Por Taísa Amendola Sanches

Publicado originalmente em 11/12/2023

#AbreAspas | Com imensa tristeza a ANPOCS se une às manifestações de pesar pelo falecimento de Angela Paiva, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio e uma das fundadoras do NIREMA – Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente. Angela graduou-se em Letras em 1972.

Em 1990, após se divorciar, saiu do Chile com três filhos e voltou ao Brasil. Reconstruiu sua vida e concluiu mestrado (1994) e doutorado (1999) em sociologia pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), onde ganhou prêmio de melhor tese. Tal mudança de vida era mencionada por Angela para encorajar pessoas à vida acadêmica. Ela se sentia imensamente realizada e grata pelo caminho que trilhava, demonstrando isso com afeto e alegria contagiantes e agregando pessoas ao seu redor. Isso se evidenciava no cotidiano de seu trabalho na PUC-Rio, onde liderava o grupo de pesquisa Direitos, Reconhecimento e Desigualdade (GEDRED) e era coordenadora na central de cooperação internacional (CCCI).

O carinho com que tratava a todos não a tornava menos criteriosa com as pesquisas que realizava ou orientava. Weberiana declarada, Angela se preocupava em compreender os sentidos das ações sociais e mantinha uma vigilância constante ao produzir conhecimento. Se questionava com frequência a respeito da validade de conceitos e argumentos e mesclava categorias na construção de análises refinadas acerca da realidade brasileira.

Durante sua vida, Angela reuniu reflexões acerca das formas persistentes das desigualdades sociais no Brasil, em especial as raciais e as educacionais, demonstrando maestria no campo de análise dos movimentos sociais.

O legado de Angela envolve, acima de tudo, sua capacidade de criar laços afetivos e intelectuais. Sua trajetória nos incentiva a praticar uma sociologia carregada de afeto e solidariedade, sem perder o rigor.

Taísa Amendola Sanches. UFRJ

*Este post não representa necessariamente a posição da ANPOCS.

Deixe um comentário