Confira nota em solidariedade ao Cacique Luiz Katu do Povo Potiguara Katu.

O Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte manifesta sua solidariedade com o Cacique Luiz Katu do Povo Potiguara Katu que no passado 9 de maio de 2024 sofreu mais uma intimidação que coloca em risco sua integridade e sua vida. Em vídeo divulgado pelo Cacique as ameaças são relacionadas com as recentes denúncias que ele vem realizando sobre a extração ilegal de madeira no seu território.

O cacique Luiz Katu é uma das principais lideranças indígenas do estado do Rio Grande do Norte e tem se comprometido com a luta pelo território e as formas de vida dos povos indígenas. O cacique tem denunciado a retirada ilegal de madeira do território potiguara Katu, assim como a derrubada, também ilegal, de árvores de mangaba para a ampliação da área de canaviais.

O Departamento de antropologia manifesta sua indignação com o fato de que as tarefas de investigação e denuncia fiquem a cargo dos próprios indígenas, colocando sua vida em risco, e cobra do poder público tanto a proteção do cacique Luiz Katu, como a proteção do território e das comunidades indígenas.

O DAN reafirma, ainda, a importância da demarcação e titulação das terras indígenas do estado e reforça que a via privilegiada para deter os desastres ambientais é a proteção de formas de vida mais harmônicas e respeitosas com o meio ambiente. A luta pelos direitos territoriais dos povos indígenas é de todos e todas nós.

Natal, 10 de maio de 2024

Deixe um comentário