Cortando as amarras: fragmentação e dignidade na modernidade hoje e outros assuntos.
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- Cortando as amarras: fragmentação e dignidade na modernidade hoje
Paul Rabinow
| ÍNTEGRA) - O pesadelo da amnésia coletiva: um estudo sobre os conceitos de memória, tradição e traços do passado
Myrian Santos
| ÍNTEGRA) - Municipalismo, nation-building e a modernização do Estado no Brasil
Marcus André B. C. de Melo
| ÍNTEGRA) - Lideranças empresariais e problemas da estratégia liberal no Brasil
Eli Diniz e Renato Boschi
| ÍNTEGRA) - Fazendo a “coisa certa”: rastas, reggae e pentecostais em Salvador
Olívia Maria Gomes da Cunha
| ÍNTEGRA) - A economia da vida e da morte
Amartya Sen
| ÍNTEGRA)
RESENHAS (ÍNTEGRA)
- Comendo como gente: formas de canibalismo Wari’ (Pakaa Nova), de Aparecida Villaça
Robin M. Wright - Retóricas da intransigência, de Albert Hirshman
Esther Hamburger - O contrato sexual, de Carole Pateman
Tania Fontolan - Razões da desordem, de Wanderley Guilherme dos Santos
Cláudio Gonçalves Couto - O reverso das vitrines, de Irlys Barreira
Glória Diogenes - Saudade, vídeo de Bela Feldman-Bianco
Patrícia Monte-Mór
Cortando as Amarras:Fragmentação e Dignidade na Modernidade Hoje
O caso de John Moore versus Conselho da Universidade da Califórnia, em que Moore requeria direitos de propriedade sobre uma linhagem de células feita a partir de tecido de seu corpo e patenteada por um cientista da universidade, encerra muitos dos elementos fundamentais dos debates contemporâneos em torno do corpo: quais suas fronteiras, quem o possui e por que tais debates despertam nossa curiosidade. Um dos argumentos centrais do artigo é o seguinte: não é exatamente verdadeiro, como tantas vezes se diz, que o que nos deixa culturalmente despreparados é a “novidade” da tecnologia contemporânea. Nosso despreparo também decorre da obliteração da “antigüidade” de tantas dentre as suposições e práticas sobre as quais se apóia essa tecnologia contemporânea-suposições e práticas que espreitam à margem, inquestionadas, nesses casos que contextualizam a tecnologia e modelam nossas questões e respostas. Este artigo é, em suma, uma tentativa de mapear o regestalteamento da verdade e da virtude, do corpo e da pessoa, através da análise de um estudo de caso, com o objetivo de recensear as formas de regulamentação da vida e a produção de valor emergentes hoje em dia entre aqueles a quem confiamos o direito de falar a verdade sobre a vida.Severing the Ties: Fragmentation and Dignity in Late Modernity
The case of John Moore v. the Regents of the University of California, in which Moore sued for property rights in a cell line made from his tissue and patented by a university scientist, encapsulates many of the key elements in contemporary debates about the body, what its boundaries are, who owns it, and why these debates arouse our curiosity. A central argument of this paper is that it is not quite true, as is so often asserted, that it is the “newness” of contemporary technology that leaves us culturally unprepared. It is also the effacement of the “oldness” of so many of the background assumptions and practices that lurk unexamined at the edges in these cases which contextualize the technology and frame our questions and responses. In sum, this paper is an attempt to map the regestalting of truth and virtue, body and person, through the examination of ore case study. I want to chart the forms of life-regulation and the production of value emergent today among those we have authorized to speak the truth about life.Pour Trancher les Liens: Fragmentation et Dignité dans la Modernité Aujourd’hui
Les cas John Moore vs Conseil de 1′ Universit6 de Californie, dans lequel Moore réclamait des droits de proprieté sur une ligne de céllules établie à partir de tissu provénant de sor corps, contient plusieurs des éléments fondamentaux des débats contemporains à propos du corps: quels sont ses limites, qui le possède et pourquoi ces debats attirent tellement 1’attention. L’auteur considère, par exemple, qu’il n’est pas complètement vrai -comme on le dit souvent-que la “nouveauté” de la technologie contemporaine est seule responsable de nos lacunes culturelles, mais aussi la suppr6ssion de “1’ancienneté” de tant de croyances et practiques de fond, qui épient, non-examinées, tout autour de ces cas qui contextualisent la technologie et encadrent nos questions et nos réponses. Cet article essaie en somme de cartographier la regestaltisation de la vérité et de la vertu, du corps et de la personne, à travers 1′ examen d’ une étude de cas. L’auteur entreprend 1’inventaire des formes de régulation de la vie et la production de valeur emergeante aujourd’hui parmi ceux à qui nous avons confie le droit de dire la vérité à propos de la vie.
