A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) se soma ao conjunto de vozes de movimentos sociais, intelectuais, artistas e Estados Nacionais na solidariedade ao povo palestino.
Especialmente no âmbito de nossas atividades, nos solidarizamos com professores, professoras e estudantes que tiveram suas atividades bruscamente interrompidas e seus espaços de trabalho e estudo destruídos. Seguimos mobilizando esforços para que nossa comunidade acadêmica se engaje nos debates sobre Gaza e também para que coloque em prática iniciativas de apoio acadêmico a colegas palestinos. Que nossa comunidade possa fazer da solidariedade uma prática expressa em cátedras para refugiados, em colaboração para infraestrutura de pesquisa e em tantas outras ações capazes de apoiar nossos pares.
Enquanto cientistas sociais, construímos pesquisas, reflexões e estudos que nos permitem afirmar que as graves violações aos direitos humanos que se estendem há meses em território palestino são inaceitáveis. Os esforços diplomáticos para um cessar-fogo permanente são um imperativo neste momento e os apoiamos incondicionalmente.