“Cordialidade e Civilidade em Raízes do Brasil” e outros assuntos.
Sumário
Rev. bras. Ci. Soc. v.5 n.12 Rio de Janeiro fev. 1990
- Cordialidade e Civilidade em Raízes do Brasil
George Avelino Filho
(RESUMO | ÍNTEGRA) - A Dialética da Tradição
Angela de Castro Gomes
(RESUMO | ÍNTEGRA)
- A Parábola do Espelho: Identidade e Modernidade no Facundo de Sarmiento
Antonio Mitre
(RESUMO | ÍNTEGRA) - O Pluralismo de Antonio Candido
Mariza G. S. Peirano
(RESUMO | ÍNTEGRA)
- Racionalidade e Normas Sociais
Jon Elster
(RESUMO | ÍNTEGRA) - À Margem de Lógicas Transcendentes: Etnometodologia e Teorias de Decisões Judiciárias
Renan Springer de Freitas
(RESUMO | ÍNTEGRA)
RESENHAS (ÍNTEGRA)
- “Marx Hoje”, de Jon Elster
Carlos Eduardo Baesse de Souza
Cordialidade e Civilidade em Raízes do Brasil
O artigo analisa a obra de Sérgio Buarque de Holanda opondo as idéias de cordialidade e civilidade. A cordialidade é apresentada a partir da sua relação com o processo de colonização portuguesa no Brasil e com um tipo de socialização rural e doméstica. A oposição com a civilidade – expressão da sociabilidade em sociedades urbanizadas e modernas – é discutida a partir da possibilidade de se evitarem os “males” de uma sociedade impessoal e racionalizada e da necessidade de se atenderem, principalmente do ponto de vista político, às novas exigências de uma sociedade em transformação.
Sergio Buarque de Holanda’s work is analyzed, departing from the opposition between the ideas of cordiality and of civility. Cordiality is related to the process of Portuguese colonization of Brazil and to a rural and domestic kind of socialization. The opposition between civility (the expression of sociability in modern, urbanized societies) and cordiality is discussed both in terms of the possibility o f avoiding the “evils” of an impersonal, rationalized society and in terms of the need ta meet the new demands of a society in transformation, particulary in the political arena.
Le présent article s’attache à analyser l’oeuvre de Sérgio Buarque de Holanda à partir de l’opposition qui s’y fait jour entre lés notions de cordialité et de civilité. La cordialité y est présentée dans la perspective de son rapport au processus de colonisation que les Portugais ont instauré au Brésil ainsi qu’à un certain type de socialisation rurale et domestique. L’opposition que l’auteur établit avec la civilité – forme d’expression de la sociabilité dans les sociétés urbanisées et modernes – est discutée tant à partir de la possibilité de se prémunir contre tes “maux” d’une société impersonnelle et rationalisée, que du besoin de répondre, surtout du point de vue politique, aux nouvelles exigentes d’une société en mutation.
A Dialética da Tradição
O artigo propõe-se realizar uma aproximação entre Sérgio Buarque de Holanda e Oliveira Vianna. São analisados dois conceitos-chave presentes em duas obras desses autores: Raízes do Brasil e História Social da Economia Capitalista no Brasil. Propõe-se que os conceitos de cordialidade e espírito do pré-capitalismo ocupar uma posição de equivalência estrutural nos dois livros. Procura-se demonstrar que ambos são construídos a partir de um diagnóstico sobre o Brasil que trabalha com os mesmos elementos básicos e desemboca numa apreciação sobre o “homem brasileiro” surpreendentemente convergente.
This paper proposes to approximate Sérgio Buarque de Holanda and Oliveira Vianna, two authors identified as paradigmatic figures in Brazilian social thought. For this purpose, two key concepts present in their works Raízes do Brasil and História social da economia capitalista no Brasil are analyzed, with the view these concepts (i.e., cordiality and the spirit of precapitalism) occupy a position of structural equivalente in the two books. The main idea is to show that both are constructed out of a diagnosis of Brazil wich deals with the same basic elements and wich results in a surprisingly convergent appraisal of the “Brazilian man”
Cet article a pour objectif de rapprocher Sérgio Buarque de Holanda et Oliveira Vianna, deux auteurs qui constituent des paradigmes de la pensée sociale brésilienne. On analysera à cet ef fet deux concepts clés présents dans deux de leurs oeuvres: Racines du Brésil et Histoire Sociale de l’Économie Capitaliste au Brésil. Le texte veut montrer que ces deux concepts – cordialité et esprit de pré-capitalisme – occupent une position structurelle équivalente dans les deux livres. Il s’agit de démontrer que tons deux sont construits à partir d’un diagnostic sur le Brésil, qui se sert des mêmes éléments de base et qui aboutit à une critique de “l’homme brésilien” étonnement convergente.
A Parábola do Espelho: Identidade e Modernidade no Facundo de Sarmiento
Este ensaio discorre sobre o problema da identidade cultural no Facundo de D. F. Sarmiento. Trata-se de apreender o significado essencial, a mensagem da obra, contrastando o horizonte escatológico e cosmopolita do autor com a consciência reflexiva de nosso tempo; propenso à imanência e ao paroquialismo. A partir desta perspectiva; interpreta-se a clássica dicotomia Civilização/Barbárie; mostrando como, através das figuras de Facundo e Rosas, Sarmiento revela não só a natureza híbrida – conflitiva – do processo de constituição da Argentina – moderna, como também os dilemas fundamentais inerentes à modernidade como tal.
