profissionalização, e culminando em um processo de “entrincheiramento”. Na primeira fase, o conhecimento novo tende a se apresentar como ideologia de transformações sociais; na segunda, predominantemente como atividade científica especializada; e na última, como ideologia de autodefesa. As implicações políticas, ideológicas e epistemológicas destes processos são discutidas para várias áreas de conhecimento.The Power of the New: a Sociology of Modern Knowledge in Brazil
The introduction of modern knowledge into the Brazilian society takes place in historical and social conditions which are very distinct from those of the European context, where this knowledge appeared. And this fact has discernible consequences on the way they are appropriated and utilized by the several social groups. The analysis of this process discloses a general pattern in the introduction of new knowledge in the top of the social pyramid, followed by a period of institutionalization and professionalization, culminating in the process of “entrenchment”. In the first stage, the new knowledge tends to be presented as an ideology of social transformations; in the second, predominantly as a specialized scientific activity; in the last one, as a self-defensive ideology. The political, ideological and epistemological implications of theses stages are discussed concerning several fields of knowledge.
La Force du Nouveau: Pour une Sociologie des Connaissances Modernes au Brésil
L’introduction des connaissances modernes dans la société brésilienne se fait dans des conditions historiques et sociales très différentes de celles du contexte européen où elles ont surgi et c’est la façon par laquelle les divers groupes sociaux les approprient et les utilisent qui nous perment d’en saisir les conséquences. L’analyse de ce processus révèle un modèle général d’introdution des nouvelles connaissances au sommet de la pyramide, évoluant ensuite vers une période d’institutionalisation et de professionnalisation et finissant par un processus de “retranchement”. Dans la première phase, la nouvelle connaissance tend à se présenter comme une idéologie des transformations sociales; dans la seconde, surtout comme une activité scientifique, spécialisée; et dans la dernière, comme une idéologie d’autodéfense. Les implications politiques, idéologiques et epistémologiques de ce processus sont discutées dans plusieurs domaines de connaissance.
Classes Sociais e Movimentos Sociais na América Latina – perspectivas e realidades
O artigo discute a transformação ocorrida na situação latino-americana, no sentido da perda progressiva de impulso das orientações e práticas de movimentos sociais que pretendiam modelos nacionais independentes ou transformações classistas acabadas. Os últimos quinze anos caracterizam-se como um processo de crise do paradigma industrialista em suas diferentes versões (populista, classista ou liberal), bem como das ambições explicativas e interpretativas globalizantes. Esse contexto mais recente está marcado pela emergência de novos atores sociais e novas práticas coletivas que não mais apresentam as orientações holísticas dos movimentos «clássicos» das décadas anteriores. Movimentos feministas, geracionais, urbanos, étnicos, de direitos humanos, etc., assinalam não só maior diferenciação e fragmentação das identidades sociais envolvidas, mas orientações e práticas que não se propõem metas globalizantes e que enfatizam dimensões mais propriamente sociais e culturais. Não obstante, parecem sinalizar uma nova forma de fazer política e anunciam formas novas e originais de organização societária. Seu significado e o interesse analítico que despertam está em fornecerem evidências de transformações profundas na lógica social que obrigam a repensar o dinamismo e a historicidade de nossas sociedades.
Social Classes and Social movements in Latin America perspectives and realities
The article discusses the transformation ocurred in the Latin American situation, concerning the progressive loss of impulse in the directions and practices of social movements which intended to create independent national models or complete classicist transformations. The last fifteen years were characterized by a process of crisis of the industrialist paradigm in its different versions – populist, classist or liberal -, as well as by the crisis of explicative ambitions and comprehensive interpretations. This more recent context is marked by the emergence of new social actors and new collective practices which are not directed by the holistic orientations of the “classic” movements of the preceding decades. Feminist, urban, ethnical movements, movements related to human rights etc. point out not only a larger differentiation and fragmentations of the social identities involved in the process, but also orientations and practices which do not aim at comprehensive goals and emphasize more properly the social and cultural dimensions. Despite of that, they seem to point towards a new way of conducting political affairs, annoucing new and original forms of societary organization. Their meaning and the analytic interest they raise consist in the fact that they provide evidences of deep transformations in the social logic, what obligates the reconsiderations of the dynamism and the historicity of our societies.
