Um ano após o início da ofensiva militar do governo de Israel em Gaza, A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) se soma, uma vez mais, ao conjunto de vozes de movimentos sociais, intelectuais, artistas e Estados Nacionais na solidariedade ao povo palestino e aos esforços por um cessar-fogo.
As graves violações aos direitos humanos em território palestino são inaceitáveis e é com enorme preocupação que acompanhamos a escalada do conflito no Líbano, com inúmeras mortes de civis e com a continuada destruição da infra-estrutura básica sem a qual a vida cotidiana da população se torna insustentável e insuportável.
A criação de refugiados em massa, a exposição contínua ao risco, as múltiplas privações e a imposição de redes de vigilância e controle são estratégias de terror que atentam contra a dignidade humana e contra a soberania dos povos.
Mantemos nosso compromisso de mobilizar esforços para que nossa comunidade acadêmica se engaje ativamente nos debates sobre a região e coloque em prática ações de apoio acadêmico e humanitário aos colegas atingidos pelos conflitos. Que nossa solidariedade seja constante e concreta, reforçando nosso compromisso com os direitos humanos e com uma sociedade justa.