Por Daniel Rocha e Ednaldo Ribeiro
Publicado originalmente em 11/03/2024
#AbreAspas | No dia 25/02/2024, em São Paulo, ocorreu um ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O Monitor do Debate Político no Meio Digital (link para acesso nos stories), da Universidade de São Paulo (USP), estimou 185 mil manifestantes na Avenida Paulista.
A presença de tantos apoiadores não seria uma surpresa se não fossem as circunstâncias que envolvem a manifestação do dia 25/02. Em primeiro lugar, pelo desgaste político em razão da operação da Polícia Federal que investiga a tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, no episódio dos atos terroristas do 08/01/2023. Em segundo lugar, pelo depoimento marcado para o dia 22/02 no âmbito da mesma investigação, no qual Bolsonaro e aliados foram intimados pela Polícia Federal. Como explicar o alto número de manifestantes na Avenida Paulista?
O perfil sociodemográfico dos apoiadores de Bolsonaro, que se manteve ativo entre os pleitos de 2018 e 2022, revela que o bolsonarismo se constitui como uma identidade social. Outro aspecto que não pode ser negligenciado é a capacidade da direita de mobilizar recursos para dar suporte aos atos políticos nas ruas. Ainda sobre esse ponto, também vale ressaltar que são atos performáticos, com cores, fantasias, coreografias, acompanhados de um entusiasmo genuíno pela causa “Deus, Pátria, Família e Liberdade”. Neste sentido, a alta presença de apoiadores na Avenida Paulista pode significar que o bolsonarismo se consolidou como um movimento maior que a pessoa de Jair Bolsonaro e que pode impactar os resultados das próximas eleições municipais.
Daniel Rocha e Ednaldo Ribeiro. INCT
*Este post não representa necessariamente a posição da ANPOCS.