Por Lilia Schwarcz

Publicado originalmente em 26/02/2021

#ANPOCSVisual: Se você mora em São Paulo ainda há tempo de ver a exposição “Acontece que somos canibais” que traz as obras da fase pop do artista Glauco Rodrigues. Se você não é, vá atrás do artista e das obras presentes na exposição da galeria Bergamin & Gomide. Num momento em que grassa o obscurantismo; em que temos sido lesados por uma crise que é política, econômica, moral, cultural e da saúde; em que vamos sendo invadidos por uma patriotada fácil e que sequestrou os nossos símbolos nacionais; em que tomamos um golpe a cada dia, nada como o humor satírico e crítico do artista gaúcho que, com suas cores fortes, seus desenhos em série, seu fundo branco infinito fez política a partir da arte. Política com muita arte.

A obra de Glauco Rodrigues ficou durante longo tempo basicamente esquecida. Entretanto, nos dias hoje, nesses tempos tão distópicos em que vivemos, quando a realidade parece exagerada e surreal (mas infelizmente não é), quando a política vira espetáculo fácil de autoritarismo, onde o verde e amarelo foram sequestrados de uma parte importante da população, a ironia sutil de Glauco talvez esteja finalmente em casa e diga respeito aos tempos do agora. Esse tempo em compasso de espera e que se apresenta na forma de um presente sem futuro.

Lilia Schwarcz (@liliaschwarcz). Antropóloga, historiadora, professora da USP (@usp.oficial) e de Princeton, colunista do jornal Nexo (@nexojornal) e integrante da ANPOCS Pública.

*Este post não representa necessariamente a posição da ANPOCS.

Deixe um comentário