The problem of cultural identity in D. F. Sarmiento’s Facundo is discussed and an effort made to grasp the essential meaning, or message, of the work. The escathological and cosmopolitan horizon wich was part of the author’s viewpoint is contrasted with the reflective consciousness of our era, an era which, tends toward immanence and parochialism. The classical, dichotomy civilization/barbarism is interpreted from this perspective, showing how Sarmiento uses the characters of Facundo and Rosas to reveal not only the hybrid (conflictive) nature of the process of building a modern Argentina but also the fundamental dilemmas inherent to modernity as such.
Cet essai a pour thème le, problème de l’ideútité culturelle tel qu’il est représenté dans le Facundo de D. F. Sarmiento. Il s’efforce d’appréhender la signification essentielle, le message de l’oeuvre tout en opposant l’horizon escathologique et cosmopolite propre à l’únivers de l’auteur à la consciente reflexive de notre temps, encline à l’immanence et à l’esprit de chapelle. C’est dans cette perspective que la dichotomie classique Civilisation/Barbarie est interprétée. Il est montré comment, à travers les personnages de Facundo et Rosas, l’auteur révèle non seulement la nature hybride – et conflictuelle – du processus de constitution de l’Argentine moderne mais encore les dilemnes fondamentaux propres à la modernité en tant que telle.
O Pluralismo de Antonio Cândido
O artigo situa Antonio Cândido na linhagem das ciências, sociais brasileiras. Baseando-se em suas obra acadêmica e literária, em longa entrevista, e numa reflexão sobre o campo político e cultural em que seu pensamento se formou, o teto indaga sobre as possíveis trajetórias no interior de um mesmo horizonte intelectual e cultural. Procura-se resgatar o pluralismo da abordagem de Antonio Cândido, mostrando-se a afinidade dos seus trabalhos com o pensamento antropológico e questionando-se a interdisciplinaridade nas ciências sociais.
The paper is intended to situate Antonio Cândido in the genealogy of Brazilian social sciences. The spectrum of possible options within one sole intellectual and cultural environment is discussed, based on Candido’s academic and literary works, on a lenght interview and on the political and cultural back ground against which his thought took form. The pluralism of his approach, is recaptured, the affinity between his works and the anthropological thought is, identified, and the interdisciplinary nature of social sciences is questioned.
L’article se propose de situer Antonio Candido dons la lignée des chercheurs en sciences sociales au Brésil. A partir de son oeuvre scientifique et littéraire, d’un long entretien et d’une réflexion sur le chame politique et culturel qui, a servi de cadre à sa pensée, l’article s’interroge sur les possibles trajectoires à l’intérieur d’un même horizon intellectuel et culturel. Le pluralisme de sac démurche est relevé, ainsi que les af finités de ses trcivaus avec l’anthropologie. L’article pose la question de l’interdisciplinarité des sciences sociales.
Racionalidade e Normas Sociais
Discussão sobre a origem e os mecanismos de manutenção das normas sociais e as tentativas de interpretá-las exclusivamente pela ótica da racionalidade, da utilidade e da promoção de interesses particulares e coletivos. O autor sugere a relevância de se explorar a concepção alternativa de que as normas sejam propensões e disposições psicológicas dos indivíduos.
The origin of social norms and the mechanisms used to preserve them are discussed. The paper questions the ef forts to interpret these norms solely from the viewpoint of rationality, utility and the promotion of collective and self-interest. An alternative conception is proposed: that social norms are psychological propensities and dispositions of individuals.
L’article analyse l’origine et les mécanismes de préservation des normes sociales ainsi que les tentatives de les interpréter exclusivement sous l’angle de la rationalité, de l’utilité et de la mise en avant d’intérêts. L’article explore aussi la conception des normes comme des penchants et des dispositions psychologiques propres aux individus.
À Margem de Lógicas Transcendentes: Etnometodologia e Teorias de Decisões Judiciárias
O artigo discute o argumento etnometodológico de que as ciências sociais e a atitude de senso comum são fundadas numa mesma operação de vinculação da inteligibilidade dos fenômenos a uma lógica que transcende os métodos de abordagem. São examinadas teorias correntes de decisões judiciárias, bem como as teorias organizacional e dramatúrgica. O autor defende o argumento de que as decisões judiciárias não são aleatórias porque se subordinam a uma lógica decisória, mas porque são ancoradas num método dotado de propriedades estáveis: o método do homem razoável.
The ethnomethodological argument that social sciences and the common sense attitude are based on the same operation, that is, on linking the intelligibility of phenomena to some logic which transcends the method of approach, is discussed. Current theories on judiciary decisions, as well as organizational and dramaturgical theories, are examined. It is argued that judiciary decisions are not aleatory because they are subordinated to some decision-making logic, but because they are anchored in a method with stable properties: the method of the reasonable man.
L’article analyse l’argument éthnométhodologique selon lequel les sciences sociales et les sens commun sont fondés sur la relation entre l’intelligibilité des phenomènes et une logique transcendante aux méthodes d’approache. L’auteur analyse quelques théories courantes sur les décisions judiciaires, aussi bien que les théories organísatioelle et dramaturgique. Les décisions judiciares ne sont pas aléatoires parcé qu’elles sont subordonnées à une quelconque logique de décision, mais parce qu’elles sont ancrées dans une méthode dotée de propriétés stables: la méthode de l’homme raisonnable.