O Pesadelo da Amnésia Coletiva: um Estudo Sobre osConceitos de Memória, Tradição e Traços do Passado
O artigo propõe-se analisar os conceitos sociológicos de memória, tradição e traços do passado, bem como suas implicações para o pesadelo da amnésia coletiva, que consiste na crítica à irracionalidade ou ao controle totalizante presente nas sociedades contemporâneas. São investigados conceitos-chave presentes nas obras de Maurice Halbwachs, Ulric Neisser, Herbert Marcuse, Michel Foucault e Walter Benjamin. Procura-se demonstrar que os conceitos sociológicos analisados não são incompatíveis e que eles se complementam, numa abordagem que compreende diferentes aspectos da memória vistos como fruto de experiências humanas ocorridas socialmente, com dinâmica e historicidade próprias.The Nightmare of CollectiveAmnesia: Study of the Concepts of Memory, Tradition and Traces of the Past
This paper aims to analysing the sociological concepts of memory, tradition and traces of the past, as well as its implications to the nightmare of collective amnesia, meaning a critic of the irrationality or the totalizing control present in contemporary societies. The Author examines key- concepts present in works by Maurice Halbwachs, Ulric Neisser, Herbert Marcuse, Michel Foucault and Walter Benjamin, focusing sociological concepts that not only are not incompatible with one another but are complementary. This approach includes several aspects of the memory, perceived as a result of human experiences socially occurred that present their own dynamics and historicity.Le Cauchemar de 1’Amnésie Collective: Étude des Concepts de Mémoire, Tradition et Traces du Passé
Cet étude entreprend d’ analyser les concepts sociologiques de mémoire, tradition et traces du passé, aússi bien que les implications de ces concepts pour le cauchemar de 1’amnésie collective, c’est à dire la critique de 1’irrationalité ou du contrõle totalisant présent dans les soci6t6s contemporaines. L’auteur étudie quelques concepts fondamentaux des oeuvres de Maurice Halbwachs, Ulric Neisser, Herbert Marcuse, Michel Foucault et Walter Benjamin. On essaie de montrer que les concepts sociologiques analysés non seulement n’ont pas d’incompatibilit6 les uns avec les autres, comme en realité ils se complementent à travers un abordage qui considère différents aspects de la mémoire, perçus comme résultat d’expériences humaines survenues socialement et ayant dynamique et historicité propres.
Municipalismo, Nation-building e a Modernização do Estado no Brasil
O presente texto explora analiticamente as origens e o desenvolvimento da ideologia municipalista e sua relação com a modernização do Estado no Brasil. Nesse sentido são analisados: a genealogia do municipalismo e sua relação com o liberalismo e a ideologia antiurbana da República Velha; o discurso antifederalista e a prática municipalista no Estado Novo; os desdobramentos institucionais da ideologia municipalista durante a redemocratização do país no pós-guerra; a Associação Brasileira de Municípios e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); e a conversão do municipalismo – na década de 50, quando perde sua vinculação com o agrarismo – em instrumento racionalizador da moderna gestão urbana no país.Municipalism, Nation-Building and State Modernization in Brazil Marcus André B. C. de Mello
This work explores analytically the origins and development of municipalist ideology, as well as the role it played in State modernization in Brazil. In this sense, the Author analyses: the genealogy of municipálism and its relationship to liberalism and anti-urban ideology in the Old Republic; anti-federalist discourse and municipalist practice during Estado Novo; institutional implications of the municipalist ideology during the country’s redemocratization in the postwar period; Brazilian Association of Municipalities (IBAM); and the conversion of municipalism – during the fifties, when it loses its ties with agrarianism – into a rationalizing instrument of modem urban management in Brazil.Municipalisme, Nation-building et Modernisation de 1’État au Brésil
L’auteur analyse les origines et le d6véloppement de 1’idéologie municipaliste et examine sa participation dans la modernisation de 1’État brésilien. En particulier, il analyse la généalogie du municipalisme et les liens qui 1’unissaient au liberalisme et à 1’idéologie anti-urbaine de la Vieille République; le discours antifederaliste et la pratique municipaliste pendant 1’Estado Novo; les implications institucionelles de 1’idéologie municipaliste pendant la redémocratisation du pays à 1’époque du post-guerre; I’Association Brésilienne des Municipalités (IBAM); et la transformation du municipalismedans les années 50, quand s’interrompent ses liens avec 1’agrarianisme – en un instument rationalisateur de la modernè’ administration urbaine au Brésil.