Classes Sociales et Mouvements Sociaux en Amerique Latine perspectives et réalités
L’article discute de la transformation de la situation latinoaméricaine, dans le sens de la perte progressive de 1’impulsion des orientations et des pratiques de mouvements sociaux qui prétendaient étre des modèles nationaux indépendants ou des transformations de classe finies. Les derniers quinze ans se caractérisent par un processus de crise du paradigme d’industrie dans ses différentes versions (populiste, de classe ou libérale), aussi bien que des ambitions explicatives et interprétatives globalisantes. Ce contexte plus récent est marqué par 1’émergence de nouveaux facteurs sociaux et de nouvelles pratiques collectives qui ne présent plus les orientations holistiques des mouvements “classiques” des décennies antérieurs. Des mouvements féministes, de générations, urbains, ethniques, pour les droits de 1’Homme, etc, signalent non seulement une plus grande différentiation et fragmentation des identités sociales en question, mais aussi des orientations et des pratiques qui ne proposent pas d’objectifs culturels. Nonobstant, ils indiquent apparemment une nouvelle manière de faire de la politique et annoncent des formes nouvelles et originales d’organisation de la société. Leur signification et 1’intérêt analytique qu’ils éveillent se trouvent dans les évidences des transformations profondes dans la logique sociale qui obligent à repenser le dynamisme et 1’historicité de nos sociétés.
Para onde vai a China?
O artigo propõe-se a analisar o processo atual de “modernização à la chinesa” sob um duplo aspecto: primeiro, buscando articular a relação entre as transformações da sociedade chinesa e seus efeitos sobre a instituição universitária. A Universidade aparece, a partir da segunda metade do século XIX, com a crise do Império Chinês e a penetração das potências imperialistas em seu território, no bojo de um movimento intelectual sob a influência das ideologias dominantes na Europa, atravessa a fase socialista ortodoxa sob a influência soviética, transformando-se radicalmente com a Revolução Cultural para, enfim, tornar-se uma das instituições-chave da China atual, modernizando e diversificando suas estruturas. Segundo, discute as alternativas da evolução recente da sociedade chinesa, em que o autor propõe a hipótese interpretativa que mais do que um processo de ruptura com socialismo e da inserção gradual da China na via capitalista, trata-se de um movimento na direção inversa, ou seja, de restauração do marxismo-leninismo adaptado aos desafios tecnológicos do mundo contemporâneo. A ruptura básica do atual reformismo chinês não seria, necessariamente, com a via socialista mas com as distorções provocadas pela utopia e voluntarismo maoísta.
Where is China going to?
This articles intends to analyze the present process of “modernization in the Chinese way” according to two aspects: first, searching the connection between the transformations in the Chinese society and their effects on the universitarian institution. The university emerges in the second half of the 19th Century with the crisis of the Chinese Empire and the penetration of the Imperialist Powers into its territory, in the heart of and intelectual movement influenced by the prevailing ideologies in Europe, goes through the ortodox-socialist phase under the sovietic influence, changing radically with the Cultural Revolution, and finally becomes one of the key-institutions in the present day China, modernizing and diversifying its structures. Second, discussing the alternatives of the recent evolution of the Chinese society. The author proposes an interpretative hypoteses which consists of taking this evolution not as a disruption with socialism and a gradual insertion of China in the capitalist path, but as a movement to the opposite direction, i.e. a movement of restoration of the Marxism-Leninism in order to adapt China to the technological challenges of the contemporary world. The basic rupture of the present chinese reformism would not necessarily be towards the socialist path but towards the distortions provoked by the Maoist utopia and voluntarism.
Ou va la Chine?
Cet article se propose analyser le processus actuel de «modernisation à la chinoise» sous un double aspect: premièrement, cherchant à articuler le rapport entre les transformations de la société chinoise et ses effets sur 1’institution universitaire. L’Université surgit, à partir de la deuxième moitié du XIXe. siècle, aves la crise de 1’Empire Chinois et la pénétration des puissances impérialistes dans son térritoire, au sommet d’un mouvement intellectuel sous l’influence des idéologies dominantes en Europe, traverse la période socialiste ortodoxe sous 1’influence soviétique et se transforme radicalement avec la Révolution Culturelle pour en arriver enfin à l’une das institutions-clé de la China actuelle, modernisant et diversifiant ses structures. Deuxièment il discute des alternatives de 1’évolution récente de la société chinoise, où 1’auteur propose une hypothèse interprétative: plutôt qu’un processus de rupture avec le socialisme et d’entrée graduelle de la China dans la vie capitaliste, il s’agit d’un mouvement dans la direction inverse, soit, de restauration du marxisme-leninisme adapté aux défis technologiques du monde conteporain. La rupture fondamentale de 1’actuel réformisme chinois ne se produirait pas nécessairement avec la vie socialiste, elle serait plutôt la conséquence des distorsions provoquées par 1’utopie et 1’autoritarisme maoiste. - Condicionantes do Desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil (1930-1964 )