Por Ana Manoela Primo Santos Soares

Publicado originalmente em 07/10/2022

#Eleições2022 | Aldear a política. Atualmente, este tem sido um dos objetivos protagonistas no movimento indígena brasileiro e significa garantir a presença das lideranças indígenas nos espaços políticos de tomada de decisão, para a garantia da criação e efetivação de direitos que partam dos anseios e demandas das próprias comunidades originárias, historicamente vítimas do genocídio e etnocídio. Invisibilizadas e excluídas das tomadas de decisão sobre o futuro do país, território originalmente ocupado por seus ancestrais.

De acordo com mapeamento e registros realizados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), as primeiras candidaturas de indígenas no país são do ano de 1969. Porém, as mulheres originárias têm uma expressividade maior na cronologia indígena da política em 2018 com a candidatura de Sônia Guajajara a vice-presidência da república e eleição de Joenia Wapichana como a primeira indígena mulher deputada federal do país, eleita pelo estado de Roraima.

Nas eleições de 2022, foram registradas cerca de 180 candidaturas indígenas, a maioria de mulheres. Deste total 30 candidaturas foram escolhidas por organizações indígenas para representarem a Campanha Indígena e a Bancada do Cocar, sendo estas 12 candidaturas para deputados federais e 18 para deputados estaduais, representando 20 estados e 31 povos indígenas. Entre as candidaturas da Bancada do Cocar foram eleitas como deputadas federais Sônia Guajajara pelo estado de São Paulo e Célia Xacriabá pelo estado de Minas Gerais. Ambas as lideranças, importantes referências para os movimentos de mulheres indígenas.

Suas presenças no congresso significam o fortalecimento das lutas pela demarcação dos territórios e preservação da biodiversidade, assim como o fortalecimento da proteção e não violação aos corpos e conhecimentos indígenas.

Ana Manoela Primo dos Santos Soares. Doutoranda PPGSA-UFPA

*Este post não representa necessariamente a posição da ANPOCS.

Deixe um comentário