Por Flávia Biroli

Publicado originalmente em 07/03/2022

#Eleições2022 | O conceito de democracia é objeto de debates teóricos que explicitam concepções e genealogias distintas. Igualdade política, direito à competição e à crítica, liberdade de informação e respeito à alternância no poder em acordo com regras vigentes compõem definições que circulam no senso comum e na Ciência Política.

No terreno do liberalismo político contemporâneo, permitem traçar a fronteira entre democracia e autoritarismo. Os limites das abordagens liberais são analisados por teorias críticas participacionistas, feministas, antirracistas e marxistas, que salientam as conexões entre representação, influência e desigualdades estruturais. As relações de gênero podem ser um ponto de partida para discuti-los.

No Brasil, as mulheres conquistaram o direito ao voto há 90 anos. São mais da metade do eleitorado e 46% das pessoas filiadas a partidos políticos. Mas os obstáculos a sua participação permanecem. Remetem ao cotidiano das relações de trabalho, à reprodução de estereótipos de gênero, à falta de suporte dos partidos, à violência política.

Mulheres negras e pobres encontram barreiras adicionais para disputar espaços institucionais, permanecer neles e fazer valer suas perspectivas. A tensão entre inclusão e exclusão está também na captura das democracias por lógicas financeiras. Ela restringe direitos sociais e a capacidade do Estado para corresponder a interesses e necessidades da população.

Em conceituação recente, os processos de “desdemocratização” envolvem o enfraquecimento da democracia sem a necessidade de golpe. Para além da ascensão de lideranças de extrema-direita ou “populistas”, dirigem nosso olhar para a financeirização, as reações elitistas às pressões por inclusão, o enraizamento social do autoritarismo e a normalização das desigualdades, associadas a ressentimentos e inseguranças mobilizados pela retórica antipolítica.

Flávia Biroli. Universidade de Brasília (@unb_oficial)

*Este post não representa necessariamente a posição da ANPOCS

Deixe um comentário