Lideranças Empresariais e Problemas da Estratégia Liberal no Brasil Eli Diniz e Renato Boschi
O presente artigo tem como objetivo central analisara estratégia adaptativa de um dos núcleos mais expressivos do empresariado brasileiro em face das mudanças de teor econômico e político características da última década. O estudo faz parte de uma pesquisa que os autores vêm desenvolvendo sobre as transformações recentes na estrutura de representação dos interesses industriais, marcadas pela modernização das entidades tradicionais e pela criação de novas organizações empresariais precipuamente voltadas para a ação no plano ideológico e político. Baseia-se em trinta entrevistas em profundidade realizadas com lideranças da FIESP, do IEDI, do PNBE e dos Institutos Liberais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A análise focaliza a percepção de tais lideranças acerca das antigas e novas organizações empresariais, dando destaque à questão das continuidades e rupturas em relação ao padrão historicamente consolidado e à avaliação da capacidade de resposta do setor empresarial aos desafios no momento de crise e transição vivido pelo país. Em segundo lugar, discute a visão das elites entrevistadas acerca de alguns dos itens básicos da pauta de reformas, como privatização, liberalização, abertura da economia e integração regional. Finalmente, procura detectar a percepção de tais elites quanto ao estágio atual das relações capital/trabalho e sua avaliação sobre a viabilidade política de soluções negociadas para o enfrentamento da crise.Entrepreneur’s Leaderships and Problems of the Liberal Strategy in Brazil Eli Diniz e Renato Boschi
The main point of this article is studying the adaptative strategy of one of the most expressive groups of Brazilian entrepreneurs before economical and political changes taking place in this last decade. The study i s part of aresearch developed by the Authors, on recent changes in the structure of representation of the industrial interests, marked by the modernization of traditional entities and the establishment of new class organizations aiming to take action both in the ideological and political domains. It is based on thirty years’ in depth interviews with FIESP, IEDI, PNBE and the Liberal Institutes of Rio and São Paulo’s leaders. The analysis focuses on those leaders’ views concerning their old and new class entities, highlighting the question of continuities and ruptures as to the model historically consolidated, as well as the evaluation of those entities’ reactive capacity in these times of cri sis and change. Secondly, the article discusses the opinion of the interviewed elites on such topics as privatization, liberalization and regional integration. Finally, it focuses those elites’ perception of the relationship capital/labor in the present moment, as well as their views on the political possibility of negotiated solutions to the crisis.Les Organisations de Classe des Entrepreneurs et les Problèmes de la Stratégie Libérale an Brésil Eli Diniz e Renato Boschi
Le premier but de cet article est d’ étudier la stratégie adaptative d’un groupe très expréssif d’entrepreneurs brésiliens en face des changements éconondques et politiques characteristiques des dix derni6res années. L’étude intègre une recherche developpée par les auteurs à propos de transformations récentes dans la structure de représentation des interêts industriels, dont la modernisation des entités traditionnelles et la création de nouvelles organisations de classe tournées vers Faction idéologique et politique. L’étude s’appuie sur trente entretiens en profondeur avec des leaders de FIESP, IEDI, PNBE et des Instituts Libéraux de Rio de Janeiro et São Paulo. L’ analyse se penche sur la perception de ces dirigeants de classe à propos des anciennes et nouvelles organisations d’ entrepreneurs, tout en examinant particuli6rement la question des continuités et ruptures vis-à-vis le patron historiquement consolidé, et 1’éváluation de la capacité de réponse du secteur des entrepreneurs aux défis, dans ce moment de crise et transition vécu par le pays. Deuxièmement, on y discute la vision des elites interviewées en ce qui concerne quelques uns des éléments fondamentaux de 1′ agenda des réformes – tels que privatisation, liberalisation, ouverture de 1’économie et intégration régional. Finalement, l’article essaie de comprendre la pérception de ces elites en ce qui concèrne le stade actuel des relations capital/travail et son évaluation de la viabilité politique de solutions negotiées pour faire face à la crise.
Fazendo a “Coisa Certa”: Rastas, Reggae e Pentescotais em Salvador
A imagem do rasta, exótica na visão de uns e violenta na de outros, tem sido construída a partir de uma multiplicidade de “misturas” no campo das idéias e práticas políticas, sinais de religiosidade e apropriação de influências culturais. No cenário baiano, ora enfatizando mais um desses “ingredientes” ora se opondo à adoção de outros, o “rasta” deixa de ser um único estilo de apropriação das idéias rastafari e se multiplica em inúmeras possibilidades de vivenciá-las. A associação entre reggae, rastafarianismo e pentecostalismo, por exemplo, parece estranha. Entretanto, tal “encontro” se concretizou numa experiência específica vivenciada por um grupo de jovens negros baianos. O artigo pretende abordar alguns temas que envolvem essa diversidade e ao mesmo tempo focalizar uma experiêncialimite: o caso da conversão de jovens oriundos de um grupo conhecido pela radicalidade de suas experiências em torno do rastafarianismo – a Legião Rastafari -, a uma igreja pentecostal. A complexidade de tal encontro parece não residir na profunda distância que opõe a visão de mundo rastafari da pentecostal, mas nas possíveis “passagens” e “traduções” construídas e empregadas em sua legitimação.Doing the “Right Thing”:Rastas, Reggae, and Pentecostals in Salvador Olívia Maria Gomes da Cunha
The image of the “rasca”, which some consider exotic and others violent, has been and is constructed after a multiplicity of “mixtures” in the field of political ideas and practices, marks of religiosity and apropriation of cultural influences, In the Bahia scene, making his own personal use of these several “ingredients”, the “rasta” isn’t anymore a unique style of appropriation of the rastafari ideas, but multiplies himself in many possibilities of living those ideas. The association between reggae, rastafarianism and pentecostalism, for example, seems strange. Notwithstanding, this “confluence” did take place, in a specific experience lived by a group of young blacks from the state of Bahia. This article intends to approach some questions involved in this diversity and at the same time focus a limit-experience: the case of the conversion of a group of young people known for the radicality of their experiences inspired in rastafarianism – the Rastafari Legion -, to a pentecostal church. The complexity of this confluence does not reside, apparently, in the great distance between rastafari and pentecostal world visions, but in the possible “passages” and “translations” constructed and employed in their legitimation.Rastas, Reggae et Penteeostaux à Salvador Olívia Maria Gomes da Cunha
L’image du rasca, éxotique ou violente, a été et est eonstruite á partir d’une multipliçité de “mélanges” dans le champ des id( es et pratiques politiques, marques de réligiosïté et appropriation d’influences çulturelles. Vans le scénario de 1’état de Bahia, parfois appuiant davarittage sur un des “ingredients”, parfois s’opposant à 1′ adoption d’un autre, le rasta n’ est plus un style unique d’ appropriation des idées rastafaris,, mais se multiplie dans plusieurs possibilités de les vivre, L’association reggael rastafarianisme/ pentecostalisme, par exemple, parait étrange. De même, il faut dire que cette “rencontre” s’est effectuée, dans une experience spécifique vécue par un groupe de jeunes noirs de Bahia. Cet article a 1’intention de discuter quelques questione soulevées par cette diversité et au même temps d’étudier une exp6riencelimite: le cas de la conversion de jeunes gens originellement appartenant à un groupe connu par la radicalité de ses expériences inspirées dans le rastafarianisme-la Ugion Rastafari-, à une église pentecostale. La complexité de cette rencontre ne réside pas, apparement, dans la profonde distance entre les visions de monde rastafari et pentecostale, mais dans les possibles “passages” et “traductions” construites et employées à sa légitimation.
A Economia da Vida e da Morte
O fato de um país pobre poder atingir melhorias na área da saúde e uma maior expectativa de vida, obtendo uma situação comparável, em diversos aspectos, à das nações mais ricas, tem imensas implicações políticas. Indiferentemente do sucesso que se possa obter através da expansão e da diversificação da produção em muitos países africanos e asiáticos, milhões de pessoas continuarão sendo devastadas por inundações, secas e outros desastres. De certa maneira, quando comparadas, as estatísticas relativas a mortalidade proporcionam uma visão mais reveladora da pobreza no Harlem que da pobreza no Bangladesh… os negros do Harlem têm menos probabilidade de atingir os 65 anos de idade que os do Bangladesh.The Economics of Life and Death
The fact that a poor country can achieve improvements in health care and life expectancy that, in many ways, rival those of wealthier nations, has tremendous policy implications. No matter how successful the expansion of production and diversification may be in many African and Asian countries, millions of people will continue to be devastated by floods, droughts and other disasters. In some ways, a more telling view of poverty in Harlem as compared with that in Bangladesh can be found in mortality statistics… black men in Harlem are less likely to reach the age of 65 than are men in Bangladesh.L’Economie de la Vie et de la Mort
Si un pays pauvre arrive à obtenir des améliorations dans le domaine de la santé et s’il atteint une meilleure expectative de vie, si sa situation dévient comparable, en plusieurs aspects, à celle des pays riches, cela comporte d’immenses implications politiques. Même si on est capable d’obtenir des succès remarquables à travers 1’expansion et la diversification de la production dans plusieurs pays africains et asiatiques, il y aura toujours des millions de morts victimés par des innondations, des secherèsses e autres désastres. D’une certaine façon, en comparant les satistiques de mortalité on obtient une vision plus révélatrice de la pauvreté de 1’Harlem que de celle du Bangladesh… Les noirs du Harlem ont moins de probabilit6 de vivre jusqui’ à 65 ans que ceux du Bangladesh. - Cortando as amarras: fragmentação e dignidade na modernidade hoje